[News] Promessa do Rap Nacional, BIG BLLAKK, lança “ERREJOTACULTDRILL – Esquema Novo Vol.2”, nesta sexta-feira (28)

 Promessa do Rap Nacional, BIG BLLAKK, lança “ERREJOTACULTDRILL – Esquema Novo Vol.2”, nesta sexta-feira (28)

Capa é uma homenagem a Jorge Ben Jor, referência musical do artista

 

Capa e Contra BIG BLLAKK.jpg


 

Depois de lançar os clipes de “Concreto” e “Chove Chuva”, BIG BLLAKK, revelação do rap brasileiro, lança seu primeiro álbum: “ERREJOTACULTDRILL – Esquema Novo Vol.2”, nesta sexta-feira (28).

 

O álbum conta com 8 faixas. Três delas – “Concreto”, “Chove Chuva” e “Perigo e Adrenalina” já ganharam clipe e estão disponíveis em todas as plataformas digitais e o carioca já colaborou em canções com participações de Filipe Ret, L7NNON e MarjorRD. 

 

Diferente de muitos colegas do rap, suas inspirações estão nas músicas da antiga MPB. “Eu escuto eles para aprender a fazer música, independente do rap.”. BIG BLAKK tem como principal referência o cantor Jorge Ben Jor, sobretudo pelo álbum “Samba Esquema Novo” de 1963. “Nesse álbum o Jorge Ben falava que queria levar a música popular à Zona Sul do Rio. E ele conseguiu. Eu também quero fazer isso, misturar o som da periferia com o som do Leblon.”, explica. 

 

Segundo BIG, seu som é para o povo. "Pra galera pobre, mas também que seja para elite. O Jorge Ben Jor já tinha feito isso no disco dele ‘A Tábua de Esmeralda’".

 

O artista fala com orgulho sobre ser influenciado por Vinícius de Morais, Bebeto, Djavan... "Eu procuro sempre escutar a música dos antigos para aprender. Gosto do jeito que eles se comunicam com o público deles. Independentemente de ser rap ou não”, finaliza o artista.

 

Link para o Pré-Save: https://onerpm.link/ERREJOTACULTDRILL

 

 

TRACKLIST

1. Aventura feat. Juyè (Prod. $amuka/Avila)

2. Perigo e Adrenalina feat. LEALL (Prod. $amuka)

3. Vem Fácil (Prod. Erick Di & $amuka)

4. Melhor Forma (Prod. $amuka & Nansy)

5. Chove Chuva feat. Sant (Prod. $amuka & Babidi)

6. Concreto (Prod. $amuka)

7. Um Dois (Prod. Apoema & Babidi)

8. O Retorno do Boombap feat. MG CDD (Prod. Babidi) - FAIXA BÔNUS

 

Faixa a Faixa por BIG BLLAKK

1 - Aventura feat Juyé  

“Aventura fala sobre a relação de duas pessoas de classes sociais diferentes, onde um dos parceiros corre atrás do outro querendo uma relação mais séria. Porém, o outro lado foge de um relacionamento por enxergar que por conta de sua condição social não teria por que manter qualquer tipo de vínculo. Também fala um pouco sobre as diferenças entre um “favelado” e um playboy. Falo de como é atrativo todo o estereótipo que gira em torno de pessoas periféricas e termino querendo mostrar a quem tá ouvindo que o que fazemos não é pra qualquer um. Por mais que não tenhamos tudo que queremos já somos especiais em ocupar o lugar de importância que ocupamos. ‘Mas se fosse pra qualquer um, todos tavam’ abre margem para toda a construção do álbum. Juyè chega complementando com um vocal muito lindo, somou muito pra que eu escolhesse essa como faixa 1”.

 

2 - Perigo e Adrenalina feat. Leall

“Essa música já fala mais sobre o lado do outro parceiro, ‘jaqueta da Palm Angels, na adolescência usava Gap’ é se referindo a uma patricinha que cresceu com marcas caras e, ao mesmo tempo, mostra o lado da “favela” onde “os cria mal sabem comer de garfo, regras de etiqueta e deixar ela quente”. Mostrando como a maior parte dos jovens, que são de onde eu sou, veem as relações, ao mesmo tempo, como se a música toda acontecesse em torno desse dia a dia: entre a favela e o asfalto, a patricinha e o favelado, “molha o pano e a calcinha”, faz referência às drogas usadas em baile, onde se utiliza um pano como parte do uso. Na segunda parte, “me causa disritmia, altera os meus compassos” é referência a Martinho da Vila, que fala sobre as relações amorosas e a vontade de se aprofundar no outro, assim como passo nessa faixa, vislumbro um pouco também falando sobre viagens, cartões sem limites, por isso, no final, o áudio “mansões, mulheres” meio que o sonho de todo menor que veio de baixo. Faço também referência a minha capa e ao Racionais “promotor e um homem só, Deus é o juiz, se agora eu tô forte foi muita batalha nada é por acaso, foi Ele quem quis, um unbelievable (inacreditável), uma expressão usada em jogos quando um jogador faz uma sequência de acertos fora do comum. ‘Hoje vou lançar minha peita do Liverpool é uma referência a camisa da capa e ao time de futebol inglês’”.

 

3 - Vem Fácil

“’Vem fácil’ já é uma perspectiva mais vitoriosa onde as coisas começam acontecer de maneira positiva, onde falo um pouco da minha trajetória, ‘não contei com sorte de principiante’/’acerto as jogadas como Stephen Curry’, jogador que tem muitos lances de 3 pontos convertidos, e comparo meu estilo de rima a brutalidade de Shaquille o’Neal, outro histórico jogador de basquete. Nessa faixa, também falo sobre otimismo e coisas que ainda não temos no momento, mas almejamos e com fé conseguimos. ‘Talvez eu quisesse até ter umas paradas que ainda não tenho, mas, fé, consigo’. Também falo do Vinicius Jr., referência como jogador “liso” que passa como quer pela marcação e faz o que bem entende em campo. E o refrão sintetiza tudo isso e tem o objetivo de passar essa positividade e fazer o ouvinte enxergar que, apesar de qualquer coisa, sempre estamos melhores que ontem, também referência ao Nação Zumbi ‘e se há um tempo atrás se falava em progresso, hoje se conta os números de likes” “há um tempo atrás se falava em bandidos, há um tempo atrás se falava em solução, há um tempo atrás se favela em progresso, há um tempo atrás eu via televisão”.

 

4 - Melhor Forma

“’Melhor forma’ é como se fosse uma afronta a quem se diz contra nós, “manda o mais brabo que eles tiver que não bate de frente com nosso menor mais tranquilo”; como se quem tentasse contra não tivesse capacidade nem contra o mais fraco da nossa tropa. Também fala sobre a cidade do Rio de Janeiro e como as coisas são diferentes pra quem nasceu de pele escura, fazendo o paralelo que não importa de onde você é e sim sua condição que define como as coisas acontecem no seu dia a dia. “As ruas do seu bairro até pode ser um risco, tudo depende de qual é sua cor” fala também sobre toda nossa vivência, dos finais de semana, de como nos vestimos e como nos comportamos. Já no refrão é como se fosse uma proposta de uma parceira que só procura atrás da “boa” atrás de condição, atrás da “melhor forma” na segunda parte, desenvolve-se como um diálogo entre o músico e o ouvinte, onde eu explico das dificuldades, mas também procuro mostrar o que já melhorou: “hoje tá fácil e que eu passei de fase, enriquecendo minha conta no banco, jogador caro valoriza o passe”. Faço também o comparativo entre a falta de estudo e o conhecimento de quem mora na favela sobre onde se encontra “os moleque é fraco de geografia mas entende bem sobre o solo que anda”; como se quem nascesse e crescesse aqui, por mais que não tenha estudado, entende sobre o terreno em que habita “tipo um bom cultivador à espera da fartura pois sabe o que planta”.

 

5 - Chove Chuva feat Sant

“’Chove chuva é de onde vem a ideia da faixa. Fiz antes de chamar o Sant e é uma das mais pessoais, quase que um desabafo e, ao mesmo, uma oração, “que Deus abençoe nossa correria sagrada”. Eu morava perto de uma igreja e várias vezes aconteceu de tá tendo culto e ter tiros pela favela daí vem a linha: “quase nada nos abala, mas quem que te disse que homem não chora”. Referência a Jesus chorou, do Racionais, “desde de pequeno aprendeu com a maldade” e, mais uma vez, fazendo alusão a pessoas que nascem em comunidade e tem outro tipo de formação, educação e ensinamentos. Vale dizer também que sou fã do Sant e pra mim é uma realização muito grande ter ele nesse disco”.

 

6 - Um Dois

“Um dois é uma ego trip. Falo sobre ser bom no que faço e um aviso pra quem tenta contra “nego se não tem o molho acho bom nem entrar na cozinha”. Sauce e uma gíria em inglês e meio que quis fazer esse trocadilho com a gíria do trap e a tradução, “quem te falou que não sou um moleque atrevido, fiz meu dinheiro conquistei respeito e as que não davam bola agora acha bonito” - referência à música do Jorge Aragão e toda essa ideia e vontade de “vencer” na vida. O refrão é mais melódico. É retratando uma noite”.

 

7 - Concreto

“’Concreto’ segue essa mesma linha de ego trip, onde falo mais sobre minha pessoa, pensamentos diversos entre neurose com alguém e mulheres, “sempre na atividade pra nenhum otário tentar ser esperto”. Falo também sobre não precisar de coisas erradas pra dar certo e sobre todo o comportamento social de um favelado, fazendo referência ao Mc Cidinho: “se o dinheiro não é meu eu não quero, se a mina não é minha não olho”. Fundamento de um favelado”.

 

8 - O Retorno do Boombap feat mgcdd (Faixa Bônus)

“Nessa faixa bônus, eu venho mais descontraído. “Passa a visão da boa tô pelas beirada” como se tivesse falando no telefone com o MG. Escrevi essa de freestyle e, pra seguir a tradição, mantive meu irmão de feat na música. ‘Pelas Américas acelerando até a Niemeyer desce pra prainha do vidiga. Carbura esse balão da escada, aprecia a vista’; como se ali tivesse contemplando todo feito até aqui, todo o Rio de Janeiro e tudo que eu vivo. ‘Revolta é com o governo não comigo’ um verso referência ao Racionais e que serve pra todo mundo que acha que devo algo, seja explicação, consideração ou qualquer coisa que eu não tenha poder sobre... ‘Suporta esse peso ou cai no abismo’ e assim finalizamos o álbum com uma faixa de boombap. O nome vem de um acontecimento onde um artista havia falado sobre a falta do gênero no rap hoje em dia, porém há muitos e muita gente fazendo com excelência. O álbum, no geral, é feito pra que quem ouça se sinta nas ruas do Rio de Janeiro, e tenham a sensação de estar vivenciando cada verso que rimo. Às vezes eu, às vezes um personagem que invento, às vezes um amigo, mas sempre a realidade. ERREJOTACULTDRILL esquema novo já é um clássico”.

 

1. AVENTURA

 

Aventura
Liga em busca de aventura 

Diz que o preto virou sua cura 

E toda noite ela me procura 

 

Na fissura de ser só minha 

Curte monogâmica 

Bebê sai dessa rua escura 

Entre nós é só força bruta 

 

Sei que é muito atrativo um neguinho fudido 

Estereótipo ruim, feição de bandido 

Assinou no artigo, rodou no 12 

Menorzão se arriscava no 155 

 

Branquinha sempre perde 

Pro loirin pivete 

Da pele manchada 

Com a cor do racismo 

 

Isso me diverte 

O jogo se inverte 

E quem negava voz 

Hoje fala sozinho 

 

Mas fosse pra qualquer um todos tava 

Vi cair quem antes me testava 

Quero motivos e nem sou o Tim Maia 

Quem muito aplaude, também vaia 

 

Homem sábio sabe quando pausa 

Escuta essas rimas eu fiz com a alma 

A rua foi escola e eu não matei aula 

E a vida em seus métodos me diz calma 

 

Ela fica de lado e me diz não para 

Safada me rendeu sem nem usar arma 

Me desculpa bebê, não prometi nada 

Foda se despedir em plena madrugada 

 

Mas fosse pra qualquer um todos tava

Menina mulher da pele clara 

Família de base escravocrata 

Quer conhecer um pouco mais do drama 

 

Prefiro minha solidão 

Do que essas relações rasas

Bebê por que me julgar tanto? 

Não sei 

 

Mina me deixou tonto, seu poder 

É privilégio em não saber tanto 

Sobre mim 

E tudo que passei antes

 

Bebê por que me julgar tanto? 

Não sei 

 

Mina me deixou tonto, seu poder 

É privilégio em não saber tanto 

Sobre mim 

E tudo que passei antes

 

2. PERIGO E ADRENALINA

 

Com a minha Jaqueta da Palm Angels

Na adolescência usava GAP

Os cria mal sabe comer de garfo

Regras de etiqueta é deixá ela quente

 

Vocês é engraçado igual Sai de Baixo

Isso é meu esporte, hobby e trabalho

Em campo gingando igual ronaldo

Caneto esse beat com entrosamento

 

Homem gol

 

Bebendo uma Brahma em domingo sol

Deu praiou ameniza o calor

Descendo esse gelou

E os vapor chorando todas carga

 

Clima de verão

 

Tocar o tambor

Se é baile na treze

Tem duas equipe

E quatro paredão

 

Cada de raça que para

Comigo comprou seu whisky

Chuva de copão 

 

Molha o pano e a calcinha

Só pra lembrar trem não anda linha

Fala que minha cor vicia

Tipo perigo e adrenalina 

 

Molha o pano e a calcinha

Só pra lembrar trem não anda linha

Fala que minha cor vicia

Tipo perigo e adrenalina

 

Me causa disritmia 

Altera os meus compassos

Meus bpms, barras e traços

Sou tão escuro e fui tão claro

 

Quando me falou tudo o que queria

Bebê desculpa eu ser tão chato

É que isso faz parte do meu trabalho

Eu já disse essa merda é minha correria 

 

Viagens aéreas 

Cartões sem limites 

Essa vida é bela

Então aproveite e brinde 

 

Nós fode com ela 

Sem fazer convite 

 

Uns mordem a cara 

Mas o trem não para 

Promotor é um homem 

E só Deus é o juiz 

 

Se agora eu tô forte 

Foi muita batalha 

Nada é por acaso

Foi ele quem quis 

 

Unbelievable

 

Hoje eu vou lançar minha peita do Liverpool 

Fumo da gringa, me trouxeram híbrido 

Um presente próspero 

E um futuro digno 

 

Neuroses a parte

Agora eu tô tranquilo

Mais que um tempo atrás 

Se quiser eu te explico 

 

Subiu alguns dígitos na minha conta

Esse é o motivo 

De eu viver sorrindo 

 

Molha o pano e a calcinha

Só pra lembrar trem não anda linha

Fala que minha cor vicia

Tipo perigo e adrenalina

 

Molha o pano e a calcinha

Só pra lembrar trem não anda linha

Fala que minha cor vicia

Tipo perigo e adrenalina

 

No banco carona

Ela me questiona, “diga por que tu some?”

Diz que eu tô mais distante

Fotos na estante resumindo o nosso drama

 

E tudo se acaba na cama

Sempre que você me chama

Acho melhor nós não ir longe

 

É que foi somente onda

Nós nunca construímos pontes

 

ERREJOTACULT é o bonde

Sabe que nós tem a fonte

Perigo e adrenalina na pista é rotina cê sabe onde

 

Falando sobre amores perdidos, os cacos de vidros 

Com a paz de um monge

Como um velho bandido, eu conheço os atalhos 

E não é de ontem

 

Deixa eu viver minha sina

Sabe que eu boto o clima

 

No topo da minha lista 

Quer ser minha favorita

 

Nega eu levo na risca

Tô sempre pela pista

Frio e calculista 

Perigo e putaria

 

3. VEM FÁCIL

 

Tira as crianças da sala

Essa parada não é pra iniciante 

Fiz o meu nome nas quadras 

Não contei com sorte de principiante 

 

Acúmulo pontos, acerto a jogada 

Com a precisão que tem Stephen Curry

Na brutalidade de Shaquille O’Neal 

Entorto esse aro depois de um crossover

 

Adversários 

Tipo o mano da cor que tem o mesmo ofício

Se perdeu no caminho do seu personagem 

E agora vê o irmão como seu inimigo

 

E talvez eu quisesse até ter umas parada 

Que ainda não tenho mas fé 

Consigo sem ostentar pra sentir melhor ou 

Me digladiar pra me sentir mais vivo 

 

Igual Vinicius Jr. os menino são liso 

Brota no baile é dois tubo de lança 

Novinha balança, química no vidro 

 

E o perfume que eu porto 

Ela pede a fragrância 

Dúvido que se eu fosse 

Fodido dava confiança 

 

Motivos que eu sempre ignoro 

O que vem muito fácil 

Eu quero distância 

 

Vem fácil, vai fácil 

Mano eu já tô bem melhor que o ano passado

E eu viro o jogo rápido 

Se o campo tá ao meu favor

Toca que eu emplaco

 

Vem fácil, vai fácil 

Mano eu já tô bem melhor que o ano passado

E eu viro o jogo rápido 

Se o campo tá ao meu favor

Toca que eu emplaco 

 

É que tem uns amigo que querem que eu vença 

Tem uns otário esperando que eu pare 

E eu vou acelerando e ganhando a corrida

Vocês tão brincando tipo Mario Kart

 

Treme na base ao sentir minha presença 

Régulo médios, agudos e graves

No fluxo, rios, pontes e overdrives 

Cidadão do mundo de comum imagem 

 

E se há um tempo atrás se falava em progresso 

Hoje se conta os números de like 

Ela pergunta se eu sigo de volta 

Que se fizer isso vai dá mais vontade 

 

Pensando na frente é coisa de momento 

E no planejamento já não faz mais parte 

Ela disse que achava improvável

Um preto igual eu tá vivendo de arte 

 

Vem fácil, vai fácil 

Mano eu já tô bem melhor que o ano passado

E eu viro o jogo rápido 

Se o campo tá ao meu favor

Toca que eu emplaco

 

Vem fácil, vai fácil 

Mano eu já tô bem melhor que o ano passado

E eu viro o jogo rápido 

Se o campo tá ao meu favor

Toca que eu emplaco

 

4. Melhor forma 

 

Manda o mais brabo que eles tiver 

Que não bate de frente 

Com o nosso menor mais tranquilo 

Rio de Janeiro é um perigo 

 

Sua cidade até pode ser um risco 

Tudo depende de qual é sua cor

As coisas são complicada

Por aqui se nasceu neguinho

 

Mas mano eu dúvido 

Que eles já acordaram a barulhos tiro

 

Fim de semana, lancei o conjuntinho 

Trajado esporte fino 

Ela me aciona, fazendo o convite 

E brota na minha base, já sabe o caminho 

 

O homem é produto do meio 

Mas o que se vende aqui é proibido 

Sonho das paty, é o terror do sistema 

Gerado nessa fábrica de bandido 

E a melhor forma 

Mensagens querendo a melhor forma 

Fala pra mim 

Que foi a melhor foda 

Sacanagem ter que ir embora

Já deu meu hora

 

E a melhor forma 

Mensagens querendo a melhor forma 

Fala pra mim 

Que foi a melhor foda 

Sacanagem ter que ir embora

Já deu meu hora

 

Mano eu já passei vontade 

Hoje tá fácil, é que eu passei de fase 

Enriquecendo a conta no banco 

Jogador caro, valoriza o passe 

 

Os moleque 

Nenhum comentário