[News]Pesquisa aponta preferências do público adolescente na hora de escolher filmes

 

Pesquisa aponta preferências do público adolescente na hora de escolher filmes

Idealizada pela cineasta Caroline Fioratti, trabalho revela que adolescentes buscam conexões emocionais com os filmes através de temas como saúde mental e amizades

Pesquisa 'Escutar para criar' está disponível online - crédito: Haikai Filmes

Quais temas atraem os jovens na hora de escolher os filmes que vão assistir? Quais os gêneros favoritos? Para responder essas e outras perguntas, a pesquisa Escutar para criar reuniu centenas de adolescentes entre 16 e 18 anos, matriculados em escolas públicas e privadas do estado de São Paulo. O trabalho foi realizado pela produtora Haikai Filmes em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, através da Lei Paulo Gustavo.

A pesquisa completa pode ser acessada gratuitamente no site haikaifilmes.com.br/escutarparacriar

Escutar para criar foi idealizado pela roteirista, diretora e produtora, Caroline Fioratti ("Meus 15 Anos" e "Meu Casulo de Drywall"), que tem grande parte de sua obra audiovisual direcionada a esse público. O trabalho contou com uma equipe multiprofissional dedicada a garantir que os estudantes se sentissem respeitados e motivados a compartilhar suas ideias. O projeto teve como objetivo investigar os tipos de histórias que os jovens desejam ver, de maneira a se sentirem representados nas produções audiovisuais.

"A nossa pesquisa buscava uma postura ativa dos jovens com perguntas que exigiam uma reflexão sobre a sua própria subjetividade", comenta a cineasta. O coordenador do projeto, o psicólogo e pesquisador Fabio Redkowicz, explica a razão da pesquisa se chamar Escutar para Criar: "transformar a escuta ativa em dados concretos é sempre um grande desafio. Ouvir diretamente essa geração é essencial para promover reais mudanças nas narrativas que permeiam e moldam nossa cultura".

O formulário desenvolvido pela equipe mapeou desde dados concretos relacionados aos hábitos de consumo até informações subjetivas sobre sensações e emoções que os adolescentes procuram ter ao assistir um filme. Temas como diversidade racial, sexualidade, religião, empoderamento feminino, entre outros, foram relacionados com as informações pessoais dos participantes e com suas preferências de narrativas, gêneros e personagens. 

As respostas deram à equipe, não apenas uma visão do tipo de conteúdo que desejam ver, mas também uma ideia de seus dilemas e conflitos internos dessa geração. "Quando vemos que 'amizade', 'saúde mental' e 'relacionamentos amorosos' estão no topo da lista de temas de interesse e 'redes sociais' e 'sexo' no final, temos uma indicação do desejo que eles têm por conexões humanas reais e talvez uma sensação de falta e solidão, já que subtemas como 'ansiedade', 'depressão', entre outros adoecimentos mentais foram citados também", avalia Fioratti.

Alguns números da pesquisa:

  • 75% dos entrevistados acha que a maioria dos filmes retrata o jovem de forma estereotipada;

  • Filmes americanos geram maior envolvimento em 64% dos jovens entrevistados;

  • 75,6% dos adolescentes disseram que gostam de filmes nacionais, mas somente 45,2% assistiram filmes brasileiros nos cinemas;

  • A maioria dos jovens relata dificuldade para encontrar filmes brasileiros disponíveis.

  • 82% dos adolescentes demonstram interesse por filmes em que os personagens vivenciam situações que gostariam de experimentar;

  • 47% dos jovens desejam ver filmes com os quais possam se identificar em termos raciais;

  • Quase metade dos adolescentes afirma não se identificar com os filmes que assistem.

Serviço

Pesquisa Escutar para criar

Disponível em: haikaifilmes.com.br/escutarparacriar

Ficha técnica

Realização: Haikai Filmes

Produção e idealização: Caroline Fioratti

Coordenação de pesquisa: Fabio Redkowicz

Assistência de pesquisa: Alexandre Meirelles e Laura Sciulli

Análise estatística: Jimmy Adans

Interpretação de dados e redação: Caroline Fioratti e Fabio Redkowicz

Produção executiva e gerenciamento: Renata Leão

Consultoria executiva: Carolina Kaizuka

Controladoria: Simone Cardozo

Contabilidade: Sanville Contabilidade

Assessoria Jurídica: Fernandes Christófaro Advocacia e Consultoria

Advogado: Dr. Danilo Fernandes Christófaro

Coordenação de divulgação: Carolina Kaizuka e Caroline Fioratti

Assessoria de Imprensa: Patrícia Rabello

Design visual: Caroline Fioratti, Fabio Redkowicz e Katharina Pinheiro

 

Sobre a Haikai Filmes e Caroline Fioratti

Liderada pela diretora, roteirista e produtora, Caroline Fioratti, a Haikai Filmes é uma empresa audiovisual, focada na realização de projetos que unem relevância social, inovação narrativa e comunicabilidade com o público. Com dez anos de atuação no mercado, a Haikai tem suas atividades principais centradas na criação e desenvolvimento de projetos. Realiza a pesquisa, o roteiro e a negociação com os principais players.

Além, de curtas, a Haikai é coprodutora da minissérie de 13 episódios, “A Grande Viagem” (TV Brasil, 2017), indicada ao International Emmy Awards – Kids. A empresa é responsável também pelo recém-lançado “Meu Casulo de Drywall”, que fez sua estreia no SXSW – South by Sothwest em 2023 e pelo longa “Oratório”, filme de terror sobrenatural nipo-brasileiro em fase de finalização.

Fioratti trabalha há 20 anos como roteirista e diretora, acumulando experiência técnica e artística. Escreveu e dirigiu tanto filmes que tiveram sucesso de público como obras selecionadas em festivais e indicadas em premiações internacionais. Foi diretora de séries e longas para streamings como Amazon, Netflix e HBOMax. Ao longo de sua carreira, destacou-se na realização de projetos destinados ao público jovem como os filmes “Meus 15 Anos” e  “Um Ano Inesquecível – Inverno”. A carteira de produções da Haikai Filmes guia-se por esses seus conhecimentos no diálogo com a audiência e no comprometimento com temas de relevância social. Diversidade e representatividade estão sempre em pauta, assim como a responsabilidade na comunicação do conteúdo.

Patrícia Rabello (11) 98196-9290 
PR| Assessora de Imprensa| Consultoria em Comunicação| Produtora Executiva| Conexões Estratégicas
email: patirabello@uol.com.br; pati@patriciarabello.com.br
@patirabello

Nenhum comentário