[Filmes] O ÚLTIMO EPISÓDIO RELEMBRA A INFÂNCIA DO CINEASTA MAURILIO MARTINS NO LAGUNA, ONDE VIVE ATÉ HOJE
O ÚLTIMO EPISÓDIO é mais uma obra da produtora de cinema Filmes de Plástico que se passa na região metropolitana da capital mineira. Dessa vez, ambientado no ano de 1991, o longa é um projeto inspirado nas lembranças de seu diretor, Maurilio Martins, no Jardim Laguna,bairro localizado na periferia de Contagem, onde o cineasta nasceu, cresceu e mora até hoje.
Através da visão de três adolescentes, a trama aborda o amadurecimento e dialoga com influências do cinema que foram fundamentais para a trajetória de Maurilio, como ‘Clube dos Cinco’, ‘Conta Comigo’ e a série ‘Anos Incríveis’.
O ÚLTIMO EPISÓDIO acompanha Erik, um garoto de 13 anos, que tem uma paixão platônica por Sheila e, para se aproximar dela, diz ter em casa uma fita com o lendário “último episódio” do desenho Caverna do Dragão. Com a ajuda de seus amigos, busca uma saída para a enrascada em que se meteu, vivendo uma intensa história de amadurecimento.
Tendo crescido neste bairro periférico da região de Contagem, Maurilio Martins diz: “O ÚLTIMO EPISÓDIO é uma carta de amor a um período fundamental da minha vida e formação humana. Foi por meio das decepções amorosas, das amizades intensas, dos desafios familiares e das aventuras vividas nas ruas que comecei a compreender a complexidade do mundo ainda na adolescência. Trata-se de um filme sobre Erik, Cristão e Cassinho, mas também sobre o que é estar vivo e sobre o que é crescer e viver na periferia”.
Tentando manter muitas recordações de sua infância, Maurilio relembra trechos do filme que realmente aconteceram, como quando sua professora pegou sua revista com a letra de ‘Losing My Religion’, da banda R.E.M. Além disso, para criar um ambiente dos anos 1990, ele relembra que “A casa onde o Erik mora fica em frente à minha casa. Por coincidência, é uma casa que, desde a primeira versão do roteiro, eu sempre quis que fosse ali que o filme fosse filmado”.
Embora o bairro exista até hoje, a produção enfrentou dificuldades para recriar algumas locações por conta de reformas e modernização das casas no Laguna. Como Maurilio relembra, “Na periferia, existe algo que funciona como um sinal de obtenção de uma vida melhor. Um indicativo muito forte de que sua vida está melhorando é quando você consegue reformar a sua casa, derrubar e construir outra, trocar o muro, trocar o passeio. Essa reforma é muito constante em regiões periféricas”. Então, para driblar este problema, a produção de O ÚLTIMO EPISÓDIO teve que reconstruir ao máximo, dentro do que foi possível o bairro Laguna dos anos 80.
O ÚLTIMO EPISÓDIO, mais do que mais um filme, é a memória de um tempo que já aconteceu e não volta mais. O filme é uma potente mensagem de como um bairro tem tanta importância para seus moradores e como molda suas vivências. Se Maurilio não tivesse crescido no Laguna, não haveria o filme, o que faz com que o bairro se torne personagem fundamental na trama.
O ÚLTIMO EPISÓDIO chega aos cinemas a partir do dia 9 de outubro e conta com distribuição conjunta da Malute com a Embaúba Filmes.
SINOPSE
Erik, um garoto de 13 anos, tem uma paixão platônica por Sheila e, para se aproximar dela, diz ter em casa uma fita com o lendário “último episódio” do desenho Caverna do Dragão. Com a ajuda de seus amigos, busca uma saída para a enrascada em que se meteu, vivendo uma intensa história de amadurecimento.
O DIRETOR
Maurilio Martins é nascido, criado e ainda morador do bairro Laguna, na periferia de Contagem, em Minas Gerais. Junto a André Novais Oliveira, Gabriel Martins e Thiago Macêdo Correia, é um dos sócios-fundadores da Filmes de Plástico, produtora que se consolidou como uma das referências do cinema brasileiro contemporâneo.
Diretor, roteirista e produtor, Maurilio é formado em Cinema e Audiovisual e estreou na direção com o curta-metragem “Contagem” (codirigido com Gabriel Martins), recebendo o prêmio de Melhor Direção no Festival de Brasília. Maurilio dirigiu ainda os curtas “Quinze” (Melhor Filme no Janela Internacional de Cinema de Recife) e "Constelações”. Fez sua estreia em longas dirigindo, ao lado de Gabriel Martins, o elogiado “No Coração do Mundo” (2019), exibido na competição da Tiger do Festival de Roterdã e considerado um dos melhores filmes daquele ano segundo a Abraccine. Maurílio também criou, roteirizou e fez a direção-geral da série “Americana”, da Disney+, que encontra-se em processo de finalização e dois episódios de “O Natal dos Silva”, série da Filmes de Plástico criada por Gabriel Martins e cuja estreia será em dezembro deste ano.
ELENCO
Matheus Sampaio ............... Erik
Daniel Victor ............... Cassinho
Tatiana Costa ............... Cristiane/Cristão
Camila Morena ............... Milene
Rejane Faria ............... Dona Judite
Maria Leite ............... Margarete
Gabriel Martins ............... Professor Juarez
André Novais Oliveira ............... Marcos
Babí Amaral ............... Diretora Simone
Daniel Jaber ............... Vilmar
Leonardo De Jesus ............... Zena
Robert Frank ............... Mauro
Eid Ribeiro ............... Seu Raimundo
Lara Silva ............... Sheila
Lois Martins ............... Cassiane
Leo Pyrata ............... Tucão
Matheus Ferreira ............... Erik Criança
FICHA TÉCNICA
Direção: Maurilio Martins
Roteiro: Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia
Produção: Maurilio Martins, Thiago Macêdo Correia, André Novais Oliveira e Gabriel Martins
Produção Executiva: Thiago Macêdo Correia
Fotografia: Leonardo Feliciano
Montagem: Gabriel Martins, Marco Antônio Pereira e Yasmin Guimarães
Direção de Arte: Mariana Souto
Figurino: Caroleta Maurício
Caracterização: Marina Sandin
Música: John Ulhoa e Richard Neves
Animações: Wesley Rodrigues
Créditos Iniciais: Froiid
Som Direto: Gustavo Fioravante
Desenho de Som e Mixagem: Tiago Bello
Efeitos Visuais: Zenner Henriques
Direção de Produção: Luna Gomides
Produtora: Filmes de Plástico
Coprodução: Canal Brasil, Cine Film
Estúdio de Finalização: Quanta
Distribuição no Brasil: Malute Filmes e Embaúba Filmes
Ano e país de produção: Brasil, 2025
Duração: 112 min
Classificação indicativa: 12 anos
SOBRE A FILMES DE PLÁSTICO
Criada em 2009, a Filmes de Plástico é uma produtora mineira de Contagem, formada pelos diretores André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e pelo produtor Thiago Macêdo Correia. Seus filmes já foram selecionados em mais de 300 festivais no Brasil e no mundo, como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, Festival de Cinema de Locarno, Rotterdam, FID Marseille, Indie Lisboa, BAFICI, Cartagena, Los Angeles Brazilian Film Festival, Festival de Brasília e Mostra de Tiradentes, conquistando mais de 140 prêmios. Em 2023 o longa Marte Um foi o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar.
Filmografia:
O Último Episódio (2025)
Quando Aqui (2024)
O Dia que te Conheci (2024)
Nossa Mãe Era Atriz (2023)
Marte Um (2022)
Terremoto (2022)
A Felicidade das Coisas (2021)
No Coração do Mundo (2019)
Temporada (2018)
Baronesa (2017)
Nada (2017)
Constelações (2016)
Rapsódia para o Homem Negro (2015)
Quintal (2015)
Quinze (2014)
Ela Volta na Quinta (2014)
Pouco Mais de Um Mês (2013)
Fantasmas (2010)
Filme de Sábado (2009)
SOBRE A MALUTE
A Malute é uma distribuidora de cinema idealizada pela produtora mineira Filmes de Plástico, com a missão de impulsionar filmes independentes. A empresa se dedica a criar estratégias de distribuição personalizadas, buscando os meios mais eficazes para dar visibilidade a produções autorais que reflitam sua identidade.
Com uma curadoria apurada, a Malute abraça o potencial comercial de cada filme desde a sua concepção, colaborando de perto com os realizadores. Essa proximidade permite o desenvolvimento de campanhas altamente customizadas, garantindo que o catálogo, composto majoritariamente por cinema brasileiro, alcance o público em salas de cinema, plataformas de streaming, festivais e outros canais alternativos, fortalecendo a cadeia audiovisual do país.
SOBRE A EMBAÚBA FILMES
A Embaúba Filmes é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro, criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. Seu objetivo é contribuir para a maior circulação de filmes autorais brasileiros. Diferencia-se pela qualidade de seu catálogo, que já conta com mais de 50 títulos, investindo em obras de grande relevância cultural e política. A empresa também atua na exibição de filmes pela internet por meio da plataforma Embaúba Play, que reúne mais de 500 títulos entre curtas, médias e longas do cinema brasileiro contemporâneo.



Nenhum comentário