[News] Fernanda Montenegro lança novo filme aos 95 anos: “Vitória” estreia nos cinemas em 13 de março

 

Créditos: Suzanna Tiere

No Dia Internacional da Mulher, celebramos histórias de coragem e determinação – dentro e fora das telas. Aos 95 anos, Fernanda Montenegro retorna ao cinema com uma performance arrebatadora em “Vitória”, novo drama dirigido por Andrucha Waddington, que estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 13 de março. No longa, a atriz interpreta Dona Nina, uma aposentada que luta para desmascarar uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos. 

Baseado na trajetória real de Joana da Paz, o filme narra a impressionante jornada de uma senhora que, com sua câmera VHS, desmascarou a quadrilha da janela de seu apartamento na Zona Sul do Rio. Para protegê-la, sua identidade foi mantida em sigilo por 17 anos, até sua morte em 2023, após o término das filmagens. 

Com roteiro de Paula Fiuza, “Vitória” é inspirado na obra literária “Dona Vitória Joana da Paz”, do jornalista Fábio Gusmão, e promete emocionar o público com uma narrativa poderosa sobre coragem, resiliência e o impacto transformador de uma única pessoa na luta pela justiça. Além de Montenegro, o elenco conta com grandes talentos como Linn da Quebrada, Laila Garin e Jennifer Dias, que ajudam a compor essa poderosa história de força feminina e impacto social. 

“Vitória” é um filme Original Globoplay, produzido pela Conspiração, que reforça o compromisso da plataforma não só com grandes histórias brasileiras, mas também com a experiência das salas de cinema. O longa-metragem tem coprodução da MyMama Entertainment e Globoplay, e apoio da Globo Filmes. A distribuição fica a cargo da Sony Pictures. A estreia de “Vitória” acontece no dia 13 de março nos cinemas de todo o Brasil. 

 

SINOPSE   

Inspirado em uma incrível história real, “Vitória”, interpretada pela nominada ao Oscar Fernanda Montenegro, conta a emocionante trajetória de uma aposentada que desmontou uma perigosa quadrilha de traficantes e policiais a partir de filmagens feitas da janela do seu apartamento no Rio de Janeiro. Com a ajuda de um amigo jornalista, ela enfrenta os riscos e perigos de uma situação inimaginável. Um filme sobre a coragem, a força e a resiliência de uma mulher. 

 

ELENCO 

Nina 

Fernanda Montenegro 

Flávio Godoy  

Alan Rocha 

Bibiana  

Linn da Quebrada 

Marcinho   

Thawan Lucas 

Laura Torres  

Laila Garin 

Leonardo   

Sacha Bali 

Seu Oswaldo 

Thelmo Fernandes 

Major Messias 

Marcio Ricciardi 

Suelen 

Jennifer Dias 

Ruivo  

Ramon Francisco 

Carlão  

Felipe Paulino  

Severino   

Hilton Castro 

Cabo Domingos 

Henrique Manoel Pinho 

 

 

Policial Rangel 

Bruno Padilha 

Eulália (cliente Nina) 

Beth Zalcman 

Atendente da loja de departamento  

Caio Scot 

Dona Lucila 

Cristina Moraes 

Homem de terno do bingo 

Luka Ribeiro 

 

   

CONSPIRAÇÃO | Produtora   

Com 10 indicações ao Emmy International, a Conspiração é a produtora independente da América Latina com o maior número de indicações na premiação, sendo vencedora na categoria Melhor Comédia com “A Mulher Invisível”. É realizadora de séries como “FIM” (Globoplay), “Sob Pressão” (TV Globo), “DOM” (Prime Video), “Anitta: Made in Honório” (Netflix), “Detetives do Prédio Azul” (Gloob) e “1 Contra Todos” (Fox), além das séries de não-ficção “Viajando com Os Gil” (Prime Video), “Angélica: 50 & Tanto” (Globoplay) e “Se Eu Fosse Luisa Sonza” (Netflix). No cinema, participou dos mais importantes festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Sundance, Veneza e Toronto, e foi responsável pelos sucessos de bilheteria “Eu Tu Eles” (Menção especial de Un Certain Regard), “2 Filhos de Francisco” - ambos indicações oficiais do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro -, “Vai Que Cola” e “O Auto da Compadecida 2”. Coproduziu o vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional e Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama e maior bilheteria pós-pandemia do Brasil “Ainda Estou Aqui”. Atualmente a produtora trabalha em títulos como "Vitória”, “Detetives do Prédio Azul 4 - O Fantástico Reino de Ondion”, “Velhos Bandidos”, “SAMU” e “Bajo Pression”, adaptação do “Sob Pressão” no México. 

 

GLOBOPLAY | Coprodutora   

O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, onde os assinantes têm acesso exclusivo a conteúdos originais e licenciados e às produções da Globo. São novelas, séries, realities, humorísticos, filmes, esporte, documentários, infantis e títulos internacionais de sucesso. Com o Globoplay +Canais, além de todo catálogo do Globoplay, o assinante tem ainda a experiência de consumo de 17 canais pagos da Globo, ao vivo e sob demanda. A plataforma também disponibiliza o sinal ao vivo da TV Globo e de outros canais gratuitos. Tudo isso disponível para ver quando e onde quiser.   

    

SONY PICTURES | Distribuidora    

A Sony Pictures Entertainment (SPE) é uma subsidiária da Sony Corporation of America, uma subsidiária da japonesa Sony Corporation. As operações globais da SPE abrangem produção, aquisição e distribuição de filmes em cinema, home entertainment, televisão e mídias digitais; uma rede global de canais; operação de estúdio, desenvolvimento de novos produtos audiovisuais, serviços e tecnologias. Tudo isto representa a distribuição de entretenimento em mais de 140 países.   

Com presença marcante no mercado nacional, a Sony Pictures distribuiu e/ou co-produziu no Brasil, 22 dos 25 filmes nacionais lançados na década de 90, momento da retomada. Em 2024, através do investimento em inúmeras produções, apostando em novos talentos e diferentes gêneros ao longo dos últimos anos, a Sony chega à marca de mais de 70 filmes nacionais distribuídos e/ou co-produzidos, entre eles: Deus é Brasileiro, O Auto da Compadecida, Carandiru, Cazuza, 2 Filhos de Francisco, Meu Nome Não é Johnny, Chico Xavier, Xingu, Tainá, Um Tio Quase Perfeito, Entre Irmãs, Kardec, Ninguém é de Ninguém e o premiado Ainda Estou Aqui.   

    

MYMAMA ENTERTAINMENT | Coprodutora   

Fundada por Gabrielle Auad e Mayra Faour Auad, a MyMama Entertainment é uma produtora dedicada a projetos autorais de grande relevância, que atraem público e reconhecimento nacional e internacional. Duas vezes vencedora do Emmy Internacional, a MyMama acumula premiações em importantes festivais, como o Festival de Cannes, Berlinale, Veneza, TIFF, Sundance, Locarno, San Sebastián, SXSW, Festival do Rio, Mostra de São Paulo, entre outros.   

    

GLOBO FILMES | Apoio  

Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como 'Minha Irmã e Eu' e ‘Os Farofeiros 2’, duas das maiores bilheterias nacionais pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.    

    




Nenhum comentário