[News] “A Rebelião Dos Jangadeiros” estreia no Cinema do Dragão no dia 19 de fevereiro
“A Rebelião Dos Jangadeiros” estreia no Cinema do Dragão no dia 19 de fevereiro
Produção da Gavulino Filmes, o documentário revisita a Greve dos Jangadeiros de 1881.
A atriz Sâmylla Costa interpreta Nina. Crédito: Gavulino Filmes/Divulgação.
O documentário A Rebelião dos Jangadeiros (2025 | Brasil | 90 min) estreia no dia 19 de fevereiro no Cinema do Dragão, em Fortaleza. O filme revisita a histórica Greve dos Jangadeiros de 1881, marco do movimento abolicionista no Ceará. Ainda este mês, no dia 26, estreia em Porto Alegre (RS). Ao longo desta semana a produção será exibida no Cinema do Dragão nas seguintes sessões: dias 19 e 20, às 20h; dia 21, às 20h10; dias 24 e 25, às 17h20.
Dirigido por Cinthia Medeiros e Demitri Túlio, com produção executiva de Íris Sodré, da Gavulino Filmes, e codistribuição da Kajá Filmes, o documentário lança luz sobre um dos capítulos mais potentes e historicamente silenciados do Ceará, estado que aboliu a escravidão em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. O filme resgata o momento em que jangadeiros se recusaram, na então Praia do Peixe (atual Praia de Iracema), a transportar pessoas escravizadas para navios com destino ao Sul e Sudeste do país.
O espaço que exibe o filme em Fortaleza carrega simbolismo histórico: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura homenageia Francisco José do Nascimento, jangadeiro conhecido como Dragão do Mar. O longa reconta essa importante história, dando luz a outros nomes.
Com abordagem histórica, social e contextual, o documentário reúne depoimentos dos historiadores Jones Manoel e Arilson Gomes; das antropólogas Antônia de Araújo e Vera Rodrigues; da cantora, compositora e ativista Mallu Viturino; do museólogo Saulo Moreno; do cientista social Hilário Ferreira; do desembargador André Costa; e de Lúcia Simão, fundadora do Grupo de Consciência Negra do Ceará (Grucon).
Falecida em agosto de 2025, Lúcia Simão tem presença marcante no filme. Além do depoimento, ela entoa as loas, que são cantos ancestrais, que celebam a tradição e a cultura afro-brasileira, ampliando a dimensão simbólica, política e espiritual da narrativa. Sua participação configura também um gesto de memória e homenagem a uma das vozes precursoras do movimento negro cearense.
Ao revisitar o episódio de 1881, o documentário atualiza o debate sobre a abolição no Brasil e propõe reflexões sobre a permanência do racismo estrutural e das novas formas de escravização. “Quem não sabe de onde veio, não sabe para onde vai”, afirma a antropóloga Vera Rodrigues no filme, ao destacar a importância da memória histórica na construção da identidade coletiva.
Ficha Técnica
A Rebelião dos Jangadeiros
2025 | Brasil | 90 min.
Direção e Roteiro: Cinthia Medeiros e Demitri Túlio
Produção Executiva: Íris Sodré | Gavulino Filmes
Elenco: Adna Oliveira, Marta Aurélia e Sâmylla Costa
Link para a ficha técnica completa: Ficha técnica
Serviço
Estreia “A Rebelião dos Jangadeiros” no Cinema do Dragão - Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema. Sessões: Dias 19 e 20, às 20h; dia 21, às 20h10; dias 24 e 25, às 17h20. Duração: 90min. Classificação: 10 anos. Ingressos antecipados através da bilheteria virtual e, no dia da sessão, na bilheteria física do cinema.
Assessoria de Imprensa
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Atendimento à Imprensa: Sônia Lage e Ana Faely Nobre
85-3252-5401 / 99989-5876 / 98902-6992
degage@degage.com.br / www.degage.com.br
Instagram e facebook: @degagecomunicacao
19.02.2026
Nenhum comentário