[Crítica] Diário de uma onça

 

Sinopse:

Diário de uma Onça é um documentário brasileiro dirigido por Joe Stevens, Fábio Nascimento e Mário Haberfeld. O longa mostra a história real de três gerações de onças pintadas - espécie ameaçada de extinção no Brasil - que sobreviveram ao longo dos anos no Pantanal graças à intervenção de uma equipe de biólogos que fazem parte da ONG Onçafari - projeto de conservação e habituação de animais. O documentário segue o ponto de vista da onça Leventina, que conta a trajetória de sua avó Fera, primeira onça no mundo cuja reintrodução foi bem-sucedida, e sua mãe Ferinha.


                             O quê eu achei?

Dirigido por Joe Stevens(Earth At Night, documentário disponível na Apple+)Mário Haberfeld(fundador da ONG Onçafári) e Fábio Nascimento(cineasta e fotógrafo documental)e produzido por WCP(World Cinema Project)em coprodução com Ventre Studio e Globoplay, esse documentário narra a história de três onças-avó, mãe e filha-narradas em primeira pessoa pela voz da atriz Alanis Guillen, intérprete da personagem Juma no remake da novela Pantanal.

Alanis empresta sua voz à Leventina, neta da primeira onça-pintada a ser reintroduzida no habitat natural do Pantanal,é uma onça que recebe uma coleira dos biólogos do projeto Onçafári com um rastreador GPS e luta para sobreviver em um mundo ameaçado pelo homem e pelas mudanças climáaticas.

Filmado ao longo de três anos, o doc tem apenas uma hora mas contou com mais de duzentas horas de material bruto,Leventina foi separada de sua mãe quando ainda era filhote e teve que aprender a se virar sozinha na natureza selvagem. Uma verdadeira história de resiliência.

Estreia no Globoplay dia 6 de dezembro.


                            Trailer:






Nenhum comentário