[News]Conheça os vencedores do Prêmio FOCO ArtRio 2025

 


Conheça os vencedores do Prêmio FOCO ArtRio 2025 

 

Três artistas brasileiros receberão 

residências artísticas na 11ª edição da premiação

 

Duda Magalhãess Marcus Deusdedit  Hugo Barreto  Noara Quintana  Bernardo Mosqueira Abiniel Nascimento  Thayná Trindade   cred Bruno Ryfer


A ArtRio apresenta os vencedores da 11ª edição do Prêmio FOCO ArtRio – Abiniel Nascimento, Marcus Deusdedit e Noara Quintana. Com foco em estimular o aprendizado e o desenvolvimento da carreira, todos os selecionados recebem como prêmio residências artísticas. Obras dos artistas estão também em estande na 15ª edição da ArtRio, que acontece na Marina da Glória, Rio de Janeiro, de 10 a 14 de setembro.
 

O Prêmio FOCO ArtRio é apresentado pela Vale há quatro edições e destinado a artistas visuais brasileiros com até 15 anos de atuação. A premiação reflete um importante compromisso da ArtRio em estimular e dar visibilidade para a produção artística brasileira. A premiação é a oportunidade de participar em residência artística, focando em aprimorar o processo de trabalho e criação, incluindo bolsas para dedicação exclusiva durante esse período.
 

As residências serão agendadas entre novembro de 2025 até agosto de 2026. 
 

As residências parceiras da 11ª edição do Prêmio FOCO ArtRio são: Prêmio FOCO ArtRio 2025 são: Residência MECA (Niterói, Rio de Janeiro), Chão Slz (São Luís, Maranhão), e Residência Sacatar (Itaparica, Bahia). Ao aplicar, além de seu histórico de atuação e portfólio, os artistas indicam o que querem desenvolver durante a residência. A seleção dos artistas para a premiação é realizada por um Comitê Curatorial com direção de Bernardo Mosqueira e participantes das residências parceiras.
 

A parceria do Instituto Cultural Vale com a ArtRio no Prêmio FOCO é um encontro de propósitos em comum: reconhecer e incentivar artistas de diferentes regiões do país, que mostram toda a potência das muitas culturas que formam a nossa. As residências artísticas e conexões que o Prêmio possibilita ampliam as oportunidades para que os artistas desenvolvam ainda mais seus talentos, acessem os espaços de arte e tenham visibilidade cada vez maior”, diz o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto.
 

A realização do Prêmio FOCO reflete nosso compromisso em estimular e dar visibilidade para a arte brasileira e incentivar o crescimento e desenvolvimento de nossos artistas. Ao longo desses 11 anos de premiação, garantimos residências artísticas para mais de 35 artistas, de diversas regiões do país, que tiveram a oportunidade aprimorar sua técnica, olhar criativo e pesquisa. É uma enorme satisfação quando vemos vencedores do Prêmio FOCO com trabalhos na Bienal de São Paulo e em importantes museus do país e do exterior”, indica Maria Luz Bridger, diretora artística da ArtRio.
 

Em 2025, o Prêmio recebeu 501 inscrições, vindas de 23 estados brasileiros e Distrito Federal. Os cinco estados com maior número de inscrições foram Rio de Janeiro (202), São Paulo (114), Minas Gerais (36), Bahia (23) e Pernambuco (19). A região Sudeste recebeu 72% das inscrições, seguida pelo Nordeste com 14%. 

 

Artistas selecionados – Prêmio FOCO 2025

Abiniel Nascimento

(1997 – Carpina / PE)

Fará residência em Chão SLZ
 


Abiniel Nascimento


Graduado em Museologia e mestrando em Artes Visuais, o artista faz parte do coletivo indígena Alfazema Braba. Tem interesse pelas transmutações da presença como fundamento. Suas investigações são compostas por pesquisas poéticas que apontam para uma implicação histórica; revisando motes como identidades indígenas, conjugações da memória e temporalidades não-humanas.

 

Realizou as exposições individuais "ACEIRO", nas galerias Massangana e Baobá (Recife - PE), fruto do prêmio de residência artística da Fundação Joaquim Nabuco em 2022, e “A Grande Boca”, na Oficina Francisco Brennand (Recife - PE, 2025). Participou do festival "Radical Sounds Latin America" em Berlim (2023), e das residências em Sertão Negro (Goiânia - GO, 2025); École Nationale Supérieure d'Arts à la Villa Arson (Nice - França, 2024); Pivô - Arte e Pesquisa (São Paulo - SP, 2023) e Galerie Paradise (Nantes - FR, 2022).

 

Marcus Deusdedit

(1997 – Belo Horizonte / MG)

Fará residência em SACATAR
 

Marcus Deusdedit


Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), mestrando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (2024-). Seu trabalho cruza arte, conhecimento arquitetônico e design. Explora as distorções e tensões nesses campos causadas por questões socioeconômicas e tensões raciais. Utiliza múltiplas linguagens, incluindo a ressignificação de objetos, além de mesclar músicas e ritmos, como o funk, em seus trabalhos.

 

Participou da 8ª Bolsa Pampulha, recebeu o 4º Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e integrou o 38º Panorama da Arte Brasileira. Atualmente têm desenvolvido experimentos entre objetos

 

Noara Quintana

(1986 – Florianópolis / SP)

Fará residência em Instituto MECA
 


Noara Quintana


A artista vive e trabalha entre Florianópolis, São Paulo, e Los Angeles (EUA). Sua pesquisa concentra-se na materialidade de objetos cotidianos e nos índices de histórias do Sul Global que carregam. Através de instalações e esculturas, seu trabalho aponta para trocas econômicas, formas arquitetônicas e narrativas contrárias ao legado de um imaginário colonial.

                                                           

Nos últimos anos integrou exposições como: “1000o”- 38o Panorama da Arte Brasileira, MAM-SP, São Paulo (2024); “Bubuia”, Bienal das Amazônias, Belém (2023); Futuro Fóssil, Projeto Vênus, São Paulo (2023); “Contra-Flecha: Arqueia mas não quebra”, Galeria Almeida & Dale, São Paulo (2023), “LABINAC – O que sempre fizemos”, Casa Zalszupin com Almeida & Dale e Galeria Jaqueline Martins, São Paulo (2023); “Pays rêvé, pays reverse”, Cité Internationale des Arts, Paris (2023), “De montañas submarinas el fuego hace islas”, KADIST and PIVÔ, São Paulo (2022); “The Children Have to Hear Another Story – Alanis Obomsawin”, Haus der Kulturen der Welt (HKW), Berlin (2022), “For The Phoenix To Find Its Form In Us”, SAVVY Contemporary, Berlin (2021). 

                                               

                                    

A Artrio 2025 tem patrocínio máster da Vale, com patrocínio da PRIO, cerveja Stella Artois, e VIVO através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
 

BTG Pactual patrocina o programa VIP Collectors.
 

A feira de arte tem o apoio de ALLOS, Bombay Sapphire e IBMEC | Instituto Yduqs, além de parceria com Rio Galeão e Granado. O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana é o hotel oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.
 

O evento tem parceria da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e do Ministério da Cultura.
 

A ArtRio é realizada pela Dream Factory.
 

ARTRIO 2025

  • Data: 11 a 14 de setembro (quinta-feira a domingo)
  • Preview – 10 de setembro (quarta-feira)

10 de setembro – Preview das 13h às 20h (Ingressos esgotados)

11 e 12 de setembro – das 13h às 20h

13 e 14 de setembro – das 14h às 20h

Venda de Ingressos – site GoDream link

Inteira – R$ 90 / Meia – R$ 45

Taxa de conveniência de 10% sobre o valor total da compra

Local: Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória

  • Estacionamento no local, sujeito a lotação 
  • Metrô: Estação Glória

 

www.artrio.com

Instagram:  artrio_art

Facebook:  feiraartrio 

#artrio

#artrio2025

#compartilhearte

Nenhum comentário