[News] Após sucesso em 2024, musical “Dom Casmurro” retorna para segunda temporada em São Paulo
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Cena de "Dom Casmurro" | Foto Hallan Fidellis |
Após conquistar o público e a crítica em sua estreia em 2024, “Dom Casmurro - Musical inspirado na obra de Machado de Assis” retorna aos palcos para uma nova e curta temporada de seis apresentações, de 20 a 24 de maio, no Sesc Santo Amaro, em São Paulo. Indicada ao Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Ator (para Rodrigo Mercadante), a produção é uma realização do Sesc e produção da A Casa Que Fala em parceria com a Tomate Produções. Com ingressos a preços populares, as entradas estarão disponíveis a partir de 13 de maio no aplicativo Credencial Sesc SP e nas bilheteiras da rede. Já a sessão do dia 24 faz parte da Virada Cultural de São Paulo e será gratuita, mediante reserva.
A adaptação musical da obra-prima de Machado de Assis é resultado da colaboração entre o letrista e diretor musical Guilherme Gila (autor do premiado A Igreja do Diabo), o dramaturgo Davi Novaes (autor de O Que Restou de Mim em Você) e o consagrado diretor Zé Henrique de Paula. O trio oferece uma leitura ousada e contemporânea da clássica narrativa de Bentinho, Capitu e Escobar, transpondo o romance para o palco com sensibilidade e vigor.
A ideia do musical nasceu em 2021, durante a pandemia, em um processo criativo que uniu os dois autores em encontros semanais. “Era um verdadeiro laboratório criativo onde um texto poderia se transformar em música e vice-versa. Quando o Zé entrou no projeto, novas camadas de interpretação surgiram, trazendo uma visão fresca e contemporânea para a narrativa”, conta Gila.
Durante três anos, o projeto foi maturado com o desejo de preencher uma lacuna nos musicais brasileiros, frequentemente voltados a biografias. “Percebi que muitos musicais que amamos no exterior são adaptações da literatura, e assim decidi focar em nossos clássicos. Dom Casmurro logo se destacou como uma escolha perfeita”, afirma o compositor.
O texto adaptado por Davi Novaes preserva a essência machadiana ao mesmo tempo em que dialoga com a atualidade. “Tentei me ater ao livro o máximo possível, mas também busquei criar uma narrativa que dialogasse com o público atual. Na nossa versão, Bentinho, o narrador, é uma fonte não confiável, o que gera ambiguidade e permite que exploremos diferentes camadas da história”, destaca o dramaturgo.
No elenco, Luci Saluzzi vive Capitu, a enigmática protagonista de olhos "de ressaca", Rodrigo Mercadante interpreta Bentinho, tomado por ciúmes e inseguranças, e Cleomácio Inácio dá vida a Escobar, melhor amigo e peça central dos conflitos. Larissa Carneiro transita entre Prima Justina e Sancha, amiga de Capitu e esposa de Escobar. Fábio Enriquez é José Dias, o curioso agregado da família, enquanto Nábia Villela interpreta Dona Glória, mãe influente de Bentinho. Eduardo Leão fecha o time como Tio Cosme, figura ponderada em meio ao turbilhão emocional.
A trilha sonora, assinada por Gila, percorre estilos que vão do rock à MPB, sempre conectada às emoções e aos conflitos dos personagens. “Buscamos construir um cancioneiro que não só acompanha a narrativa, mas que também amplifica as emoções que Machado de Assis evoca em seus escritos”, explica o compositor, que também está ao piano e na regência da banda, formada por Samir Alves (violino), Felipe Parisi (violoncelo) e Daniel Alfaro (percussão).
A encenação é completada por uma equipe técnica de destaque: Zuba Janaína assina a direção de movimento; Fran Barros, o desenho de luz; Cauê Palumbo, o desenho de som; Ùga agÚ, o figurino; Jo Sant Anna, o visagismo; e Zé Henrique de Paula, além da direção geral, responde também pela cenografia. A assistência de direção é de Mafê Alcântara.
Mais do que uma adaptação, o musical Dom Casmurro é uma celebração da literatura brasileira. A montagem oferece uma experiência teatral vibrante, onde a força de Machado de Assis se encontra com a música e a emoção de um espetáculo contemporâneo, convidando o público a redescobrir um dos maiores clássicos da nossa cultura.
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SERVIÇO:
“Dom Casmurro - Musical inspirado na obra de Machado de Assis”
Temporada: 20 a 24 de maio de 2024
Local: Sesc Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro, São Paulo – SP
Sessão especial gratuita: 24 de maio, dentro da programação da Virada Cultural
Venda online de ingressos: a partir de 13/5, às 17h, pelo app Credencial Sesc SP e site centralrelacionamento.sescsp.org.br
Venda presencial: a partir de 14/5, às 17h, em todas as bilheterias da rede Sesc SP
Valores: R$ 18 (Credencial Plena), R$ 30 (meia), R$ 60 (inteira)
Duração: aproximadamente 120 minutos (incluindo 15min de intervalo)
Classificação: Livre
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FICHA TÉCNICA:
Texto: Davi Novaes (baseado na obra de Machado de Assis) | Letras, músicas e direção musical: Guilherme Gila | Direção geral: Zé Henrique de Paula | Direção de movimento: Zuba Janaína | Assistência de direção: Mafê Alcântara | Desenho de luz: Fran Barros | Desenho de som: Cauê Palumbo | Figurino: Ùga agÚ | Assistência de figurino: Cauã Stevaux, Gagum Silvestre, Mariana Garcia, Natália Munck e Rafael Océa | Visagismo: Jo Sant Anna | Perucaria: Laerte Késsimos e João Eller | Cenografia: Zé Henrique de Paula | Cenotécnico: Cauê Maia | Elenco: Luci Saluzzi, Rodrigo Mercadante, Cleomácio Inácio, Larissa Carneiro, Fábio Enriquez, Nábia Villela, Eduardo Leão e Mafê Alcântara | Piano e regência: Guilherme Gila | Violino: Samir Alves | Violoncelo: Felipe Parisi | Percussão: Daniel Alfaro | Transcrições: Samir Alves | Editoração: Felipe Parisi | Arranjos: Samir Alves e Guilherme Gila (com colaborações de Felipe Parisi e Daniel Alfaro) | Músico substituto: Giovanni Sartori (violoncelo) | Técnico de luz: Claudio Gutierres | Operação de som: Tatah Cerquinho | Coordenação de produção: Rebeca Reis | Produção executiva: Marcos Mattje | Coordenador de Palco: Titto Gonçalves | Chefe de camarim e 1ª assistente de produção: Babi Trabasso | Assistentes de produção: Anne Beatriz e Vitor Colli | Cenotécnicos de palco: Gabriel Arjona e Victor Edwards | Identidade visual: Dan Maschio | Assessoria de imprensa: GPress Comunicação por Grazy Pisacane | Filmagem: Pedro Veras | Gestão de mídias sociais: Giulia Lavínia | Fotografia: Felipe Quintini, Pedro Veras e Hallan Fidelis | Realização: Sesc | Produção: Tomate Produções e A Casa que Fala
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Sobre Davi Novaes
Davi Novaes é Bacharel em Letras pela USP e mestrando em Estudos Literários pela UNIFESP. Dramaturgo e professor de escrita criativa, é ator formado por instituições como Teatro Escola Macunaíma e Casa de Artes Operária. Integrou o elenco de peças como “Sweeney Todd” e “Chaves”, ambas com direção de Zé Henrique de Paula, além de “Bonnie & Clyde”, “Um Bonde Chamado Desejo” (peça vencedora de 3 Prêmios Shell) e “Príncipe Desencantado”, pelo qual foi indicado ao Prêmio FEMSA como Melhor Ator. Como autor, escreveu e atuou nas peças “O Que Restou de Você em Mim” e “É Sempre mais Difícil Ancorar um Navio no Espaço”. Em 2024 estreou na direção com as montagens “Lembranças Boas Demais Para Esquecer, Por Ruins Demais Para Serem Lembradas”, de Gabriel Cersosimo e “Ainda Tenho o Mesmo Telefone”, de Beatriz Nascimento.
Atualmente trabalha no SBT e prepara seu terceiro texto autoral “Onde Fica Essa Ilha a Que Só Chegamos por Naufrágio”, além de integrar o elenco da montagem de “Shakespeare Apaixonado”, com direção de Rafael Gomes.
Sobre Guilherme Gila
Guilherme Gila é ator, dramaturgo, compositor, e diretor musical. Escreveu texto, letras e músicas, e dirigiu o espetáculo “A Igreja do Diabo - um musical imoral e hilário”, vencedor do Prêmio Bibi Ferreira como Melhor Musical Off de 2023, além de receber "Destaque Dramaturgia Original" do Prêmio Destaque Imprensa Digital. É formado em Música pelo Conservatório Musical André da Silva Gomes, pós-graduado em Música e Imagem e também pós-graduado em Canção Popular Brasileira, ambas pela Faculdade Santa Marcelina. Atualmente integra o elenco de “Clara Nunes - a tal guerreira”. Recentemente integrou o elenco de “Sweeney Todd” e foi pianista-regente e assistente de direção musical do espetáculo "Codinome Daniel", no Teatro do Núcleo Experimental (2024). Também realizou a direção musical dos espetáculos “Para Não Gritar”(2024), “Bosque dos Sonâmbulos"(2023), "Operação Rematrícula" (21 Chump Street, 2018), "Cruella - um novo musical" (2018 e 2022). Trabalhou como Assistente de Direção Musical nos espetáculos do Núcleo Experimental: “Cabaret dos Bichos” (2022), e “Brenda Lee e o Palácio das Princesas” (2022), e fez a direção musical de 5 leituras cantadas da Incubadora de Musicais do Núcleo Experimental (2023).
Sobre Zé Henrique de Paula
Zé Henrique de Paula é diretor teatral, ator, dramaturgo, cenógrafo e figurinista, além de diretor artístico do Núcleo Experimental. Vencedor dos prêmios Shell, APCA, Reverência, Bibi Ferreira, Arte Qualidade Brasil, Aplauso Brasil e Destaque Imprensa Digital, dirigiu recentemente os espetáculos “Codinome Daniel”, “Once”, "Um panorama visto da ponte", "Dogville", "1984", "Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812", "Pacto, a história de Leopold e Loeb", "Lembro todo dia de você", “Urinal, o musical", “Chaves, um tributo musical”, “Sweeney Todd” e “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”, entre outros. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP, recebeu o título de Mestre em Direção Teatral pela University of Essex e cursou Figurino na University of the Arts, ambas em Londres. Também estudou interpretação e direção teatral na GITIS - Universidade Russa de Artes Teatrais.
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