[News] Teatro para bebês: Na Roça do Tomatá - Uma viagem Esquecida usa música, cheiros e sabores para transportar o público para o ambiente rural

 Teatro para bebês: Na Roça do Tomatá - Uma viagem Esquecida usa música, cheiros e sabores para transportar o público para o ambiente rural


Tomate, erva cidreira, alecrim, hortelã e várias outras ervas são apresentados ao público para uma experiência sensorial e gustativa

 

https://lh7-rt.googleusercontent.com/docsz/AD_4nXcxjMjuW7votOxsVYXCwFX0mrm-kqicZM9pOypRJx2jHcjziuuSY0hkimLN02O-gctGdlwQTOEw6B8MiArq1uF2xCFyvapltkDK065anwASws7sEUEXXCgHwEpPnZv391ly475-UiyITU0CZg1jQA?key=EEAQ_k2OOyAG5L0Ekep18NnG
Cena de Na Roça do Tomatá - Crédito: Cris Belier

 

Buscando apresentar para as famílias uma vivência poética da cultura rural, Angela Maria Prestes e Cuca Bolaffi criaram o espetáculo para bebês “Na Roça do Tomatá - Uma Viagem Esquecida”, que estreia no dia 07 de junho no Espaço Sobrevento (Rua Cel. Albino Bairão, 42 - Belenzinho), com sessões aos sábados e domingos, às 15h. A peça faz temporada até dia 06 de julho, com ingressos gratuitos.

No trabalho, Angela Maria Prestes está em cena compartilhando memórias e brincadeiras da sua infância na roça com muita ludicidade. Ao final, adultos e crianças são convidados a interagir com os objetos utilizados na narrativa, como peneiras, folhas secas, terra, tecidos e chocalhos.   

“Esta volta simbólica para casa me fez perceber como a mulher que eu me tornei tem raízes ainda na roça, e, mais do que isso, como o meu filho se nutre do que foi a minha infância. Isso me motivou ainda mais a partilhar minhas experiências com as pessoas”, comenta Angela. 

Sobre a encenação
As sonoridades e os aromas levados ao palco são essenciais para o espetáculo, criando uma forte conexão com o público. “Temos tomate, alecrim, hortelã, alfavaca e outras ervas. Aos poucos, esses cheiros dominam o ambiente de um jeito incrível. E as crianças são convidadas a provar essas delícias”, conta Cuca.

A peça se transforma em uma grande brincadeira. Enquanto a atriz retira objetos de sua mochila, sons de passarinhos, animais no quintal e água corrente evocam o universo rural. Angela relembra brincadeiras da infância, como caçar vagalumes e jogar esconde-esconde, e dá vida a cada item, transformando, por exemplo, uma peneira em um monstro assustador.

Para marcar a transição entre cidade e campo, a protagonista parte da metrópole de moto e chega ao interior, onde o ritmo desacelera, convidando à contemplação. A trilha sonora, interpretada por Aurora Bolaffi e Priscila Montania, resgata raízes brasileiras com cantos populares e músicas como Quixabeira e Flor da Laranjeira.

"Na Roça do Tomatá" é uma viagem sensorial e afetiva que celebra o cotidiano rural com delicadeza, revelando heranças esquecidas e ancestralidades indígenas e negras. “Não queríamos apenas estímulos sensoriais, mas uma narrativa bem estruturada, e Sandra Vargas, do Sobrevento, nos ajudou muito nesse processo”, conclui Cuca.

Conheça os artistas

Cuca Bolaffi é artista do teatro e da dança formada pela École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq. Desenvolve pesquisa em teatro físico, máscaras, palhaçaria, na criação artística, e na formação de atores/atrizes. 

 

Angela Maria Prestes é formada na Escola Livre de Teatro. Ela é atriz e performer nos Clipes e Shows da Gangsta e Poesias e, recentemente, recebeu o prêmio de melhor atriz no 5ºBNVIFF- Brazil New Visions International Film Festival. 

 

Aurora Bolaffi é musicista e atriz graduada pela Faculdade Santa Marcelina em Canto Popular e na Licenciatura em Teatro pela UNESP. Ela pesquisa tradições populares brasileiras desde 2018, tendo estudado manifestações como o Cavalo-Marinho, o Samba de Roda a e Capoeira.

 

Priscila Montania é artista plástica, violeira e arte educadora. Sua poética tem como eixo central a natureza, mote para a construção de universos sensíveis.

 

Felipe Stucchi é ator, fotógrafo e iluminador. Cursou Letras (Português/Espanhol) na UFSCar (2013) e Formação de Atores da Escola Livre de Teatro de Santo André (2018). Atualmente, estuda Iluminação na SP Escola de Teatro.

 

Prêmio Zé Renato, da  Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, proporcionou que o espetáculo circulasse por diversas regiões de São Paulo antes de estrear no Espaço Sobrevento, em junho de 2025: Casa Balaio (em abril), Cine Teatro Pandora - Ocupação Artística Canhoba e Espaço Cultural Inventivo (em maio).

 

Sinopse
Uma atriz viaja de volta à sua origem na roça e compartilha com a plateia brincadeiras, histórias e memórias. O cheiro da terra, tomates e vagalumes invadem o palco, convidando bebês e suas famílias a viajarem para um universo lúdico e mágico, resgatando elementos do cotidiano rural e suas raízes brasileiras. 

 

Ficha Técnica

Dramaturgia: Cuca Bolaffi e Angela Maria Prestes

Direção: Cuca Bolaffi 

Assistente de direção: Felipe Stucchi

Elenco: Atuação - Angela Maria Prestes, Musicistas - Aurora Bolaffi e Priscila Montania

Produção: Nathalia Gouvêa

Assistente de Produção: Eliza Dutra

Preparação vocal: Aurora Bolaffi

Direção Musical: Renata Mattar

Cenografia e figurino: Silvana Marcondes

Cenotécnica: Julio Dojcsar

Costureira: Zeze de  Castro

Assistente de Adereços: Provocadora dramatúrgica e mediadora de mesas: Sandra Vargas

Desenho de Luz: Felipe Stucchi

Designer Gráfica: Nathalia Ernesto

Músicas: ​​Renata Mattar, Dona Maria Rita dos Santos, Mestra Rosália Gomes dos Santos e Alvino Mendes Dias

Assessoria de imprensa: Canal Aberto/ Márcia Marques 

Parcerias: Espaço Sobrevento, Espaço Cultural dos Inventivos; Ocupação Artística Canhoba do Grupo Pandora de Teatro, Casa Balaio do Coletivo Estopô Balaio, Oficina Cultural Oswald de Andrade, IBT, Funarte, Teatro Alfredo Mesquita.

 

Serviço
Na Roça do Tomatá - Uma viagem esquecida

Duração: 45 minutos (espetáculo + oficina de brincadeiras) Classificação: Livre

 

ESPAÇO SOBREVENTO
Data: 07 de junho a 06 de julho, aos sábados e domingos, às 15h
Endereço: Rua Cel. Albino Bairão, 42 - Belenzinho - São Paulo - SP
Ingresso:
 gratuito | Retirada na bilheteria com 1 hora de antecedência
Telefone: (11) 2692-1549

Interpretação em LIBRAS:

Dias 14/06, sábado; 22/06, domingo; e 06/07, domingo

 

Este projeto foi contemplado pela 19a Edição do Prêmio Zé Renato — Secretaria Municipal de Cultura

 

Informações à imprensa

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário