[Exposição] Férias no CCBB Rio com programação infantil e estreias em janeiro

 

cred_Jen Moura 


Adeus ano velho, feliz ano novo! 2025 está acabando e o cardápio de fim de ano do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro traz muitas novidades. Em dezembro, a programação conta com atividades especiais para a criançada que já passou de ano. Depois da virada, o CCBB começa 2026 com o pé direito: três espetáculos teatrais inéditos e uma mostra de cinema que celebra um dos diretores mais conceituados da atualidade. 

Em Dezembro 

A partir de 17 de dezembro, o CCBB passa a fazer parte do querido universo das Turmas da Mônica, Chico Bento Penadinho e muitos outros personagens com Viva Mauricio – Mauricio de Sousa, a experiência imersiva. A mostra é uma jornada emocionante pela obra do cartunista por meio de cenários surpreendentes e tecnologia de ponta. Começando pelo Bairro do Limoeiro, a exposição convida pessoas de todas as idades para um retorno à infância. A exposição é apresentada pelo Ministério da Cultura e BB Asset e conta com o patrocínio da BB Asset e BB Consórcios, por meio da Lei Rouanet. 

No teatro, uma nova geração é apresentada às carismáticas criações do quadrinista Henfil. O espetáculo infantojuvenil Chuva na Caatinga coloca a determinada Graúna, a ingênua Zeferina e a intelectual Orelana em uma divertida busca pela esperança, e realiza sessão dupla, às 11h e às 16h nos dias 20 e 21 de dezembro. 

E o Espaço Conceito Banco do Brasil não poderia ficar de fora. Até o dia 21 de dezembro, a área multifacetada realiza diversas oficinas no Lab Maker, com atividades lúdicas e educativas que integram Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática para um público a partir de 4 anos. 

A equipe do CCBB Educativo – Lugares de Culturas preparou uma série de atividades especiais no período de férias escolares, com destaque para as inspiradas nas exposições em cartaz - Viva Mauricio, Flavio Cerqueira e Manguezal – realizadas no Ateliê Aberto do Educativo, no 1° andar. As ações acontecem aos sábados e feriados, 15h e 17h, e aos domingos, às 11h, 15h e 17h.  

Atenção ao funcionamento especial do CCBB nos últimos dias do mês: excepcionalmente abriremos nas últimas duas terças-feiras do ano, dias 23 e 30 de dezembro. O CCBB estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. 

Além disso, os parceiros do CCBB vão oferecer promoções especiais no final de dezembro para clientes que utilizarem os Cartões BB. De 17 a 23, a loja Mão Brasileira reduzirá em 50% o preço de produtos selecionados, para complementar a lista de presentes. Nos dias 27 e 28, o Lilia Bistrô e a Confeitaria Colombo terão menus com 30% e 50% de desconto, respectivamente.

Estreias de janeiro no teatro e cinema

Uma resolução do CCBB para o ano que vem é continuar movimentando a cena cultural do Rio. Confira as novidades no teatro e no cinema: 

Cão 

Teatro I – quinta a sábado, 19h | domingo, 18h     

De 15 de janeiro a 08 de março de 2026 

Duração: 90 minutos, classificação indicativa: 16 anos.     

Colaboração inédita entre os grupos Clowns de Shakespeare (RN) e Magiluth (PE), a peça nasce da pesquisa realizada por ambos sobre o Brasil contemporâneo, suas contradições, afetos e resistências, com foco na questão do trabalho precário em suas diversas facetas. Um grupo de trabalhadores de eventos — mestres de cerimônia, técnicos de som e luz, cenógrafos, produtores, seguranças, etc. — após trabalharem ininterruptamente por 48 horas para garantir que o teatro estivesse impecável para a posse do recém-eleito líder da jovem república do Lácio, recebe uma notícia que interrompe toda a programação e os coloca em uma situação de extremo estresse e submissão aos interesses de pessoas poderosas cujas motivações lhes são incompreensíveis.  

A peça é apresentada pelo Ministério da Cultura e conta com investimento do Banco do Brasil por meio da Lei Rouanet.  

Las Choronas 

Teatro II – quinta a sábado, 19h | domingo, 18h     

De 08 de janeiro a 08 de fevereiro de 2026 

Duração: 60 minutos, classificação indicativa: 12 anos.     

Com elenco formado por artistas de importantes coletivos teatrais de Belo Horizonte - Pigmalião Escultura que Mexe, Cia 5 Cabeças e Mulher que Bufa - a peça possui uma dramaturgia crítica instigante, assinada e dirigida por Byron O’Neill, pensada para provocar o público a tratar de temas bem contemporâneos. Criada para ser construída de maneira colaborativa, a partir de improvisações dirigidas, partituras gestuais, fragmentos poéticos, fábulas e notícias de jornal, a montagem tem como referências trabalhos com temática surrealista, como os do cineasta norte-americano David Lynch (Mulholland Drive), e o teatro do absurdo, presente em obras do dramaturgo Samuel Beckett (Esperando Godot). No palco, o elenco manipula bonecos e também é manipulado por eles, em um jogo visual desafiador, chamando a atenção do público para as fronteiras entre humano e objeto, entre som e gesto, entre ouvir e ver.  

A peça é apresentada pelo Ministério da Cultura e conta com investimento do Banco do Brasil por meio da Lei Rouanet.  

Minha vó ri 

Teatro III – quarta a sábado, 19h | domingo, 18h 

De 08 de janeiro a 09 de fevereiro de 2026 

Duração: 60 minutos, classificação indicativa: 14 anos.     

A atriz Julia Bernat revisita as memórias de suas avós para falar de ancestralidade, sexualidade, saúde mental e apagamentos históricos. O espetáculo nasce da tentativa frustrada de adaptar um livro e transforma a negativa em impulso criativo: entre humor, arquivo e depoimento íntimo, Julia costura lembranças familiares, episódios de migração, histórias do movimento lésbico e vivências pessoais. Uma autoficção sensível e política sobre envelhecimento, cuidado e identidade. 

Mostra Todd Haynes 

Cinema I – quarta a domingo, diversos horários   

De 14 de janeiro a 09 de fevereiro de 2026 

Retrospectiva do aclamado cineasta norte-americano, referência do cinema independente e pioneiro do movimento New Queer Cinema. Com uma filmografia marcada por temas como sexualidade, identidade de gênero e crítica às normas sociais, Haynes também explora a vida e a essência de artistas icônicos, como Karen Carpenter, David Bowie e Bob Dylan. Premiado em festivais como Sundance e Cannes, o diretor convida o público a mergulhar em narrativas ousadas e visuais sofisticados que desafiam convenções e ampliam horizontes. A programação conta com 27 sessões, 5 delas comentadas por convidados, além de curso e mesas de debate. Curadoria: Carol Almeida e Camila Macedo.

 

SERVIÇO 

 

FUNCIONAMENTO ESPECIAL 

 

Excepcionalmente aberto: 23 e 30 de dezembro. 

Fechado: 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro. 

 

EXPOSIÇÕES 

Entrada gratuita.  

 

VIVA MAURICIO – MAURICIO DE SOUSA, A EXPERIÊNCIA IMERSIVA  

1º andar – quarta a segunda 

De 17 de dezembro a 13 de abril de 2026 

Excepcionalmente no dia 17/12, a exposição abrirá a partir das 14h 

 

ESPAÇO CONCEITO BANCO DO BRASIL 

OFICINAS LAB MAKER 

Até 21 de dezembro 

Quarta a segunda, 11h, 12h, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30  

Entrada Gratuita, retirada de ingressos 1h antes de cada atividade. 

Confira a programação completa em bb.com.br/espacoconceito. 

 

PROGRAMA EDUCATIVO  

FÉRIAS COM O CCBB EDUCATIVO 

1° andar - Quarta a segunda, entrada gratuita  

Confira a classificação indicativa e a programação completa em bb.com.br/cultura 

 

 

 

ARTES CÊNICAS   

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura 

 

CHUVA NA CAATINGA 

Teatro III - sábados e domingos, às 16h     

Até 21 de dezembro e de 17 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026 

Sessões extras: 20 e 21/12 - 11h.   

Duração: 60 minutos, classificação indicativa: Livre.     

 

CÃO 

Teatro I – quinta a sábado, 19h | domingo, 18h     

De 15 de janeiro a 08 de março de 2026 

Duração: 90 minutos, classificação indicativa: 16 anos.     

 

LAS CHORONAS 

Teatro II – quinta a sábado, 19h | domingo, 18h     

De 08 de janeiro a 08 de fevereiro de 2026 

Duração: 60 minutos, classificação indicativa: 12 anos.     

 

MINHA VÓ RI 

Teatro III – quarta a sábado, 19h | domingo, 18h 

De 08 de janeiro a 09 de fevereiro de 2026 

Duração: 60 minutos, classificação indicativa: 14 anos.     

 

CINEMA 

Entrada gratuita. 

 

MOSTRA TODD HAYNES 

Cinema I – quarta a domingo, diversos horários   

De 14 de janeiro a 09 de fevereiro de 2026 

 

PROMOÇÕES 

 

LILIA BISTRÔ 

27 e 28 de dezembro 

Desconto de 30% em todo menu, exceto bebidas alcoólicas, para compras com Cartões BB 

 

CONFEITARIA COLOMBO 

27 e 28 de dezembro  

Desconto de 50% em todo menu para compras com Cartões BB 

 

MÃO BRASILEIRA 

17 e 23 de dezembro 

Desconto de 50% em itens selecionados para compras com Cartões BB 

 

Sobre o CCBB Rio    

  

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 36 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar. 

 

Centro Cultural Banco do Brasil   

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)   

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br    

Mais informações em bb.com.br/cultura 

Siga o CCBB nas redes sociais: 

x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/@ccbbcultura  

Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças). 

 

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017). 






Nenhum comentário