[News]Diversidade de linguagens artísticas marcam programação de junho n'O Mundo do Circo SP

 

O Mundo do Circo SP, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, recebe, em junho, os espetáculos Circo Rodapé, da Família Burg, no dia 15 de junho, sábado, 17h; Viva!, do Palhaço Mixuruca, no dia 16 de junho, domingo, 17h; AsPirações, no dia 22 de junho, sábado, 17h; Fabuloso Acrotejo Musical, da Cia. Naniko’s Circus, dia 23 de junho, domingo, 17h; Vivências em Circo com Laura Faleiros nos dias 25, 26, 27 e 28 de junho, das 10h às 13h; Cadê Meu Nariz?, da O QUE DE QUE, dia 29 de junho, sábado, 17h; e Um Tanto de Sonho, da Cabarelas, no dia 30 de junho, domingo, 17h.



Confira a programação completa



Circo Rodapé, da Família Burg, no dia 15 de junho, sábado, 17h



O sonho de todo circo é rodar! Este é um espetáculo de encontro entre duas gerações de circo apoiadas firmemente nas raízes dos pés. Raízes que absorvem a cultura do picadeiro de nosso circo brasileiro, transmitida de pessoa a pessoa, de artista para artista. Raízes do nosso imaginário popular de circo-teatro, onde as histórias se misturam com as habilidades. Circo que roda a pé, que nunca teve patrocínio grande para tomar avião, que conhece campinho, praça, pátio, que se adapta ao gosto e ao sotaque do vários cantinhos por onde consegue chegar. 



O Circo Rodapé é um espetáculo de texto e músicas autorais, de som feito ao vivo e de poesia lá de casa. Circo pra inspirar as infâncias do Brasil que vive dentro de casa e que se inspira com as cambalhotas no sofá.



Classificação etária: Livre 


Entrada gratuita


Duração: 50 minutos


__________________________________________



Viva!, do Palhaço Mixuruca, no dia 16 de junho, domingo, 17h



Este espetáculo é conduzido pela figura cativante do palhaço Mixuruca que através do seu humor convida todos a participar de uma experiência cheia de sorrisos, emoções e mensagens positivas, sobre cooperação e superação. Tudo isso costurado pelas gags, números de malabarismo, equilibrismo e improviso com a platéia, onde a mesma deixa de ter um papel figurativo, assumindo um papel dramatúrgico.



Classificação etária: Livre 


Entrada gratuita


Duração: 50 minutos



__________________________________________



AsPirações, de Laura Faleiros,  no dia 22 de junho, sábado, 17h



AsPirações é uma obra circense protagonizada por uma mulher com múltiplos talentos. O equipamento principal desenvolvido no espetáculo são os bambolês, feitos de material flexível que permite a criação de imagens muito diferentes das que se vê normalmente no tradicional uso deste objeto circense.



A artista usa ainda de técnicas variadas como manipulação de chicotes, sapateado, comicidade e mágica no percurso pelo qual transita a personagem. Cria-se uma atmosfera descontraída onde o público, é o tempo todo convidado a participar do espetáculo. Dança e música se somam à narrativa trazendo uma atmosfera poética e diversa.



Classificação etária: Livre 


Entrada gratuita


Duração: 45 minutos



__________________________________________



Fabuloso Acrotejo Musical, da Cia. Naniko’s Circus, dia 23 de junho, domingo, 17h



Um cortejo acrobático composto por artistas e músicos, que desfilam juntos realizando performances de acrobacia de solo, malabarismo, equilibrismo, pirâmides humanas ao som de marchinhas de carnaval e música brasileira. O intuito do “Acrotejo” é trazer alegria ao público unindo o carnaval a virtuosidade do circo.



Entre os instrumentos utilizados estão o trombone, o trompete, o saxofone, o surdo, o pandeiro, o reco reco e o pau de chuva, alguns tocados por artistas em cima da perna de pau e do monociclo.



Classificação etária: Livre 


Entrada gratuita


Duração: 60 minutos



__________________________________________




Vivências em Circo com Laura Faleiros nos dias 25, 26, 27 e 28 de junho, das 10h às 13h



Mundo do Circo recebe vivência de dança para circenses - atividade gratuita com 20 vagas para artistas ou estudantes das artes circenses/ cênicas. Nos dias 25, 26, 27 e 28 de junho, a artista Laura Faleiros conduz uma vivência para experimentações entre a dança e o circo para estimular as criações Circenses.  A atividade é gratuita realizada com apoio do ProAc e acontece no Mundo do Circo. Ao todo são quatro encontros com carga horária diária de 3h. As inscrições podem ser feitas via formulário até 18 de Junho.



Laura Faleiros é formada em dança (UFRJ/Angel Viana) e em circo (Escola Nacional de Circo) além de diversas formações complementares seja para técnicas ou criações no mundo do circo. A vivência será destinada a artistas circenses e/ou estudantes de artes cênicas que tenham interesse em inserir a linguagem do circo em suas pesquisas. São 4 encontros com 3 horas cada para até 20 alunos(as). Ao longo dos encontros serão compartilhadas as metodologias utilizadas no processo de criação do número Excelsior cruzadas com conceitos que vem sendo estudados pela artista sobre a metodologia do Sistema Laban/Bartenieff.



As vagas serão abertas a estudantes das artes cênicas (teatro, dança, circo) e a seleção será feita por formulário google, priorizando pessoas do Estado de São Paulo; Carga horária: 12h (3h/dia). Inscrições até 18/06  - via formulário (https://forms.gle/ZvmrPccEi1HGc8Rp6).


__________________________________________



Cadê Meu Nariz?, da O QUE DE QUE, dia 29 de junho, sábado, 17h



Após vários atrasos um palhaço é demitido do circo e se vê obrigado a dormir em um banco de praça. Na manhã seguinte ele percebe que algo está faltando: o seu nariz vermelho. Uma menina aparece e diz ter visto quem roubou: um cachorro. Os dois decidem sair na busca pelo cão. E em seu caminho aparecerão personagens como um equilibrista, um policial e um adestrador de pulgas e com eles, a dupla reviverá quadros clássicos de circo.



Classificação etária: Livre 


Entrada gratuita


Duração: 50 minutos


__________________________________________



Um Tanto de Sonho, da Cabarelas, no dia 30 de junho, domingo, 17h



Oito artistas de um circo itinerante carregam em suas bagagens um tanto de sonho e escrevem na poeira da lona suas histórias. Um espetáculo que traz figuras e números apresentados no circo tradicional do passado e do presente, reconfigurados ao modo crítico, bagaceira e poético de CabarElas. Malabaristas, palhaços, atiradora de faca, faquirista, equilibrista, acróbatas, atrizes, a apresentadora e domadora de fera, se reúnem para realizar mais um show e fazer o esplêndido público rir e se emocionar.



Classificação etária: Livre 


Entrada gratuita


Duração: 60 minutos



__________________________________________



Endereço de O Mundo do Circo SP: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru, São Paulo - SP, 02030-100



Sobre O Mundo do Circo SP


O Mundo do Circo SP é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com gestão e curadoria da Organização Social Amigos da Arte. O programa foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense. 



Dividido em três grandes lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Exposição -, o programa ocupa um espaço de mais de 10 mil m² do Parque da Juventude, na capital paulista. O Mundo do Circo SP tem uma programação variada com artistas nacionais e internacionais que contemplam todo o universo circense, promovendo espetáculos para todos os públicos, além de performances e números de rua, exposições, oficinas, seminários e workshops.



Sobre a Amigos da Arte


A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.



 Instagram | Site 






Nenhum comentário