14 anos que Harry Potter e a Pedra Filosofal estreou




1. Apesar da voz de Daniel Radcliffe ter falhado durante as filmagens, ele fala todas as falas no filme. As cenas foram filmadas em ordem e sua voz muda gradativamente ao desenrolar do filme. Portanto foi um erro de um tablóide londrino que tinha divulgado que um outro ator mirim tinha dublado a voz de Radcliffe.

2. Aconteceu uma grande manifestação popular em Gloucester na Inglaterra quando foi anunciado que a Catedral local seria usada para algumas cenas de Hogwarts. Protestos foram escritos para todos os jornais locais, alegando que era uma blasfêmia e prometeram impedir o acesso da equipe do filme. No final, apenas um protestante apareceu, vestido de queijo suiço. As filmagens ocorreram sem maiores problemas.

3. O filme é conhecido como “Harry Potter e a Pedra Filosofal” em todo o mundo menos nos Estados Unidos, que é conhecido como “Harry Potter e a Pedra Feiticeira”. Portanto toda cena em que a pedra filosofal era mencionada foi filmada duas vezes, uma vez como “philosopher” e outra como “sorcerer”.

4. O filme bateu o recorde nos Estados Unidos como o que estreou em o maior número de cinemas na história.
5. Richard Harris só aceitou o papel de Albus Dumbledore depois que sua neta de onze anos de idade ameaçou nunca mais falar com ele e desligando o telefone na sua cara antes mesmo que ele pudesse responder.

6. Segundo os livros, o aniversário de Harry Potter é tido como em algum dia de julho. Para efeito publicitário, foi anunciado que a autora J. K. Rowling e os atores Daniel Radcliffe e Richard Griffins faziam aniversário no mesmo dia 31 de julho, supostamente o mesmo de Harry Potter. Depois porém foi revelado que Radcliffe faz aniversário mesmo em 23 de julho. O estúdio declarou que foi apenas uma falha e não uma tentativa de sensacionalismo nas coincidências.

7. A autora J. K. Rowling insistiu que todo elenco fosse britânico. Porém existe uma pequena exceção. Verne Troyer nasceu em Michigan nos Estados Unidos e faz o papel de Griphook, o segundo Goblin no Banco de Gringots.

8. No troféu que tem o nome do pai de Harry existem inscrições adicionais de M. McGonagall e R. J. H. King.

9. Em um dado momento, quando Harry, Ron e Hermione estão indo encontrar Hagrid e ele está tocando flauta, a música que ele está tocando é a trilha sonora de Harry Potter.

10. A Reuters anunciou em 9 de julho de 2001 que um alto escalão na Associação Inglesa de Bruxos estava aborrecido com a decisão do estúdio de ter os atores voando com as vassouras ao contrário, ou seja, com os lado da escova atrás da pessoa. Kevin Carlyon alega que nos séc. 16 e 17 desenhos mostram que as vassouras eram utilizadas com a escova para frente. Carlyon jogou um feitiço contra a Warner Bros. de que o filme não iria bem até que eles consertassem seu erro.

11. Dentre os quadros na escada, pode-se claramente ver uma pintura de Anne Boleyn, a segunda esposa do rei Herry VIII e mãe da rainha Elizabeth I. Anne Boleyn foi popularmente conhecida por ser um bruxa.

12. O cargo de diretor foi oferecido a Steven Spielberg, mas depois recusado. Ele teve desavenças com a escritora J. K. Rowling quanto ao elenco inteiramente inglês. Ele queria que Haley Joey Osment fizesse o papel de Harry Potter.

13. Existe uma inscrição no espelho de Osjed que diz: “Erised stra ehru oyt ube cafru oyt on wohsi”. Lendo a inscrisão de trás para frente: “I show not your face but your heart´s desire” (Eu não mostro sua face mas o desejo de seu coração).

14. A cabana usada durante as filmagens como a cabana de Hagrid foi demolida em caso de alguns fãs do filme quisessem abordá-la.

15. A cena da plataforma 9 3/4 foi filmada em King Cross, mas nas plataforma 4 e 5.


Mais algumas curiosidades:

Procurando o diretor
Antes da definição de Chris Columbus como o diretor de Harry Potter e a Pedra Filosofal vários diretores de renome manifestaram interesse em dirigir este filme, como Steven SpielbergRob ReinerTerry Gilliam e Jonathan Demme.

Harry Potter

A escolha do ator que interpretaria Harry Potter nos cinemas foi uma tarefa árdua para os produtores do filme. Mais de 60 mil crianças chegaram a ser entrevistadas para o papel antes da escolha de Daniel Radcliffe como intérprete do personagem.

Ficou de fora

O ator Tim Roth chegou a ser contactado pelos produtores de Harry Potter e a Pedra Filosofal para interpretar o Prof. Snape, mas terminou recusando o convite.

Sucesso de bilheteria

Nos Estados Unidos, Harry Potter e a Pedra Filosofal bateu o recorde de melhor estreia em um final de semana da história, faturando nos cinemas a quantia de US$ 93,5 milhões em apenas 3 dias de exibição.

No Brasil, Harry Potter e a Pedra Filosofal bateu o recorde de melhor estreia em um final de semana da história, levando aos cinemas 796.587 espectadores.

Prêmios

OSCAR
2002
Indicações
Melhor Direção de Arte
Melhor Figurino
Melhor Trilha Sonora

BAFTA
2002
Indicações
Melhor Filme Britânico
Melhor Ator Coadjuvante - Robbie Coltrane
Melhor Figurino
Melhor Maquiagem
Melhor Cenografia
Melhor Som
Melhores Efeitos Especiais

MTV MOVIE AWARDS
2002
Indicação
Melhor Revelação Masculina - Daniel Radcliffe


Beijo de uma louca por HP.

4 comentários:

  1. Muito bom esse post!
    Várias curiosidades que não sabia, cresci assistindo Harry Potter e amo tudo relacionado a série!
    Beijos!

    Www.meninasnaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sabrina muita coisa eu também não sabia. Rs
    Fico feliz que tenha gostado.

    ResponderExcluir
  3. Sabrina muita coisa eu também não sabia. Rs
    Fico feliz que tenha gostado.

    ResponderExcluir
  4. Sabrina muita coisa eu também não sabia. Rs
    Fico feliz que tenha gostado.

    ResponderExcluir