[Cinema] CONFIRA O TRAILER OFICIAL DE “COLEGAS E O HERDEIRO”, SEQUÊNCIA DO PREMIADO LONGA-METRAGEM DE 2012
Trailer:
O filme dá continuidade à jornada iniciada no original “Colegas” (2012), obra que se tornou um marco no cinema inclusivo mundial. O primeiro longa conquistou crítica e público, consagrando-se em festivais de cinema, como o de Gramado, onde levou o Kikito de Ouro de Melhor Filme.
Na nova trama de “Colegas e o Herdeiro”, um grupo de colegas foge do instituto em uma ousada viagem clandestina para reencontrar o amigo Stallone, que vive no Uruguai em meio a uma disputa pela herança de um hotel. A bordo de um avião de carga rumo a Punta del Este, o que deveria ser apenas uma visita transforma-se em uma perigosa aventura quando cruzam o caminho de contrabandistas de pedras preciosas.
Mantendo o DNA de inclusão e representatividade, “Colegas e o Herdeiro” amplia o escopo com um elenco formado por dezenas de atores com síndrome de Down, autismo, síndrome de Williams e outras deficiências intelectuais. O filme reforça a missão de dar protagonismo e visibilidade a esses talentos em uma produção de alto nível técnico e artístico.
Sob a direção e roteiro de Marcelo Galvão, o filme conta com um elenco principal estelar, incluindo Ariel Goldenberg, Breno Viola, Rita Pokk, João Vitor de Paiva Bittencourt, Deto Montenegro, Luiza Godoi, Fafy Siqueira, entre outros. A produção também presta homenagem à atriz Amélia Bittencourt e a Marçal Souza (“Colegas”, “O Matador”, “Pixote: A Lei do Mais Fraco”, “O Beijo da Mulher Aranha”), produtor executivo deficiente visual que faleceu um pouco antes das filmagens.
A produção é assinada por Rafael Yoshida e Marcelo Galvão, com coprodução da Globo Filmes e distribuição da H2O Films. A direção de fotografia fica a cargo de Rodrigo Tavares (AIP) e Eduardo Makino, com direção de arte de Zenor Ribas e música original de Ed Côrtes.
Em julho deste ano, “Colegas e o Herdeiro” teve sua estreia internacional na Rússia durante o Zerkalo International Film Festival na cidade de Ivanovo. Já em outubro, o filme estreou nos Estados Unidos no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), vencendo o Prêmio Especial do Júri. Também no mesmo mês, o filme marcou presença no LABRFF-Orlando (onde venceu o prêmio de Melhor Fotografia) e foi selecionado para a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A estreia nos cinemas de “Colegas e o Herdeiro” acontece no dia 12 de março de 2026.
ELENCO
Amélia Bittencourt (In memoriam)
Ariel Goldenberg
Breno Viola
Cristiano Lourenço
Deto Montenegro
Gabriel D Lazzari
Henrique Fernandes
João Vitor de Paiva Bittencourt
Luiza Godoi
Marcelo Naz
Marcos Contreras
Phil Miler
Rafaela Fontanetti
Rita Pokk
Participação Especial: Fafy Siqueira
FICHA TÉCNICA
Produção: Rafael Yoshida e Marcelo Galvão
Produtora Associada: Aleksandra Zakartchouk
Produção Executiva de Desenvolvimento: Cláudia da Natividade e Mario Peixoto
Diretora de Produção: Taty Behar
Produção de Elenco: Neusa Romano e Andreia Cosenza
Figurino: Carol Scortegagna
Maquiagem: Val Oliveira
Direção de Arte: Zenor Ribas
Direção de Fotografia: Rodrigo Tavares, AIP e Eduardo Makino
Som Direto: Gabriela Bervian
Desenho de Som e Mixagem: Pedro Lima
Música Original: Ed Côrtes
Montagem: Marcelo Galvão
Produção Executiva: Marçal Souza e Rafael Yoshida
Direção e Roteiro: Marcelo Galvão
Distribuição: H2O Films
Uma Produção Gatacine em Coprodução com Globo Filmes
MARCELO GALVÃO | Diretor
Marcelo Galvão (1973) é cineasta, roteirista e produtor nascido no Rio de Janeiro e fundador da produtora Gatacine. Graduado em Publicidade pela FAAP e com estudos na New York Film Academy, iniciou a carreira em agências de publicidade antes de ingressar no setor cinematográfico. Dirigiu longas-metragens como "Quarta B" (2005), eleito Melhor Filme Brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e "Colegas" (2012), obra que recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado. Sua filmografia inclui "A Despedida" (2014), pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Diretor também no Festival de Gramado, "O Matador" (2017), o primeiro filme original brasileiro distribuído pela Netflix, e a sequência de “Colegas”, "Colegas e o Herdeiro".
H2O FILMS | Distribuidora
Fundada em 2012, a H2O Films é uma distribuidora brasileira que já lançou mais de 80 títulos de gêneros que vão do documentário musical às comédias populares, passando por filmes de família e de arte. Entre eles estão: “Cássia Eller”, de Paulo Henrique Fontenelle, um dos documentários mais bem-sucedidos de mercado e de crítica; “Vai Que Cola - O Filme”, a maior bilheteria de abertura nacional de 2015 com mais de 3,2 milhões de espectadores; a franquia protagonizada por Marcus Majella, “Um Tio Quase Perfeito” e “Um Tio Quase Perfeito 2”; o show “Roberto Carlos em Jerusalém 3D” que fez mais de 70 mil de público; o último filme do mestre Cacá Diegues, “O Grande Circo Místico”, indicado pelo Brasil a concorrer a uma vaga ao Oscar em 2019. Outros títulos de destaque são “Pérola”, de Murilo Benício; “Ó Paí, Ó 2", com Lázaro Ramos e grande elenco; “Virgínia e Adelaide”, de Jorge Furtado e Yasmim Thayná; “Aumenta que é rock'n'roll", de Tomás Portella, que foi o grande vencedor da 27ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, conquistando o Troféu Jangada de Melhor Filme e o Prêmio do Júri Jovem. Já o “O Auto da Compadecida 2”, de Flávia Lacerda e Guel Arraes, se consagrou como a maior estreia de um filme brasileiro em 2024 e levou mais de 4,3 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros.
GLOBO FILMES | Coprodutora
Há mais de 25 anos, a Globo Filmes constroi parcerias que impulsionam o audiovisual brasileiro, levando grandes histórias nacionais ao público de todas as gerações. Desde 1998, atua como a maior coprodutora e uma das principais investidoras do cinema nacional, com mais de 560 títulos lançados e mais de 270 milhões de espectadores acumulados nas salas de cinema.
O portfólio da Globo Filmes reúne produções que marcaram o cinema brasileiro. Entre os sucessos de público estão “Minha Mãe é uma Peça 3” e “Tropa de Elite 2”, ambos com mais de 11 milhões de espectadores, e grandes bilheterias recentes como “Minha Irmã e Eu”, “Os Farofeiros 2” e “Vitória”. A trajetória inclui ainda obras aclamadas pela crítica dentro e fora do país, como “2 Filhos de Francisco”, “Carandiru”, “Cidade de Deus” (quatro indicações ao Oscar) e “Bacurau” (Prêmio do Júri em Cannes). Mais recentemente, títulos como “O Último Azul” (vencedor do Urso de Prata na Berlinale) e “Manas” (GDA Director’s Award no Festival de Veneza) reforçam a diversidade e a potência das narrativas nacionais.
A Globo Filmes segue acreditando na força das salas de cinema e no impacto das boas histórias. Com foco na qualidade artística e na pluralidade de conteúdos, leva ao público o melhor do cinema brasileiro nos mais variados gêneros.
GATACINE | Produtora
É uma produtora audiovisual fundada em 2001 pelo cineasta Marcelo Galvão, com mais de 100 prêmios conquistados em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Reconhecida por projetos com impacto social, já produziu diversos longas-metragens, entre eles "Colegas", "A Despedida", "O Matador" e "Quarta B".



Nenhum comentário