[News]Curso de cinema independente vai gravar filme no Carnaval de Lisboa e inscrições estão abertas
Curso de cinema independente vai gravar filme no Carnaval de Lisboa e inscrições estão abertas
Projeto Faça um Filme quer reunir interessados em aprender todas as etapas de um curta-metragem e, assim, contar uma história durante o Carnaval, em Lisboa
O carnaval feito em Portugal vai ser retratado pelo cinema a partir dos olhares de portugueses, brasileiros e estrangeiros de outros países. Em Lisboa, o universo cinematográfico abre espaço para a iniciação criativa de novos talentos e entusiastas em fevereiro e março com a edição especial do “Faça Um Filme”, promovido pelo Canal O Cubo, plataforma online de fomento à produção audiovisual em língua portuguesa.
A produção se inicia no dia 8 de fevereiro e as inscrições estão abertas para os interessados. O idealizador do projeto, o cineasta Fabiano Cafure afirma que não é preciso ter experiência ou ser da área para participar. Segundo ele, a ideia é que todos possam experienciar o fazer da arte do cinema, seja de ficção ou documentário, de forma colaborativa. Ao total, serão sete encontros numa imersão no mundo audiovisual para os participantes, que vão aprender criação, roteiro, produção, direção, atuação, filmagem, edição e finalização e distribuição digital pelo canal O Cubo.
Em fevereiro, o projeto alcança sua 20.ª edição, com um total de 19 produções cinematográficas independentes realizadas em Portugal, Cabo Verde e Brasil. Para comemorar esse marco, o cineasta Fabiano Cafure irá expandir o calendário do projeto Faça um Filme, que passará a oferecer novas turmas a cada dois meses. “Antes, eram no máximo duas turmas por ano, mas a demanda crescente e a qualidade das produções motivaram a ampliação do projeto”, explica Cafure.
Essa nova etapa também será marcada por produções temáticas, sendo a primeira o carnaval. “Essa edição será muito interessante porque os participantes vão para as ruas mostrar como é o carnaval em Lisboa. Como uma das maiores festas brasileiras é experimentada em Portugal. Acredito que vem por aí um filme diferente e instigante porque teremos um amplo terreno criativo para percorrer”, avalia o cineasta.
Segundo ele, o Faça um Filme é aberto para todos os interessados, independente de idade ou formação e é um curso ideal para quem busca explorar novas aventuras. “É perfeito para estudantes, grupos de amigos e até mesmo empresas que desejam investir em experiências de equipe. O único requisito é estar disposto a trabalhar de forma colaborativa e criativa”, diz ele ao complementar que as técnicas práticas ensinadas durante o curso também podem ser aplicadas para a criação de vídeos para a internet.
As aulas serão ministradas pelo cineasta Fabiano Cafure, criador e idealizador do Canal O CUBO e do Instituto Kreatori, que já possui mais de 30 filmes em seu currículo. Entre suas produções, destacam-se o filme Eu te amo Renato, com mais de 20 milhões de visualizações e a série Todo Tempo do Mundo, que teve 12 indicações para o RioWebFest 2016, concorrendo com mais de 200 títulos do mundo todo e levou os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Série Brasileira e Melhor Série de Drama. A atriz Patrícia Melo também integra a equipe de professores. Ela tem 24 anos de atuação profissional e atuou em espetáculos em Portugal e Brasil e no cinema fez a preparação e atuou em O Intruso, Procuro T, Arriba Beach, A Conta, por favor e Espaço Vazio.
Anote
Projeto Faça um Filme - edição Carnaval
Inscrições: https://www.canalocubo.com/
Início: 8 de fevereiro
Assessoria de Imprensa - Creat
Lourdes Souza
@creative_express_pt


Nenhum comentário