[News] Ceará conta com mais 12 Mestras e Mestres reconhecidos como Tesouros Vivos

 Ceará conta com mais 12 Mestras e Mestres reconhecidos como Tesouros Vivos 



A titulação foi um dos momentos que marcou o início do 17º Encontro Mestres do Mundo em Quixadá nesta quinta-feira (27)


Titulação de Tesouros Vivo da Cultura e Notório Saber. Foto: Maria Haydêe


 


A cidade de Quixadá é palco de um dos encontros mais valiosos para a Cultura no Estado do Ceará. Nesta quinta-feira (27) foi aberta a 17ª edição do Encontro Mestres do Mundo, que até domingo (30) conta com a presença de mais de 90 Mestras e Mestras, professores, pesquisadores, estudantes e a população, todos tecendo saberes e promovendo trocas, fazendo florescer a riqueza das tradições no grande terreiro da vida cearense.


Como parte da programação de abertura, no final da tarde foi realizada uma cerimônia conjunta da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde 12 Mestras e Mestres da Cultura receberam, respectivamente, os títulos de Tesouro Vivo da Cultura e de Notório Saber. “Nós precisamos ampliar cada vez mais os mestres e mestras da cultura que precisam ser titulados, que precisam ter dignidade na sua forma de viver, porque é são vocês que constroem o fundamento do que é ser cearense, do que é ser brasileiro e eu tenho muita muito orgulho de poder estar na secretaria ao longo desses 3 anos, acompanhando muito de perto a vida, o saber, o fazer, os terreiros, as casas, os museus, as escolas que vocês todos os dias da vida de vocês, independente de qualquer coisa, estão lá”, declarou na ocasião a secretária da Cultura do Estado, Luisa Cela. Para o reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, a titulação de Notório Saber é o momento em que diversos saberes se unem para construir um futuro melhor. “É nesse conhecimento que a humanidade precisa se agarrar. E esse encontro da universidade, da ciência com este conhecimento espetacular, que é o conhecimento ancestral, são a chave para o nosso futuro e um futuro de justiça e de sustentabilidade” disse.


Foram titulados os seguintes Mestres e Mestras: Dona Bia (Aracati – labirinto), Mestra Socorro (Baturité – dança), Cleide Costa (Aquiraz – renda de bilro), Mestra Mazé (Crato – reisado), Jorge Negrão (Fortaleza – capoeira), Dim Brinquedim (Camocim – artesão), Mestre Chico (Juazeiro do Norte – luthier), Lúcia Doceira (Assaré – doceira), Mestra Dinha (Nova Olinda - tecelagem e artesanato), Mestre Tarcísio (Juazeiro do Norte – reisado), Mestre Chico Emília (Quixadá – Reisado de Caretas) e José Lourenço (Juazeiro do Norte – xilogravura). 


Abertura Oficial 


À noite, na Praça José de Barros, aconteceu a abertura oficial desta edição, que seguirá até domingo em Quixadá e até esta sexta-feira com atividades também em Quixeramobim. Rodas de saberes, oficinas, apresentações artísticas, terreiradas e outras ações formativas e culturais compõem a programação, que tem acesso gratuito.


Próximos dias


A sexta-feira (28), segundo dia do Encontro Mestres do Mundo, começa repleta de vivências, saberes e celebrações, com atividades espalhadas por Quixadá e Quixeramobim, passando por aulas-espetáculo, Rodas de Saberes, oficinas e mesas que reforçam a potência das tradições populares. Um dos momentos mais simbólicos da programação acontece na Assembleia com os Tesouros Vivos da Cultura, que contará com a presença da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, ao lado de importantes representantes da política cultural. À noite, a Praça José de Barros se transforma em palco para uma sequência vibrante de apresentações, entre as quais, o show “Itinerário andarilho na rota dos Mestres” de Calé Alencar, acompanhado de mestres e mestras da cultura popular, celebrando a força dos territórios, da memória e da tradição.


No sábado (29) a programação articula formação, tradição e celebração. Pela manhã, acontecem oficinas e Rodas de Saberes em Quixadá, reunindo mestres e coletividades das artes manuais, da cerâmica à xilogravura. Na Câmara Municipal, a Formação para Gestores destaca a presença da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, ao lado de representantes do MinC e da Comissão dos Tesouros Vivos da Cultura. No fim do dia, o Terreiro do Mestre Chico Emília recebe a Terreirada Cultural, e a Praça José de Barros se torna o centro das apresentações, com feira criativa, grupos tradicionais, mestres e artistas de várias regiões do Estado. À noite acontece o encerramento oficial com autoridades, homenagens, shows e uma Roda de Chorinho que segue pela madrugada.


Domingo (30)último dia do XVII Encontro Mestres do Mundo, a programação inicia com a aula-espetáculo, mesas e debates sobre equipamentos públicos e a inserção dos mestres e mestras nesses espaços, encerrando o Encontro com um dia voltado ao diálogo, à pesquisa e à valorização dos saberes tradicionais.


Com o tema “Florada de Saberes: arte, memória e transformação”, o 17º Encontro Mestres do Mundo é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), da Casa de Saberes Cego Aderaldo e Casa Antônio Conselheiro, em parceria com a Prefeitura de Quixadá e o Instituto Dragão do Mar. O acesso é gratuito e aberto ao público.


A programação completa está disponível no Instagram: @encontromestresdomundo.


SERVIÇO

17º Encontro Mestres do Mundo - De 27 a 30 de novembro de 2025, em Quixadá e Quixeramobim (CE). Gratuito. Informações: @encontromestresdomundo (Instagram) e encontromestresdomundo@idm.org.br.


DÉGAGÉ

Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Atendimento à Imprensa: Sônia Lage e Mariana Bueno

Em Quixadá: (85) 98729-9017

degage@degage.com.br | www.degage.com.br

Instagram e facebook: @degagecomunicacao


28.11.2025


Nenhum comentário