[News]Abertura oficial da 10ª Bienal de Dança do Ceará De Par em Par acontece nesta sexta-feira (23) em Fortaleza com retirada de convites gratuitos a partir desta terça (20)

 

Abertura oficial da 10ª Bienal de Dança do Ceará De Par em Par acontece nesta sexta-feira (23) em Fortaleza com retirada de convites gratuitos a partir desta terça (20)


Paracuru/CE também terá cerimônia de abertura no mesmo dia (23/10), ao ar livre, na Praça da Matriz. Cariri já recebe programação a partir desta quarta (21)



Vogue Funk - foto Charles 


A 10ª Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par tem abertura oficial marcada para esta sexta-feira (23) em Fortaleza e Paracuru. Na Capital, a Bienal inicia sua programação no Cineteatro São Luiz às 17h30, com a apresentação de “Contenção”, do grupo Três em Cena, de Goiás, na Praça do Ferreira. Em seguida, às 18h30, no Cineteatro São Luiz, acontece a cerimônia oficial de abertura, seguida pelo espetáculo “Giselle – Ato II”, da São Paulo Companhia de Dança.


Para participar da abertura em Fortaleza, é necessário retirar convites antecipadamente. A distribuição começa nesta terça-feira (20), na Casa Movimenta, localizada na Rua dos Pacajus, 20, na Praia de Iracema, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e na bilheteria do Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro), das 9h30 às 18h. Cada pessoa poderá retirar até dois convites.


Após as apresentações no Cineteatro São Luiz, a programação segue para o Pirata Bar, local da festa de abertura “ForRock”, que reúne os artistas cearenses Farra dos Bons, Mateus Fazeno Rock e DJ Guga de Castro.


Em todo o restante da programação da Bienal, que seguirá até 1º de novembro passando por oito cidades, o acesso será gratuito, por ordem de chegada, sem necessidade de ingressos. 


ABERTURA EM PARACURU


Em Paracuru, após a cerimônia de abertura, na Praça da Matriz, nesta sexta às 19h, o público poderá conferir duas apresentações. Começa com “Canto do povo de um lugar”, criação de Jorge Garcia, de São Paulo, com a Escola de Dança de Paracuru. Na sequência, a Cisne Negro Cia. de Dança, também de São Paulo, apresenta “Cisne em Movimento”, espetáculo que reúne quatro obras do repertório da companhia: “Sabiá” (1988), “Cálice” (2019), “Prece” (1988) e “Four Seasons For Three” (2025). No sábado (24), a companhia se apresenta em Fortaleza, no palco do Cineteatro São Luiz.


PROGRAMAÇÃO NA QUARTA-FEIRA (21) NO CARIRI


Antes das aberturas oficiais, a Bienal De Par em Par já movimenta o Cariri a partir desta quarta-feira (21). Em Juazeiro do Norte, as apresentações acontecem nos dias 21 e 22 de outubro, no Teatro do Banco do Nordeste Cultural. No Crato, a programação ocupa o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo de 21 a 24 de outubro.


A 10ª edição da Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par passa ainda por outros municípios cearenses. Depois do Cariri, o evento segue por Fortaleza, de 23 de outubro a 1º de novembro; Paracuru, nos dias 23 e 24; Pacatuba, nos dias 26, 29 e 30; Canoa Quebrada, em Aracati, de 28 a 31; Baturité, nos dias 30 e 31; e Guaramiranga, no dia 31 de outubro.


QUEM FAZ A BIENAL


A X Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par é uma realização da Indústria da Dança do Ceará e da Proarte - Associação dos Produtores de Artes do Ceará, e integra a rede de ações artísticas brasileiras fomentada pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas, executado pela Fundação Nacional de Artes, vinculada ao Ministério da Cultura do Governo do Brasil. Apoio Institucional: Secretaria da Cultura do Ceará e Ministério da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal Nº 14.399 de julho de 2022, e Lei Estadual Nº 18.012, de 1o de abril de 2022.  Apoio Cultural: Enel Distribuição Ceará. Apoio: Prefeitura de Fortaleza, Consulado Geral da França em Recife para o Nordeste e Villa Fatumbi. A Bienal Internacional de Dança do Ceará integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará - Rede FACE.


SERVIÇO

X Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par: Abertura oficial no dia 23 de outubro de 2026. Programação entre 21 de outubro e 1º de novembro de 2026 em Juazeiro do Norte, Crato, Fortaleza, Paracuru, Pacatuba, Aracati (Canoa Quebrada), Baturité e Guaramiranga (CE). Acesso gratuito. 


Site: https://bienaldedanca.com/ 

Instagram: https://www.instagram.com/bienaldedanca/

Facebook: https://www.facebook.com/bienaldedanca

TikTok: https://www.tiktok.com/@bienaldedanca

YouTube: https://www.youtube.com/@bienalinternacionaldedancadoce

Informações: contato@bienaldedanca.com


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

DÉGAGÉ

Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Atendimento à Imprensa: Sônia Lage e Paulo Martins

853252.5401 / 9.9989.5876 / 98902-6992 

degagecomunica@gmail.com / www.degage.com.br 

Instagram e Facebook: @degagecomunicacao


19.10.2026

Nenhum comentário