[Filmes] Rosebush Pruning, de Karim Aïnouz, é selecionado para a mostra competitiva do Festival de Berlim

 

Da esq. para a dir.: Elle Fanning, Jamie Bell, Callum Turner,

Lukas Gage (em pé), Riley Keough e Tracy Letts (sentados)


20 de janeiro de 2026 – ROSEBUSH PRUNING, o mais recente longa-metragem de Karim Aïnouz (Madame Satã, Motel Destino, O Jogo da Rainha, A Vida Invisível), foi selecionado para a competição da 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim. A colaboração de Aïnouz com a MUBI, The Match Factory, Kavac Film, The Apartment (uma empresa da Fremantle), SurFilm, Crybaby e Gold Rush Pictures resulta em mais um projeto internacional do diretor. No elenco, estão Callum Turner (Mestres do Ar, Remando para o Ouro), Riley Keough (Daisy Jones & The Six, Zola), Jamie Bell (Todos Nós Desconhecidos, Rocketman), Lukas Gage (The White Lotus, Euphoria) e Elena Anaya (A Pele Que Habito, MotherFatherSon), além de Tracy Letts (Lady Bird: A Hora de Voar, Ford vs Ferrari), Elle Fanning (Valor Sentimental, Um Completo Desconhecido) e Pamela Anderson (The Last Showgirl, Corra Que a Polícia Vem Aí!).

“Estou feliz da vida de voltar ao Festival de Berlim, um festival visionário. O último filme meu que esteve em competição aqui foi o Praia do Futuro, em 2014. É uma honra poder estrear novamente aqui. Além de ser realizado na cidade onde eu vivo, é um festival que aposta em um cinema de inovação, de invenção.  É uma vitrine perfeita para este filme, que investe num afiado senso de humor, que é marcado pela transgressão e ousadia, valores que são sinônimos do próprio Festival e da cidade de Berlim. Estar ao lado dos filmes selecionados me deixa profundamente lisonjeado”, celebra Aïnouz.

A produção é assinada por Viola Fügen e Michael Weber (The Match Factory, Alemanha), responsável também pelas vendas internacionais, Simone Gattoni (Kavac Film, Itália), Annamaria Morelli (The Apartment, Itália, uma empresa da Fremantle) e Vladimir Zemtsov (Gold Rush Pictures, Reino Unido). A coprodução fica a cargo de Andreas Wentz e Juan Cano “Nono” (SurFilm, Espanha) e Rachel Dargavel (Crybaby, Reino Unido).

ROSEBUSH PRUNING é uma ousada sátira contemporânea sobre as contradições da família tradicional. Ambientado em uma mansão na Catalunha, o filme acompanha uma família americana privilegiada e excêntrica, envolta em conflitos absurdos. Os irmãos Jack, Ed, Anna e Robert vivem isolados do mundo, usufruindo da fortuna que herdaram. Enquanto isso ignoram as demandas do pai cego e buscam amor e acolhimento uns nos outros, vivendo às voltas com as mais recentes roupas de grife. Quando Jack, o irmão mais velho e eixo central da família, anuncia que vai abandonar o pai e os irmãos para morar com a namorada Martha, os laços de sangue implodem. Ed começa a descobrir a verdade por trás da misteriosa morte da mãe. Mentiras começam a vir à tona, a família passa a se desintegrar brutalmente e os irmãos entram uma espiral de violência.

A MUBI financiou a produção ao lado da The Apartment (uma empresa da Fremantle), Gold Rush Pictures, com a Produtora Executiva Lota Dascioraite, Mitch Oliver e Catherine Boily (Metafilms), Kateryna Merkt, Matthew E. Chausse e Pietro Caracciolo pela SCoT(T), Lorenza Veronica pela In Bloom, Alessandro del Vignia, Guilherme Cezar Coelho e Fernando Loureiro pela Inflamável, além de Gabriel Amaral e Morwin Schmookler. O filme também recebeu apoio do Incentivo Fiscal Espanhol, do German Federal Film Board, da Film- und Medienstiftung NRW, do Medienboard e do UK Global Screen Fund, financiado pelo Departamento de Cultura, Mídia e Esporte do Governo do Reino Unido e administrado pelo BFI.

Com roteiro de Efthimis Filippou, indicado ao Oscar® por O Lagosta, além de também ter escrito Tipos de Gentileza e O Sacrifício do Cervo Sagrado, entre outros, o longa-metragem reúne uma equipe criativa de prestígio. Entre os profissionais envolvidos estão a maquiadora Barbara Kreuzer (Terra de Minas, O Homem Ideal), a figurinista indicada ao Oscar® Bina Daigeler (Tár, Mother Mary), o diretor de arte Rodrigo Martirena (A Vida Invisível, Sentença) e os montadores Heike Parplies (A Vida Invisível, O Jogo da Rainha), David Jancso (O Brutalista, Fúria Primitiva) e Ilka Janka Nagy (O Brutalista, Fúria Primitiva). Após múltiplas colaborações com Karim Aïnouz, a direção de fotografia fica novamente a cargo de Hélène Louvart (A Vida Invisível, O Jogo da Rainha, Motel Destino).

A MUBI detém os direitos de ROSEBUSH PRUNING no Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, América Latina, Benelux, Turquia, Chipre (apenas falantes de turco), Índia e territórios do Sul da Ásia.


SOBRE KARIM AÏNOUZ

Karim Aïnouz é um diretor, roteirista e artista visual premiado. Filho de mãe brasileira e pai argelino, Aïnouz estreou como diretor de longa-metragem com Madame Satã (Cannes, Un Certain Regard, 2002). Entre outros trabalhos estão Nardjes A. (Berlim, Panorama, 2020), THF: Aeroporto Central (Prêmio Anistia de Berlim, 2018), Praia do Futuro (Competição de Berlim, 2014), O Abismo Prateado (Quinzena dos Realizadores de Cannes, 2011) e O Céu de Suely (Horizontes de Veneza, 2006). Em 2008, Aïnouz codirigiu com Sérgio Machado a série de TV Alice para a HBO Latin America. Seu longa-metragem mais recente, Motel Destino, estreou na Competição de Cannes em 2024, após os filmes O Jogo da Rainha, Competição de Cannes 2023, e A Vida Invisível, que estreou na mostra Un Certain Regard de Cannes em maio de 2019, onde recebeu o prêmio principal e mais de 50 prêmios em todo o mundo.


SOBRE A MUBI

A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a celebrar o melhor do cinema. A MUBI produz, seleciona, adquire e promove filmes visionários, levando-os a diferentes públicos em todo o mundo.

MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de cineastas visionários. De icônicos diretores a novos autores. Todos cuidadosamente escolhidos a dedo pelos curadores da MUBI. Com MUBI GO, membros em países selecionados ganham um ingresso grátis toda semana para ver os melhores filmes em exibição nos cinemas. E a Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.

Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem A Substância, de Coralie Fargeat, Priscilla, de Sofia Coppola, Passagens, de Ira Sachs, Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar, How to Have Sex, de Molly Manning Walker, Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, Ascensão e Queda - John Galliano, documentário de Kevin Macdonald, Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno, Os Colonos, de Felipe Gálvez, Aftersun, de Charlotte Wells, e Close, de Lukas Dhont.

As produções MUBI incluem The Mastermind de Kelly Reichardt, estrelando Josh O’Connor, Acabe com Eles, de Christopher Andrews, estrelando Christopher Abbott e Barry Keoghan; Witches, de Elizabeth Sankey, Gasoline Rainbow, de Bill Ross IV e Turner Ross; e My First Film, de Zia Anger, estrelando Odessa Young e Devon Ross.

As coproduções da MUBI incluem o próximo filme de Mia Hansen-Løve If Love Should Die, Rosebushpruning, de Karim Aïnouz, estrelando Callum Turner, Riley Keough, Jamie Bell, Lukas Gage, Elena Anaya, Tracy Letts, Elle Fanning e Pamela Anderson, o filme de Jim Jarmusch, Father Mother Sister Brother, estrelando Adam Driver, Mayim Bialik, Tom Waits, Charlotte Rampling, Cate Blanchett, Vicky Krieps, Indya Moore e Luka Sabba, Memory de Michel Franco, e Uma Bela Manhã, de Mia Hansen-Løve.

Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo, com membros em 190 países. A MUBI tem sede em Londres, com 14 escritórios ao redor do mundo e mais de 400 colaboradores. MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022, e uma participação majoritária na principal distribuidora de filmes do Benelux, Cinéart, em fevereiro de 2024.

Os planos de assinatura custam R$ 34,90 por mês ou R$ 298,80 a anuidade. A MUBI está disponível no navegador web, nas plataformas Roku, Apple Vision Pro, Amazon Fire TV e Apple TV, em aparelhos Smart TVs LG e Samsung, assim como em dispositivos móveis incluindo iPad, iPhone e Android, e também no Prime Video Channels.



SOBRE A THE APARTMENT

A The Apartment é uma empresa fundada em 2020 dentro do grupo Fremantle. A companhia se concentra na criação e no desenvolvimento de séries de TV e longas-metragens de alcance global, investindo na aquisição de propriedades intelectuais (IP), em acordos exclusivos com talentos e roteiristas de nível internacional.

Entre outros projetos, a The Apartment produziu o filme indicado ao Oscar® A Mão de Deus, de Paolo Sorrentino, Priscilla, de Sofia Coppola, Noite Exterior, de Marco Bellocchio, Até os Ossos, de Luca Guadagnino, Parthenope – Os Amores de Nápoles, de Paolo Sorrentino, Maria, de Pablo Larraín, Queer, de Luca Guadagnino, La Grazia, de Paolo Sorrentino e, em parceria com a Wildside, séries aclamadas como The New Pope, de Paolo Sorrentino, A Amiga Genial, de Saverio Costanzo, e We Are Who We Are, de Luca Guadagnino.


SOBRE A GOLD RUSH PICTURES

A Gold Rush Pictures (GRP) é uma produtora independente internacional e financiadora fundada em 2021 por Vladimir Zemtsov, com foco em narrativas ambiciosas, autorais e de alcance global. A GRP financiou e apoiou uma série de filmes reconhecidos internacionalmente, incluindo Clube Zero, de Jessica Hausner (Competição de Cannes 2023), Um Filme Inacabado, de Lou Ye (Cannes 2024), e Glenrothan, estreia na direção de Brian Cox (TIFF).

A empresa mantém uma colaboração criativa contínua com Tom Tykwer e a X Filme Creative Pool, incluindo envolvimento em A Luz, filme de abertura da Berlinale 2025. A GRP é coprodutora de Disappearance, de Kirill Serebrennikov, que estreou em Cannes em 2025, e produtora principal de The Idiots, de Małgorzata Szumowska e Michał Englert, atualmente em pós-produção. A GRP também financiou o desenvolvimento do próximo filme de Ruben Östlund, The Entertainment System Is Down.



SOBRE A SCoT(T)

A SCoT(T) foi fundada em 2025 e atualmente desenvolve uma combinação de projetos de prestígio e comerciais para o mercado global de conteúdo, a partir de sua sede em Paris.





Nenhum comentário