[Crítica] Sobreviventes-Depois do terremoto

 

Sinopse:

Depois de um poderoso terremoto, Seul é devastada, restando apenas as ruínas da grande cidade. O apartamento Hwanggoong é o único lugar que ainda está de pé após a tragédia, se transformando em um ponto de abrigo para os sobreviventes. Young-Tak (Lee Byung-Hun) conduz temporariamente os residentes do apartamento de Hwanggoong. À medida que a crise se desenrola, Young-Tak tenta proteger os residentes de estranhos que começam a chegar aos poucos. Min-Sung (Park Seo-Joon) que era um funcionário público, é escolhido por Young-Tak e se torna seu ajudante e enquanto isso Myeong-Hwa (Park Bo-Young), esposa de Min-Sung é enfermeira a ajuda a cuidar dos feridos. Com o passar do tempo o número de pessoas no prédio só aumenta, exigindo uma medida especial.


                            O quê eu achei?

Após um terremoto devastar Seul inteira,deixando apenas as ruínas da outrora majestosa capital coreana, o conjunto residencial Hwang-Gong é o único lugar que restou de pé e se tornou um ponto de sobrevivência para seus habitantes. Young-tak (Lee Byung-Hun)é o líder do grupo e ele tenta controlar o fluxo de habitantes, impedindo que novos entrem e apenas os originais continuem sendo moradores.

Min-Sung (Park Seo-Joon), um ex-funcionário público, é selecionado para virar o braço direito de Young-Tak, enquanto sua esposa Myeong-Hwa (Park Bo-Young) é uma enfermeira que cuida dos feridos. O problema surge quando o número de pessoas querendo adentrar o local só aumenta, Sung e Tak terão que encontrar uma maneira justa de resolver o dilema.

Em vários momentos, a trama me fez lembrar de uma mistura de O senhor das moscas (devido ao olhar distópico futurístico)com o longa norueguês Terremoto de 2018, devido à ambientação.

De modo geral, "Concrete Utopia" é mais ambicioso do que sua execução, mas, ainda assim, sustenta seu suspense com uma jornada emocional nas profundezas do que a escassez pode fazer com a humanidade. Observar a redução das rações de alimentos levando as pessoas a serem mais egoístas e tolas enquanto se apegam às regras pode ser engraçado, mas com que objetivo? Para apontar a hipocrisia da civilização? Para demonstrar como os proprietários de apartamentos são menos propensos a compartilhar com os menos afortunados? "Concrete Utopia(título em inglês que significa Utopia Concreta)" é um exercício de pensamento de ficção científica incômodo, mas menos profundo do que as cavernas deixadas pelo terremoto do filme. 


                            Trailer:






Nenhum comentário