[News]Feira Rasga & Quebra, organizada pela Loja Gengibrão, leva 4 mil pessoas à Ocupação 9 de Julho e reforça parceria do evento com o MSTC

 Feira Rasga & Quebra, organizada pela Loja Gengibrão, leva 4 mil pessoas à Ocupação 9 de Julho e reforça parceria do evento com o MSTC




Crédito: Caio Casagrande



A segunda edição da feira Rasga & Quebra, promovida pela loja Gengibrão, levou no último final de semana (dias 18 e 19 de março, sábado e domingo), um público estimado de 4.000 pessoas à Ocupação 9 de Julho. "Agradecemos a todos que foram prestigiar o trabalho dos artistas na feira Rasga & Quebra, conhecer a nova Loja do MSTC e se deliciar com o almoço da Cozinha da Ocupação 9 de Julho. É importante entender esse espaço democrático como um equipamento cultural que, além de ser moradia de mais de 120 famílias, também acolhe a sociedade e iniciativas criativas", reforçam Oscar Nunes e Caio Casagrande, fundadores da Gengibrão e organizadores da Feira, que integrou a programação paralela da DW! Design Weekend - Semana de Design de São Paulo.


A feira reuniu 60 artistas - o dobro da primeira edição. As vendas, somando os dois dias, superaram R$150.000,00 e a organização do evento recebeu diversas manifestações de apoio dos expositores por meio de depoimentos como os listados abaixo:


"Terminei a feira muito mais feliz e renovada. Conheci trabalhos incríveis e tive uma troca maravilhosa com outros participantes. Bom demais conhecer pessoalmente os artistas que você acompanha e admira o trabalho (...)." - Cíntia Koyama


"(...) Trocar com pessoas que conseguem viver das produções, trocar com pessoas que gostariam de viver de arte, conhecer pessoas novas e ter uma esperança de que é possível. Perceber o sorrisinho de quem via o verso do meu cartão de visita e sentir uma conexão bizarra de alguém que se conecta com seu trabalho. Reencontrar amigues, dar abraço em web amigues e receber admiração de quem você admira. (...)" - Kaio Fialho


" (...) Eu não sabia o que esperar. Apesar de eu achar que é legal meu trabalho, eu não esperava tanto. Significa muito pra mim essas primeiras vendas. Agora tô muito feliz e motivada. Motivada em fazer mais, pensando na próxima coleção!" - Yasmin Sayuri


"A atenção de vocês com os expositores foi algo que nunca tinha visto (e já participei de muita feira), preocupação com água, desconto para almoço, varal para expor peças, pregadores, placas com os nomes, convites para a festa pós feira etc. (...)"- Anônimo


No evento, foram comercializados itens como cerâmica utilitária ou decorativa, xilogravuras, serigrafias, risografias, impressões digitais e estamparias manuais, vasos, quadros e obras originais. Caio e Oscar, idealizadores da Feira, também reforçam o agradecimento à Ocupação 9 de Julho.


Parceria com a Ocupação 9 de Julho, do MSTC

Como contrapartida para realizar a feira na Ocupação 9 de Julho, a Gengibrão reformou e reformulou a loja do MSTC, convidando 10 artistas para produzirem obras inspiradas no espaço, que poderão ser adquiridas lá e terão toda a verba revertida para o movimento.


Antes um brechó, agora o espaço está repaginado e com cara de "Lojinha de museu", onde os visitantes poderão levar consigo a mensagem do movimento e adquirir lembrancinhas. Também haverá produtos de pequenos produtores e trabalhos de outros artistas convidados.


Além disso, a parceria foi reforçada com a realização de um sorteio de uma das obras originais do artista Une Ortega, que desenhou o prédio da Ocupação 9 de Julho. Através de uma rifa, será sorteada junto com o desenho emoldurado: uma jaqueta exclusiva da Alastra e um kit com bag e avental da Cozinha da Ocupação 9 de Julho.


Sobre a Gengibrão 

Gengibrão é uma loja e estúdio de criação em atuação desde julho de 2021. Reúne a produção de artistas brasileiros independentes com uma pegada autoral e inusitada. São gravuras, cerâmicas, esculturas, acessórios e objetos de decoração. Entre os mais de 80 artistas, estão Alastra, Herbbbie, Bixa Tropical, Cibi Koyama e muitos outros. Seu objetivo é impulsionar o trabalho desses artistas, gerando renda e reconhecimento para quem produz.


Sobre a Ocupação Nove de Julho 

O antigo prédio do INSS, hoje o espaço, onde vivem 120 famílias, é um exemplo de como um edifício abandonado pelo poder público pode ser transformado por meio das pessoas. Além de moradia, ali tem horta comunitária, oficinas, galeria de arte, biblioteca, brinquedoteca e uma intensa programação cultural nos almoços que acontecem todos os domingos e juntam centenas de pessoas.


Em 2000, o grupo da Ocupação 9 de Julho criou o Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC), coordenado por Carmen Silva com voz ativa e um olhar que acompanha desde os pequenos detalhes à estratégia para participar dos editais e dos conselhos gestores das políticas públicas.

Nenhum comentário