[News]Viva Mauricio abre as portas para pessoas com deficiência em horário expandido

 


Viva Mauricio abre as portas para pessoas com deficiência em horário expandido
Iniciativa é bem recebida nas redes sociais e se repete na última terça do mês (27)


Mauricio de Sousa é pioneiro na inclusão de personagens com deficiência nas histórias em quadrinhos voltadas para o público infanto-juvenil. A exposição "Viva Mauricio - Mauricio de Sousa, a experiência imersiva", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro até abril, teve no seu desenvolvimento atenção específica com recursos de acessibilidade, reforçada pela atuação continuada da equipe do CCBB na recepção e acolhimento do público com deficiência e neurodiversidade. Todo domingo, das 8h às 9h, o prédio já abre suas portas exclusivamente para neurodiversos e acompanhantes, e a exposição conta com presença de psicopedagoga durante todo o funcionamento.

Mas não era suficiente. Percebendo a demanda dos visitantes, que lotaram as salas nas últimas semanas - foi uma média de 13 mil visitantes por dia na primeira semana de janeiro - o CCBB decidiu ampliar o horário de acesso para pessoas com deficiência em duas terças-feiras, 13 e 27 de janeiro, dias em que habitualmente fecha para manutenção. "A inclusão para nós não é uma cortesia, é um dever. A acessibilidade e a diversidade estão no dia a dia das nossas equipes e na atuação do Centro Cultural Banco do Brasil como um todo, é um trabalho que precisa ser reforçado no cotidiano. Acreditamos que, para conectar o brasileiro com a cultura, precisamos respeitar as pessoas em suas diferenças, dando oportunidade e acesso equitativo e não excludente", afirma Sueli Voltarelli, Gerente Geral do CCBB Rio.

A divulgação nas redes sociais (@ccbbrj) teve grande engajamento: o post teve mais de 3200 interações organicamente e foi compartilhado por mais de 600 perfis, atingindo aproximadamente 105 mil visualizações. No primeiro dia, mais de 350 visitantes puderam visitar a exposição com atendimento inclusivo e acompanhamento psicopedagógico, e o retorno já pode ser visto na própria postagem.



Na terça-feira, 27 de janeiro, o CCBB Rio volta a abrir das 15h às 19h para pessoas com deficiência e suas famílias. Para acessar não é necessário retirar ingresso e cada PCD pode estar acompanhada de até 3 familiares. A entrada é pela portaria situada na fachada Presidente Vargas (em frente ao estacionamento), mediante apresentação de documento de identificação e comprovação da condição.

A mostra tem apresentação do Ministério da Cultura e da BB Asset, e patrocínio da BB Asset e da BB Consórcios por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais. A realização é da MSP Estúdios, do CCBB e do Governo do Brasil.

Sobre o CCBB Rio    
  
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: para tudo que você imaginar. 
 
Centro Cultural Banco do Brasil   
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)   
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br    
Mais informações em bb.com.br/cultura 
Siga o CCBB nas redes sociais: 
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças). 

Horários especiais "Viva Maurício":

Sextas e sábados de janeiro/26, das 8h30 às 20h30.

Terça-feira, 27 de janeiro: acesso para pessoas com deficiência, das 15h às 19h.


ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017). 

Nenhum comentário