[News] DIÁRIO DE VIAGEM estreia nos cinemas dia 17 de novembro

 



DIÁRIO DE VIAGEM é uma ficção inspirada na vivência de Paula Kim com o transtorno alimentar. A diretora criou a Sam Ka Pur Filmes, responsável pela idealização e produção do site e redes sociais Sobre Nossa Visão Distorcida, um espaço aberto de desabafo e reflexão sobre um distúrbio que nos últimos anos tem se tornado assunto de saúde pública: os transtornos alimentares.

Produzido por Sara Silveira e pela própria diretora, o projeto do longa DIÁRIO DE VIAGEM participou, em 2015, do L’Atelier da Cinéfondation (Festival de Cannes) e o filme foi finalizado durante a pandemia do covid-19.


Protagonizam o longa, a atriz Manoela Aliperti, que se destacou na novela Malhação: Viva a Diferença e no especial As Five, ambas da TV Globo, e os conceituados atores de teatro, TV e cinema Eucir de Souza (Meu Mundo em Perigo, Se Nada Mais der Certo, Hoje eu quero voltar sozinho) e Virginia Cavendish (O Auto da Compadecida, Lisbela e o Prisioneiro, Califórnia). 


 


SINOPSE


1995, São Paulo. Logo após a implantação do Plano Real, Liz, 13, é mandada para um intercâmbio na Irlanda. Seus pais de classe média emergente estão otimistas, mas na percepção da adolescente a viagem é um total fracasso. Liz retorna ao Brasil desequilibrada e obsessiva, com um transtorno alimentar que limita sua vida em todos os âmbitos. Como superar essa dura realidade?


 


DIRETORA


Paula Kim fez seu bacharelado em audiovisual pela Universidade de São Paulo – ECA/USP e seu mestrado na Korea National University of Arts, onde dirigiu Chu Mar, 26, Best Korean Girl e Gonnyon’s First Drive, com os quais participou de vários festivais internacionais. Atuou como Personal Assistant de Chanwook Park, Sangsoo Im e Suwon Shin. Com o #SNVD, Paula foi a garota propaganda de marcas como Clinique (Campanha Mundial #DifferenceMaker) e da marca Buscofem, na campanha #MinhaDorImporta, que teve mais de 7 milhões de visualizações no Facebook e foi eleita uma das 12 campanhas mais incríveis do Dia Internacional da Mulher de 2017, pela Revista Exame. Desde 2014 é responsável pela consultoria e curadoria do K-Action! – Mostra de Cinema Coreano.


 


 


ELENCO


Manoela Aliperti - Seu primeiro trabalho na televisão foi em 2013, na série Três Teresas no canal GNT, no qual contracenou com Denise Fraga e Claudia Mello. Em 2016 participou da série da HBO A Vida Secreta dos Casais e do filme De onde eu te vejo, de Luiz Villaça.  Seu primeiro papel de destaque na televisão aberta foi Lica, protagonista de Malhação: Viva a Diferença (2017), onde protagonizou o primeiro beijo entre duas garotas em uma novela teen. No ano seguinte, estrelou o curta Polaris e, em 2019, ao lado de Alexandre Nero, o filme Sem Pai nem Mãe.  Na série As Five, pin-off de Malhação, Aliperti é uma das protagonistas do folhetim adolescente, seis anos após se formarem no colégio, tendo que enfrentar os problemas da vida adulta.


Atriz, apresentadora de TV e produtora de cinema, Virginia Cavendish atuou em filmes de Rosemberg Cariry (Corisco & Dadá), Guel Arraes ( O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro), Walter Lima Jr (Através da Sombra) e em produções de TV como As Avassaladoras, Andando nas Nuvens, O Cravo e a Rosa, Da Cor do Pecado, Caminho das índias e Ó Pai Ó. No Teatro, trabalhou em peças de João Falcão,  Hamilton Vaz Pereira, Moacyr Góes e Walter Lima Jr.


Eucir de Souza, formado na EAD ACA/USP, tem mais de 40 produções em seu currículo. No teatro, foi dirigido por José Celo Martinez Correa, Marco Aurélio, Mario Bortolloto, Naum Alves de Souza, Cibele Forjaz, William Pereira, Luiz Carlos Vasconcelos e Fernando Bonassi. No cinema, trabalhou em filmes de Philippe Barcinski (curta-metragem Palíndromo), Tata Amaral, Nereu Cerqueira e Eduardo Felistoque (Soluços e Souções), Gustavo Steinberg (Fim de Linha), José Eduardo Belmonte (Se Nada mais der certo, pelo qual foi o Melhor Ator do Festival de Brasília) e Daniel Ribeiro (Hoje eu Quero Voltar Sozinho). Na TV, participou da Novela Bang Bang e de séries como O Rebu, Carandiru e Outras Histórias, Antonia, Carcereiros, Força Tarefa.


O filme ainda conta com participações dos atores Clarice Abujamra (Como Nossos Pais) e André Ramiro (Tropa de Elite), e com uma geração de novos atores promissores, como Daniel Botelho (Meus 15 Anos), Lorena Tucci (Chiquititas) e Pedro Ogata (finalista do The Voice Kids).


 


 


PRODUTORAS


A Dezenove Som e Imagens produziu alguns dos filmes de maior destaque na cinematografia nacional. Fundada em 1991 pelo cineasta Carlos Reichenbach e pela produtora Sara Silveira, a empresa conta, desde seu início, com a parceria de Maria Ionescu, executiva de todas as produções e coproduções realizadas pela empresa, que sempre marcou forte presença nos festivais nacionais e internacionais em mais de 30 anos de vida.


Sam Ka Pur é a palavra em coreano para a pálpebra dupla, muitas vezes resultante da cirurgia de "ocidentalização" dos olhos (blefaroplastia). 


Assim como esteticamente essa cirurgia garante aumentar os olhos, nós, munidos de uma interpretação diferente, propomos um novo olhar estético tanto para produtos institucionais e comerciais quanto para produtos ficcionais e de entretenimento.


 


DISTRIBUIDORA


A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde 1989. Desde sua origem, a empresa tem buscado ampliar os horizontes da distribuição de filmes independentes no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui.


Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Gustavo Steimberg, Rodolfo Nanni, Rubens Rewald, Sérgio Bianchi, Roberto Moreira, Beto Brant, Luis Alberto Pereira, Fernando Meireles, entre outros. Dentro desse segmento, destaca-se o recente Que Horas Ela Volta, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores.


 


 


DIÁRIO DE VIAGEM


Brasil, 2021, 99 min, cor, ficção



Direção | Roteiro: Paula Kim

Empresa Produtora: Sam Ka Pur Filmes / Dezenove Som e Imagens

Produção: Sara Silveira / Paula Kim

Fotografia: Katia Coelho / Naji Sidki

Montagem: Idê Lacreta

Música: Amabis

Elenco: Manoela Aliperti, Eucir de Souza, Virginia Cavendish

Distribuição: Pandora Filmes





Nenhum comentário