[Entrevista] Danilo Barbosa

Hoje a 1ª entrevista do blog é com o autor Danilo Barbosa, espero que gostem. :-)
1. Nome, idade, cidade natal?
Danilo Barbosa, 30 e alguns anos, original de fábrica de Ribeirão Preto, interiorrrrr de São Paulo.

2. Como surgiu seu amor por escrever?
Veio do amor pela leitura. Acho que foi um processo natural. Desde pequeno sou imerso no mundo das letras, e deixei que as ideias transbordarem... Amo muito tudo isso!

3. Quais são os temas centrais de seus livros?
Minhas histórias são voltadas para as mulheres. Este sempre foi o meu foco. Seja romance, suspense ou drama, elas tem de mostrar às leitoras que são lindas, fortes e poderosas como são, sem subterfúgios. Gosto de lembrar essa força, esse amor-próprio, sabe?

4. Ana, a personagem principal de seu livro Arma de Vingança foi escrita como forte e independente. Você se baseou em alguém?

Acho que baseei em todas as mulheres que admiro. Todas tem um pouco de Ana. Desde a mulher que briga para conquistar o seu lugar em um escritório, até aquela que luta dia a dia para cuidar dos cinco filhos em casa. Todas podem – e são – fortes, à sua maneira.

5. Arma de Vingança é um livro forte, com cenas fortes e muito sensíveis, como foi desenvolver esta trama?
Bom e ruim. Libertador e dolorido. Tinha cenas que eu vibrava, outras que precisava parar e respirar, me livrar desta sombra que me cercava. Principalmente nas partes do Ricardo. Quis construir um monstro real, que pode estar próximo de nós. E quando terminava, não me reconhecia ali. Foi uma experiência bem doida. Hoje eu o vejo como parte de mim, como tudo aquilo que eu luto para nunca ser.
6. Você tem alguma regra no processo de escrita?
Só de deixar o personagem se manifestar e deixa-lo conduzir. Não tenho regra ou horário, me deixo levar. E quando começo, nada me tira do foco.

7. Seu conto 'Três formas de amor' é um verdadeiro sucesso no meio literário, quando pretende colocá- lo para físico?
Quero transforma-lo em um livro #TodosVibram. Logo começo o 
processo...

8. Nós sabemos que editoras tem problemas, assim como é burocrático e difícil para um autor conseguir lançar seu livro. Conte- nos um pouco sobre o mercado editorial brasileiro.
Nós temos um mercado ainda em construção. Iniciante, se compararmos com o americano. Ainda não valorizamos o que é nosso, como eles fazem por lá, o que é triste. Mas espero que em épocas de crise econômica, como a que vivemos atualmente, esse quadro mude. Afinal, publicar nacionais requer custos menores de publicação. Acho que temos de criar a nossa própria identidade literária, e não nos apoiarmos somente no que é sucesso lá fora. Basta darmos o primeiro passo.

9. Se você pudesse se mudar hoje para qualquer lugar no mundo, para onde iria?
Um lugar que pudesse viver apenas de escrita. Um visual inspirador, talvez uma praia de cenário. Acho que todos os lugares tem a sua beleza, basta ver pelo ângulo certo.

10. Quais suas referências literárias?
Varia, eu sempre leio de tudo. Tive os maiores insights lendo os mais diversos livros. Tudo pode se tornar referência para mim.

11. Você tem alguma playlist para escrever?
Não... Alguns momentos de certos livros pedem músicas. Arma pediu Legião Urbana, o novo (que sairá em breve ), foi com Florence and the Machine e Lana Del Rey. Varia muito...

12. Descreva 5 coisas que você adora fazer e o motivo.
Ler, conviver com as pessoas, abraçar, cantar e ver filmes e séries.

13. Deixe um recadinho para os leitores do Reino Literário Br.

Só quero agradecer pelo carinho a cada um que passa por aqui e divide um pouco do seu tempo conosco. Sou fã de vocês... Afinal, o que seríamos de nós, autores, sem vocês? É uma honra fazer parte da vida de cada um. Amo vocês!

Fiquei super agradecida por pode compartilhar com vocês um pouco da história deste autor maravilhoso.
Espero que tenham gostado. Beijos.

3 comentários:

  1. Oie, parabéns pela entrevista!
    Gostei muito da temática dos livros do Danilo.
    Gosto das reflexões sobre a dificuldade de se manter enquanto autor em nosso país, ja escrevi um artigo sobre isso e assim que for publicado te aviso.

    Beijokas!!!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir