[Cinema] "Tainá e os Guardiões da Amazônia - Em Busca da Flecha Azul" estreia nesta quinta (25), em uma aventura cheia de afeto, humor e brasilidade
Estreia nesta quinta-feira, 25 de dezembro, nos cinemas de todo o Brasil, o longa de animação “Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul”, produção nacional que celebra a imaginação, a natureza e a força das histórias que atravessam gerações. Em clima de Natal e férias escolares, o filme abre as portas do universo amazônico para crianças que estão conhecendo Tainá pela primeira vez; e para adultos que cresceram acompanhando suas aventuras desde os anos 2000.
No novo longa, o público acompanha Tainá (voz de Juliana Nascimento) em uma jornada leve, divertida e emocionante durante seu aprendizado para se tornar guardiã da floresta. Entre descobertas e desafios, ela encontra a orientação carinhosa da ancestral bicho-preguiça Mestra Aí, interpretada por Fafá de Belém, além de amigos que prometem conquistar o público com humor e sensibilidade.
“Logo de cara, quando conheci a história e a personagem da Mestra Aí, me encantei. Porque é uma animação que fala diretamente com as crianças menores, e é muito importante que essa consciência se estabeleça desde muito cedo”, conta Fafá de Belém.
Criada no início dos anos 2000, Tainá se tornou símbolo de uma geração ao apresentar, de forma lúdica, valores como respeito à natureza, amizade e cuidado com a floresta. Agora em animação, o filme revela quem foi a mentora que guiou Tainá desde a infância e acompanha o início de sua amizade com Catu, um macaquinho encrenqueiro; Pepe, o sábio urubu-rei; e a charmosa ouricinha Suri. Juntos, eles vivem uma grande aventura até se tornarem os Guardiões da Amazônia.
A história ganha ritmo com a presença do vilão Jaime Bifão e seu trator ameaçador, que coloca em risco o equilíbrio da floresta. Entre momentos de tensão e muita diversão, o longa convida o público a se emocionar, rir e se encantar com personagens carismáticos e uma narrativa profundamente brasileira.
“É muito importante ser a voz de uma menina do Norte. Cresci assistindo aos filmes de Tainá. Como alguém que nasceu e vive no Norte, onde a Amazônia é muito presente, assistir Tainá era também se sentir representada por uma personagem que faz parte desse universo”, destaca Juliana Nascimento.
O longa conta com cinco músicas originais, criadas por Cezar Brandão, produtor associado da produtora de som Blood Audio, e interpretadas por diferentes vozes. Entre elas, o grande destaque é a cantora Fafá de Belém, que também dá voz a uma das personagens. É possível realizar o pré-save do álbum neste link.
Com direção de Alê Camargo e Jordan Nugem e roteiro de Gustavo Colombo, o longa é produzido pela Sincrocine Produções, em coprodução com a Tietê Produções, e distribuído pela Paris Filmes. Uma animação brasileira que aposta no encanto, na emoção e na força das histórias contadas a partir da nossa própria cultura.
Sinopse:
Nesse longa-metragem, Tainá (Juliana Nascimento) viverá uma nova e inesquecível aventura. Junto com a ancestral e sábia bicho preguiça – Mestra Aí (Fafá de Belém), Tainá irá treinar para se tornar a Guardiã da Amazônia. Mas, ao perder a antiga e mágica Flecha Azul, a flecha que guia os que têm o destino de serem os Guardiões da Amazônia, colocará seu futuro em risco. Ao longo desta viagem para tentar recuperar a Flecha Azul, Tainá vai conhecer seus amigos inseparáveis: Catu (Caio Guarnieri), um macaquinho encrenqueiro; Pepe (Yuri Chesman), o sábio urubu-rei; e a charmosa ouricinha Suri (Laura Chasseraux). Juntos, eles se tornarão os “Guardiões da Amazônia”, sempre prontos a ajudar os animais, proteger e cuidar da floresta. Tão diferentes uns dos outros, eles terão que aprender a vencer as diferenças e a valorizar a amizade para formar uma equipe e cumprir a missão: encontrar a Flecha Azul e impedir que um grande mal – o terrível Jurupari - queime a floresta e destrua toda a Amazônia.
Ficha Técnica
Gênero: Aventura
Duração: 78 minutos
Direção: Alê Camargo e Jordan Nugem
Roteiro: Gustavo Colombo
Argumento: Rafael Campos Rocha e Gustavo Colombo
Produção: Virginia Limberger
Produção Executiva: Marcela Baptista
Produção de Linha: Natalia Capeans
Estúdio de Animação: Hype Animation
Canções Originais: Cezar Brandão
Trilha Sonora Original: Ed Cortês e Felipe Sciotti
Produção de Som e Mixagem: Pedro Lima
Elenco Principal: Juliana Nascimento (Tainá), Caio Guarnieri (Catu), Laura
Chasseraux (Suri), Yuri Chesman (Pepe) e Fafá de Belém (Mestra Aí)
Distribuição: Paris Filmes
Co-distribuição: RioFilme
Produção: Sincrocine Produções
Coprodução: Tietê Produções, Hype Animation, Brisa Filmes Claro e RioFilme
Patrocínio: BNDES e Fujifilm
Investimento: Investimage
Apoio: Yellow Pós
Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas, ProAC, Governo Federal, via Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo
Sobre a Paris Filmes
A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”, o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro®️ e o Oscar®️ de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013 e “Meia-Noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar”, “Até Que a Sorte nos Separe”, “DPA – O Filme" e "Turma da Mônica". Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como “John Wick”, “La La Land – Cantando Estações”, “A Cabana”, “Extraordinário”, “Marighella”, “Meu Nome é Gal”, “Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, “Jogos Mortais X” e “Minha Irmã e Eu” – primeiro filme nacional a bater a marca de 2 milhões de espectadores pós-pandemia.
Sobre a Sincrocine
A Sincrocine é uma produtora independente com mais de 40 anos de história e um portfólio robusto de 27 longas-metragens, além de documentários, curtas e peças teatrais, incluindo a icônica Piaf, estrelada pela lendária Bibi Ferreira.
Reconhecida internacionalmente, a produtora é criadora da premiada trilogia infantil Tainá (2000, 2005 e 2013), com mais de 23 prêmios nacionais e internacionais, e da série animada em duas temporadas Tainá e os Guardiões da Amazônia (2019 e 2024).
Com forte atuação também nas comédias, entre os sucessos da produtora estão a franquia Qualquer Gato Vira-Lata (2011 e 2015), que levou mais de 2 milhões de espectadores aos cinemas, e o recente Quem Vai Ficar Com Mário? (2021), disponível no Prime Video.
Sobre a RioFilme:
Fundada em 1992, a RioFilme é a empresa pública municipal responsável por apoiar e promover o setor audiovisual no Rio de Janeiro. Sua missão é fomentar o desenvolvimento do setor em toda a cadeia de valor, fortalecendo tanto a economia quanto a identidade cultural da cidade. A RioFilme investe em todas as etapas do ecossistema audiovisual — da formação e desenvolvimento à produção, distribuição, exibição e promoção internacional. Também atua na democratização do acesso às salas de cinema e oferece apoio estratégico a produtores brasileiros e estrangeiros que desejam filmar no Rio, por meio da Rio Film Commission.



Nenhum comentário