[News] FIA Business School realiza webinar sobre gestão de projetos culturais de alta complexidade


 Produtor com intensa atividade no setor da cultura e do entretenimento, Marcelo Sollero, CEO do Polo Cultural, apresenta no dia 4 de junho, às 19 horas, o webinar Gestão de Projetos para a Indústria Cultural. Gratuito e transmitido online, o evento é uma oportunidade única para gestores, produtores culturais e artistas que administram as próprias carreiras - profissionais ou aspirantes -  entenderem a complexidade envolvida na administração de projetos culturais. “O objetivo é debater a questão da vida do produtor cultural, entender qual é o seu papel. Temos a função de mediador entre o artista e o mercado”, explica Sollero. “O conteúdo pode ser excelente em um sarau, mas se não for transformado em um  produto, o artista não terá condições de  pagar suas contas”, afirma.


Durante a apresentação, Sollero abordará temas cruciais para a gestão eficiente de projetos culturais. Ele enfatiza que o setor demanda profissionais flexíveis que precisam desempenhar diferentes ações simultaneamente, como a constante captação de recursos e prestação de contas, enquanto se executam projetos no presente. “O produtor cultural sempre está no presente, executando, captando para o futuro e prestando contas do passado”, comenta. Marcelo Sollero compartilhará estratégias sobre financiamento, ressaltando a importância de um bom networking. “Existem 20 formas diferentes de financiar um projeto, divididas em três grupos principais: vender para governos, setor privado e por meio de leis de incentivos fiscais. Então, é necessário ir para o mercado e identificar seu comprador”, esclarece.


Além das questões financeiras, Sollero também discutirá a evolução do mercado cultural e a necessidade de profissionalização crescente. “Hoje, um musical reúne 250 pessoas trabalhando no backstage para vinte atores no palco. Antigamente, não havia dinheiro para isso. A estrutura se profissionalizou”, explica.


Ao longo das últimas décadas, a evolução do mercado gerou uma variedade de abordagens para a gestão de recursos humanos e financeiro destinados à realização de projetos culturais. Assim como em outros setores, foi observada a transição de uma produção simplificada para uma economia complexa caracterizada pela diversidade de setores, interconexão entre agentes econômicos, inovação tecnológica constante e uma rede global de comercialização produtos culturais.


Neste webinar serão abordados:


Industria Cultural: Produtos Culturais e Marcas Culturais;

Características fundamentais do produtor cultural: confiabilidade, credibilidade, capacidade de execução, resiliência, habilidades de networking e negociação;

Três áreas de atuação simultâneas: captação de recursos, execução e prestação de contas;

Administração de fontes de financiamento para Projetos Culturais;

Relações Institucionais na Gestão (PR) e dados sobre mercado, artistas e legislação.

 


Serviço:


Webinar - Gestão de Projetos para a Indústria Cultural


Com Marcelo Sollero


Data: 4 de junho.


Horário: 19h.


Local: Online.


Realização: FIA Business School


Inscrição gratuita: https://materiais.fia.com.br/inscricao-gestao-projetos-industria-cultural-04-06


 


Sobre Marcelo Sollero


Mestre em Economia Criativa pela ESPM-RJ e Engenheiro Civil pela UFMG, Marcelo Sollero é Diretor Executivo do Polo Cultural. Especialista em Gestão Financeira e Administrativa de Projetos Culturais e de Entretenimento, ele já trabalhou em diversas iniciativas nacionais e internacionais. Sollero é autor de artigos em eventos internacionais e idealizador de três festivais nas áreas de música, literatura e inovação. Atualmente, é conselheiro da FIESP e desempenha um papel crucial no desenvolvimento e execução de projetos culturais no Polo Cultural.


 


Sobre o Polo Cultural


Fundado em 1998, o Polo Cultural é uma central de criação e inovação no cenário artístico-cultural, realizando projetos em diversas áreas de expressão artística, incluindo música, literatura, humor, artes cênicas e ação educacional. Em seus 25 anos de existência, o Polo desenvolveu mais de 150 eventos em âmbitos municipal, estadual e federal, firmando parcerias com empresas como Itaú, Amazon e Meta. De festival de literatura em livrarias de rua (Arena da Palavra) a oficinas de capacitação em jornalismo cultural para criadores de conteúdo (TV Cidade Cultural), passando pelos shows do Jam Brasil, o concurso de poesias do projeto Tâmaras e as Batalhas de Slam, o Polo selou importantes parcerias com a iniciativa privada, entre elas, com Itaú, Amazon e Meta.


 


Desde sua criação em 1998, o Polo Cultural passou por uma transformação significativa para alcançar seu posicionamento atual.  Iniciando como um grupo de artistas independentes em busca de visibilidade e oportunidades, o Polo desenvolveu-se ao longo dos anos para se tornar uma força impulsionadora do empoderamento artístico. Nos últimos anos, a empresa expandiu seus projetos e parcerias estratégicas, visando ampliar o impacto na sociedade. “Acreditamos que a arte tem o poder de provocar mudanças e promover a inclusão e a diversidade”, afirma Eneida Soller, presidente do Polo. “Com o apoio de artistas, patrocinadores e colaboradores, estamos construindo um legado de transformação cultural. Continuaremos avançando, explorando novas formas de expressão e impulsionando uma sociedade mais criativa e vibrante”, afirma Marcelo Sollero, diretor do Polo.





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