[News] “Os 80 Gigantes”, de Joana Nin, será lançado dia 20 de fevereiro documentário conta a história de arte e resistência da Cia dos Ventos, fundada por uma família que se dedica ao Teatro de Bonecos no Paraná

 

O documentário "OS 80 GIGANTES", de Joana Nin, será lançado, dia 20 de fevereiro, em São Paulo, Rio e Curitiba. O documentário conta a história da Cia dos Ventos, fundada em Curitiba (PR) por uma família de artistas que dedicou sua vida ao teatro de bonecos e que, a partir dos anos 2000, se estabeleceu em São José dos Pinhais (PR). Após ver seu projeto cultural desmoronar em razão de desmandos políticos, eles enfrentam desafios para manter viva essa tradição. Essa trajetória de resistência e arte é apresentada no filme "OS 80 GIGANTES". O filme é uma produção e distribuição da Sambaqui Cultural. 

O lançamento do longa-metragem documentário “Os 80 Gigantes” ocorrerá de duas formas: será itinerante, seguindo uma rota que une uma campanha de impacto social, com sessões gratuitas e debates; e também a tradicional programação de salas de cinema. Curitiba (PR) marca a pré-estreia do filme, no dia 14 de fevereiro, no Cinema na Praça - programação do SESC do Paço, com direito a esquenta carnavalesco com marchinhas, sambas, abraços dos Gigantes e exibição ao ar livre. 


Na capital paranaense, o lançamento em cinemas será no Cine Passeio, dia 20 de fevereiro. No mesmo dia, o documentário estreia no CineSystem no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde também entra em cartaz no CCSP, do circuito SPCine. Em seguida o filme segue em itinerância, começando por Antonina (PR), com uma sessão gratuita em pleno carnaval, dia 04 de março, no Armazém Macedo.


“A proposta é atrelar o lançamento comercial a uma campanha de impacto social que visa a facilitar o acesso do público ao filme realizando uma mobilização em parceria com bonequeiros de todo o Brasil, escolas e outras instituições interessadas.", explica a diretora, cujo mestrado em Comunicação na PUC-Rio foi dedicado ao tema do Impacto Social no Documentário. E complementa: “a Sambaqui Cultural tem realizado o lançamento de seus longas-metragens documentários dessa forma. Assim fizemos com o nosso filme anterior, Proibido Nascer no Paraíso, e estamos agora fazendo com este.” 


Em paralelo, está sendo lançada uma campanha de financiamento coletivo em parceria com a plataforma Benfeitoria para a Cia dos Ventos lançar um livro em comemoração aos seus 30 anos de existência.


As sessões de impacto, a agenda de cinemas em cartaz, as informações da campanha de financiamento coletivo e todas as demais informações serão publicadas, durante os três meses da campanha, na landing page 

https://www.sambaquicultural.com.br/lancamento-os80gigantes/


Os 80 Gigantes - longa-metragem documentário - 75 minutos


SINOPSE 

O sonho de um casal de artistas de teatro de bonecos e seu mundo fantástico, construído em parceria com a comunidade, desmorona quando uma grave crise os leva a um evento trágico. O projeto social “O Boneco e a Sociedade” chegou a impactar mais de 28 mil alunos nos dez anos de existência, mas foi descontinuado ao sabor das pendengas políticas municipais, deixando desalojada a família e também Os 80 Gigantes. No filme, a Cia dos Ventos se reinventa, relembra seu passado cheio de alegrias e tristezas enquanto monta um novo espetáculo.


Acompanhe a campanha do lançamento em: 

bit.ly/OS80GIGANTES 


Perfil

Joana Nin é cineasta e mestre em Comunicação pela PUC-Rio. Carioca, radicada em Curitiba (PR), é diretora, produtora e roteirista de seus filmes. Atua no audiovisual há 20 anos, realizou mais de uma dezena de projetos por sua empresa, Sambaqui Cultural na qual é sócia do produtor Ade Muri. Atualmente dedica-se ao lançamento de seu mais novo longa-metragem documentário, Os 80 Gigantes, e prepara a estreia em cinemas de Noel Rosa - um espírito circulante (Festival do Rio 2024), prevista para abril. Dirigiu ainda dois outros  longas-metragens, Cativas - presas pelo coração (2015) e Proibido Nascer no Paraíso (2021), além do super premiado curta-metragem Visita Íntima (2005), seu primeiro filme, e outros documentários. Seus próximos projetos são todos de ficção, representando uma mudança de rumo na carreira: é produtora criativa de Torniquete, de Ana Catarina Lugarini, em pós-produção; diretora e produtora de Rumor (estrelado por Giulia Benite, de Turma da Mônica - Laços e Lições) em fase de montagem e de Tropicana, em pré-produção.






Nenhum comentário