Novidades

[News]Grupo 'Depois do Ensaio' estreia nova temporada carioca do espetáculo 'Seu Miguel, Seu Miguel'

 GRUPO “DEPOIS DO ENSAIO” ESTREIA NOVA TEMPORADA CARIOCA DO ESPETÁCULO “SEU MIGUEL, SEU MIGUEL”



Fotos Heitor Muniz

 

Baseada na linguagem do teatro de formas animadas, montagem infanto-juvenil entra em cartaz dia 21 de janeiro, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.

 

Atores, bonecos, máscaras, luzes e sombras. É no diálogo entre esses diversos elementos que nasce “Seu Miguel, Seu Miguel”, última montagem da premiada companhia carioca “Depois do Ensaio”, que estreia nova temporada no Rio, de 21 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023, sábados e domingos (16h), na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Com roteiro original de Thales Sauvo e direção de Marcio Nascimento, a peça (uma coprodução com o Paideia Artes) infanto-juvenil conta a história de amizade entre a menina Nina e o artesão seu Miguel, que acontece inesperadamente dentro de sua pequena loja de brinquedos.

 

Baseada na linguagem do Teatro de Formas Animadas, o espetáculo procura resgatar a sensibilidade dos processos artesanais muitas vezes perdida para a tecnologia e, com isso, incentivar o diálogo entre pais e filhos sobre a importância de olhar para o próximo. O projeto, que já vem sendo pensado desde 2019, marca a primeira parceria do grupo “Depois do Ensaio” com Marcio Nascimento que, além de diretor, é ator das premiadas companhias “Cia Pequod de Teatro de Animação” e “Artesanal Cia de Teatro”.

 

Com Fabricio Neri, Gaia Patricia, Tammy Caroline e Thales Sauvo no elenco, utilizando-se de máscaras, marionetes e um jogo especial de luzes e sombras, o espetáculo conta a história do encontro entre Nina e Seu Miguel, um artesão, dono de uma antiga loja de brinquedos, que não consegue mais vender suas criações e vive dentro de seu próprio mundo. Um dia, ele recebe a visita inesperada de Nina, uma menina sorridente que está perdida de sua família e se abriga em sua loja encantada por sua vitrine. A partir daí, uma bonita relação começa a ser criada entre os dois. Enquanto Nina vai se apaixonando pelo ofício de Seu Miguel, ele, por sua vez, precisa enfrentar seus medos para ajudar a menina a encontrar seus responsáveis.

 

“Seu Miguel é um personagem que representa a solidão, sentimento presente na vida de muitas pessoas, influenciadas pela falta de relações reais. A peça fala do cuidar do outro e principalmente de nós mesmos, abordando assuntos como amizade, companheirismo, amor e humanidade”, explica Thales.

 

A fim de aprimorar ainda mais o jogo de cena entre atores e todos os elementos cênicos presentes, os artistas receberam uma preparação corporal especial em mascaramento de Rodrigo Sangodare, que há mais de 10 anos desenvolve pesquisas com a linguagem. Já a manipulação das marionetes teve orientação de Júlia Barnabé, artista que já se apresentou em mais de 10 países utilizando-se desse tipo de linguagem.  As canções e composições criadas para o espetáculo ajudam a dar o tom de fantasia e carinho na relação de amizade entre Seu Miguel e Nina. Ambos passam jornadas internas ao se encontrarem e são coloridos por uma trilha minimalista, que aponta o traço das palavras não ditas.

 

O cenário, um ambiente lúdico composto pelas criações de Seu Miguel, como brinquedos de madeira, bonecos de fio, entre outros, assume a dupla função de contextualizar aquela pequena realidade distante da cidade e, assim, estimular o imaginário das crianças. O figurino, repleto de detalhes, faz o público se perguntar o que de fato é criação do artesão, o que é artista em cena, e o que é cenário na composição.

 

Sobre a Cia Depois do Ensaio/Paideia Artes – o grupo “Depois do Ensaio” foi formado em 2012 por artistas de várias regiões do Rio de Janeiro que pretendem a democratização e circulação da arte teatral por vários espaços fora das localidades de mais privilégio. Já percorreu vários estados do Brasil com seus trabalhos, conquistando diversos prêmios e indicações em festivais. Também participou do Programa da Shell "Iniciativa Jovem-Conexões", recebendo o selo de "Empreendimento Sustentável ", justamente pelo impacto de sua ação social em diversas camadas da sociedade. Atualmente formado por Gaia Patrícia, Fabrício Neri, Tammy Caroline e Thales Sauvo, pesquisam o Teatro de Formas Animadas, linguagem que fundamenta o novo espetáculo. O grupo também é idealizador, produtor e curador, junto a Cia. Ih, Contei! do Anima Praça-Festival de Teatro de Formas Animadas, além de realizar oficinas e Mostras de Teatro Lambe-lambe em diversos espaços.

 

Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o PAIDEIA ARTES é um espaço de desenvolvimento artístico, que utiliza a arte como ferramenta de informação, cultura e formação social.  Além de realizar produções artísticas, oferece cursos nas áreas das artes cênicas, dança, música e desenho para pessoas de todas as idades. O início de suas atividades foi em 2017, e teve como fundadores os membros da COMBI - Companhia Brasileira de Interpretação que contava na época com 17 anos de experiência no campo das artes cênicas. Atualmente o PAIDEIA ARTES abriga o Teatro Alternativo Almir Rodrigues, no qual a COMBI tem residência artística promovendo eventos culturais em linguagens diversas.

 

Ficha Técnica

Roteiro, Concepção e Criação das Formas Animadas: Thales Sauvo

Direção: Marcio Nascimento

Assistente de Direção: Gabrielly Vianna

Intérpretes Manipuladores: Fabricio Neri, Gaia Patricia, Tammy Caroline e Thales Sauvo

Orientação Teatro de Máscaras e Preparação de Corpo: Rodrigo Sàngódaré

Orientação Bonecos de Fio: Júlia Barnabé

Direção e Composição Musical: Fabricio Neri

Arranjador e Multi-instrumentista: Tavares

Figurino: Gilson Motta

Assistente de Figurino: Gaia Patricia

Costureira: Edvalda Moura

Cenário: Wan Olissant

Cenotécnico: Delcyr da Hora Ferreira

Adereços: Andreá Souza

Perucaria: Cleber de Oliveira

Assistente de Perucaria: Vitor Martinez

Iluminação: Ademir Lamego

Direção de Produção na criação: Julio Venancio e Thales Sauvo

Produção Executiva na criação: Juliana Gonçalves

Assistente de Produção na criação: Naomi Savage

Produção Executiva: WDO Produções

Realização: Grupo Depois do Ensaio

 

SERVIÇO:

“Seu Miguel, Seu Miguel”

Elenco: Fabricio Neri, Gaia Patricia, Tammy Caroline e Thales Sauvo

Roteiro: Thales Sauvo

Direção: Marcio Nascimento

 

Datas e horários:

Temporada: 21 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023

Sábados e domingos, às 16h.

Local:

Casa de Cultura Lauro Alvim: Av. Vieira Souto, 176 - Ipanema, Rio de Janeiro

Contato: 21 2332-2016

Duração: 50 min

Classificação: Livre. Indicação: a partir de 5 anos.

Valor:  R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia)

Compra antecipada pelo site da Funarj: funarj.eleventickets.com
Capacidade
: 190 pessoas

Informações:

https://www.facebook.com/grupodepoisdoensaio/

Nenhum comentário