[News] Ébano sobre os canaviais: um retrato sobre as origens do Brasil

 

Foto de Fernando Rabelo

Ébano sobre os canaviais: um retrato sobre as origens do BrasilAdriana Vieira Lomar lança versão impressa de romance que reflete sobre vivências em uma sociedade moldada com base no racismo estruturalEscritora participará da Roda de Conversa “Memória e Ancestralidade” no CCFF no próximo dia 28 de junhoVencedor da 7ª edição do Prêmio Kindle de Literatura e semifinalista do 66° Prêmio Jabuti, no ano passado, o romance Ébano sobre os canaviais, de Adriana Vieira Lomar, traz uma narrativa sensível e potente para abordar o impacto de preconceitos de raça, gênero e classe na construção da sociedade brasileira. O livro, publicado em 2023 pela Editora José Olympio, conecta momentos históricos e personagens, propondo reflexões relevantes sobre as bases do país em que vivemos.

No próximo dia 28 de junho, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), a partir das 15h, Adriana   dá   continuidade   à   trajetória   de   seu   livro   ela   participa   da   Roda   de   Conversa “Ancestralidade e Memória, ao lado da escritora e jornalista Raquel Quintiliano, colunista da Revista   Raça.   O   evento   terá   entrada   franca.  

 Mais   informações   no   link   Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/ancestralidade-e-memoria-em-ebano-sobre-os-canaviais/2980947?share_id=whatsapp.Numa narrativa fictícia inspirada por uma história de sua própria família, a autora tenta desvendar a identidade de sua trisavó, uma mulher que não possui registros formais de sua existência. A obra, de 240 páginas, traz uma estrutura narrativa dinâmica, que foge ao tradicional costurando tempos diversos em capítulos curtos. O panorama construído ilustra o processo da escravidão no Brasil, além de todas as feridas abertas que ainda sangram no último país das Américas a abolir a escravidão.A história é centrada em  Ébano, uma mulher negra alforriada que,  com muita garra e perseverança,   luta   pelos   seus   sonhos   no   século   XIX.  

 A   protagonista,   que   já   precisa demonstrar força e maturidade desde a infância, trilha um caminho repleto de dores, desafios e preconceitos. Na tentativa de superar uma sociedade racista, machista e classista, ela não desiste, ainda que isso custe um preço alto.Em contrapartida, em tempos mais atuais, Adriana Vieira Lomar apresenta Maria Antonieta, uma  mulher  racista  e  privilegiada,  que  nunca   demonstrou  interesse   em  conhecer   sua ascendência.

 Ao longo da narrativa, pontos de contato entre Ébano e Maria Antonieta ficam evidentes,  escancarando  o   quanto  o  apagamento  histórico  vivido   pela  população  afro-brasileira é capaz de fortalecer preconceitos enraizados.

Sobre o evento Memória e Ancestralidade


O bate papo entre a escritora Adriana Vieira Lomar e Rachel Quintiliano, jornalista, escritora e colunista da revista Raça, será pautado na branquitude como presença que persiste e  molda o racismo estrutural. A necessidade de reconstruir a memória da ancestralidade negra  para resistir ao monólogo branco. Será explorada na conversa, destacando como essas dinâmicas afetam as narrativas e memórias das pessoas negras e dos seus descendentes, e como a reconstrução da ancestralidade pode servir como um ato de resistência e reapropriação da história.“Ébano sobre os canaviais” foi gerado diante do vazio da falta de memória. A trisavó preta não herdou a terra, mas gerou herdeiro. Qual mesmo o nome dela? Onde está enterrada? Nasceu onde? Apesar de alforriada, não souberam responder, nem os familiares, muito menos os cartórios ou cemitérios.Para reconstruir a história negada, a autora pesquisou o Recife do século XIX, os documentos dos jornais da época, os engenhos escravocratas e alguns raros abolicionistas. Da pesquisa nasceu o livro que mais tarde fez Rachel Quintiliano escrever em sua coluna uma carta  sob o cunho "Quem se interessa pelo pensamento de uma mulher negra?”


Sobre Adriana Vieira Lomar


É escritora e pós-graduada em Literatura Contemporânea. Autora de “Aldeia dos mortos”, “Corredor do tempo"(finalista Jabuti/2024), “Ambiguidades” e “Ébano sobre os canaviais” (vencedor do prêmio Kindle de Literatura e semifinalista Jabuti 2024).


Ficha Técnica 

Ébano sobre os canaviais Adriana Vieira Lomar| Editora José Olympio, 2023 | Rio de Janeiro240 páginas; 13.5 x 20.5 cmISBN: 978-65-5847-137-0

Nenhum comentário