[News]7ª Edição do Rio de Violas Celebra a viola caipira no Centro da Música Carioca Artur da Távola
7ª Edição do Rio de Violas Celebra a viola caipira no Centro da Música Carioca Artur da Távola
Evento gratuito acontece de 28 de abril a 4 de maio com shows, oficinas, roda de viola e feira cultural
O grupo Comadre Viola, formado por mulheres, é a atração do dia 2 de maio (Sexta), às 18h
Foto: divulgação
O Centro da Música Carioca Artur da Távola será palco da 7ª edição do Rio de Violas, um festival dedicado às violas brasileiras, e suas atuações nos mais diversos gêneros musicais. O evento, com entrada franca, acontecerá de 28 de abril a 4 de maio e contará com uma programação diversificada que inclui oficinas, bate papos, roda de viola, palco aberto e feira cultural.
Realizado pelo coletivo Rio de Violas e pela Maracujá Cultural Produções e apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, o Rio de Violas reunirá grandes nomes do universo da viola.
Segundo Gabi Góes, diretora de produção do festival e integrante do Coletivo Rio de Violas, “Nós entendemos a viola não só como um instrumento, mas como um encantamento. O som da viola nos leva a lugares especiais: de recordações, afetos, conexão com a natureza e mexe com o coração de todo o brasileiro. O público terá contato com a sonoridade não só da viola caipira, que é a nossa protagonista, mas de outros tipos de viola presentes em manifestações da nossa cultura popular. O Rio de Violas é um evento que representa a nossa rica diversidade cultural, revelada nos sons das violas”.
Sobre o Evento
O festival Rio de Violas é um encontro, um espaço de troca de experiências musicais, afetivas, e de saberes sobre as violas brasileiras, das quais a viola caipira, é a mais tocada e conhecida. Este tipo de viola sempre esteve presente nos ambientes rurais, ligada à música caipira, porém de 20 anos para cá se percebe nas cidades grandes o surgimento de uma viola caipira “urbana”, mais versátil e plural. A presença dessa viola no Rio de Janeiro retrata bem esse contexto. Hoje são muitos violeiros na cidade, explorando diferentes gêneros musicais no instrumento, como o forró, o samba, o choro, a música caipira, o jazz, a bossa nova, e até mesmo a música erudita, em trabalhos instrumentais sofisticados e em canções.
O festival Rio de Violas é reconhecido hoje como uma grande vitrine da cena nacional da viola. Tal afirmação é lastreada por Ivan Vilela (MG) e Roberto Corrêa (DF), que já se apresentaram no evento, e são grandes referências de performance, composição e pesquisa sobre as violas.
A curadoria do festival busca montar uma programação que possa abranger a versatilidade da viola caipira, além de apresentar ao público outros tipos de viola inseridas em manifestações tradicionais de diversas regiões do país, como o repente nordestino e sua viola dinâmica, e o samba de roda que traz a viola machete.
Atividades
Shows: Uma variedade de apresentações musicais com artistas renomados do cenário da viola.
Oficinas: Oportunidades para aprender e aprimorar habilidades musicais com oficinas de prática de conjunto (viola e canto) com Henrique Bonna e Oficina de Catira com Grupo Catira 7 Ouro.
Henrique Bonna: violeiro abre o evento com a oficina de prática de conjunto (viola e canto) - dias 28 e 29 de abril - foto: divulgação
Prosa de Viola: Um bate papo sobre a construção simbólica do termo "Violeiro" no Brasil, a partir de documentos históricos, com o músico e pesquisador Bruno Reis.
Palco aberto: espaço para violeiras e violeiros profissionais e amadores, apresentarem uma ou duas músicas ao público.
Roda de Viola: roda aberta a todos os violeiros presentes, com participação dos alunos da oficina de prática de conjunto, conduzida por Henrique Bonna
Feira Cultural: barraquinhas de quitutes e artesanatos
Programação Detalhada:
28 e 29/04 (Segunda e Terça-feira)
18h30 às 21h30 – Oficina de Prática de Conjunto (viola e canto) com Henrique Bonna
30/04 (Quarta)
19h - Teatro - Show “Rio de Violas” com Andréa Carneiro, Bruno Reis, Du Machado, Henrique Bonna, Babi Asturiano, Jander Ribeiro, Marcus Ferrer, Almir Côrtes, Miguel Bezerra, Ednaldo Santos.
01/05 (Quinta)
11h – Pátio – Encontro de Bandeiras com Folia de Reis Sagrada Família da Mangueira e Folia de Reis do Sertão Carioca
14h – Casarão - Show com Caçapa
15h30 - Pátio - Show com Orquestra de Violas infantojuvenil da Aviba (Associação de Violeiros de São José do Barreiro)
17h – Teatro – Show com Duo Violas Brasileiras - César Petená & André Moraes
18h30 – Pátio – Show com Massapê Samba de Viola
20h – Teatro - Show com Jaime Alem e Nair Cândia
02/05 (Sexta)
18h Pátio - Show com Comadre Viola
19h Teatro - Show com Adriana Farias
03/05 (Sábado)
11h - Casarão – Prosa de Viola (bate papo) com Bruno Reis
14h – Casarão - Oficina de Catira com Grupo de Catira 7 Ouro
15h30 – Pátio - Show com Os Caiçaras
17h – Teatro – Show com Yassir Chediak
18h30 – Pátio – Show com Grupo Catira 7 Ouro
20h – Teatro – Show com Ivan Vilela e Tainara Takua
04/05 (Domingo)
11h – Teatro – Show com Marcelo Lopes e Ramon Araujo
13h - Casarão - Aula-Concerto com Marcus Ferrer
14h30 - Pátio - Roda de Viola
16h – Casarão- Show Infantil com Bob Vieira
17h - Teatro - Palco aberto
19h – Pátio – Show com Orquestra de Violas Caipirando
Artistas Participantes da 7ª Edição do Rio de Violas:
Adriana Farias: Violeira, cantora e apresentadora, traz um repertório que mescla composições próprias com clássicos da música sertaneja, inovando sem perder as raízes. Apresentadora do "Viola Minha Viola Especial" da TV CULTURA e jurada do "Canta Comigo" na RECORD TV.
Bob Vieira: Há mais de 30 anos divulgando a cultura caipira com sua viola de 10 cordas, especialmente para o público infantil. Apresenta ritmos tradicionais como Fandango de Esporas, Cururu, Catira, e outros, com alegria e interatividade. Autor de livros e CDs infantis.
Caçapa: Compositor, arranjador, produtor musical, violeiro e pesquisador. Lançou o álbum "Elefantes na Rua Nova" e recebeu o Prêmio Especial na categoria Inovação no Voa Viola: Festival Nacional de Viola. Desenvolveu projetos com violas eletrodinâmicas e colaborou com diversos artistas.
Caipirando: Primeira e única orquestra de viola caipira do Rio de Janeiro, com mais de 30 músicos e o maestro Henrique Bonna. Difunde a memória social e o patrimônio cultural brasileiro, apresentando músicas autorais e regionais com arranjos próprios.
Catira 7 Ouro: Grupo de Socorro-SP que mantém a tradição da catira há mais de 10 anos, com dança e modas de viola. Recebeu o certificado de "Guardião da Cultura" por preservar essa tradição.
Comadre Viola: O grupo formado por Andréa Carneiro, Babi Asturiano, Bethi Albano, Gabi Góes, Iara Cristina e Karol Schittini surgiu em 2025 especialmente para se apresentar na 7ª edição do Rio de Violas. Essas 6 violeiras, cantoras e compositoras irão destacar a presença feminina na cena da viola no Rio de Janeiro e no Brasil, além de fazer uma homenagem ao centenário da grande Inezita Barroso.
Duo Violas Brasileiras: O duo, formado por André Moraes e César Petená, se destaca no cenário da viola brasileira, unindo tradição e modernidade em suas apresentações. Com participações em festivais como Instrumental Sesc Brasil e Viola da Terra, exploram tanto a performance quanto a pesquisa, valorizando instrumentos artesanais de diferentes regiões do país.
Folia de Reis do Sertão Carioca: Grupo de Folia de Reis, formado pelo Caipirando e pelo grupo EnCanto, com Henrique Bonna como Mestre de Folia. Realiza cortejos anuais pela cidade do Rio de Janeiro, celebrando os Santos Reis.
Ivan Vilela e Tainara Takua: Show que mostra a conexão entre a música caipira e a guarani. Ivan , um dos maiores nomes da cena da viola caipira, e Tainara no violão com afinação de viola, evidenciando a fusão das sonoridades das duas culturas. Tainara é uma artista da etnia Mbyá Guarani.
Jaime Alem e Nair Cândia: Reeditando a dupla, apresentam um mosaico de canções populares com a viola caipira como protagonista. Jaime foi Diretor Musical de Maria Bethânia por 28 anos. Nair Cândia lançou álbuns de grande sucesso.
Duo Marcelo Lopes e Ramon Araújo: Explora as potencialidades da música brasileira em transcrições e arranjos de obras de grandes compositores, com destaque para a viola e o violão de sete cordas como instrumentos solistas.
Massapê Samba de Viola: Encontro de viola machete, canto, dança, violão e percussão para reverenciar a cultura do samba de roda do Recôncavo Baiano,.
Marcus Ferrer: Compositor, Violeiro, Violonista e Artista sonoro. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Finalizou seu Pós-doutorado sobre composições para a Viola brasileira. Primeiro violeiro no Brasil a ter esse título acadêmico.
Os Caiçaras: Há 30 anos preservam e apresentam a tradicional Ciranda de Paraty, além de outras danças populares da região, como caranguejo, arara, cana verde de mão e canoas.
Show Rio de Violas: Aborda o universo das violas brasileiras, mostrando o trabalho de 10 artistas residentes no Rio de Janeiro, com direção musical de Andréa Carneiro. Com Andréa Carneiro, Bruno Reis, Du Machado, Henrique Bonna, Babi Asturiano, Jander Ribeiro, Marcus Ferrer, Almir Côrtes, Miguel Bezerra, Ednaldo Santos.
Yassir Chediak: Apresenta o show inédito "Viola do Rio", celebrando a viola caipira e sua versatilidade. Mestre da viola caipira, cantor e compositor, com repertório autoral e releituras.
Bruno Reis: Musicólogo, musicoterapeuta e tangedor de viola, com vasta experiência acadêmica e profissional. Atuou como professor de Música Brasileira e História da Música na UFRJ e como musicoterapeuta em diversas instituições.
Serviço:
Evento: Rio de Violas 7ª Edição – Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro
Data: 28 de abril a 4 de maio de 2025
Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola - Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Entrada: Gratuita
Realização: Rio de Violas e Maracujá Cultural Produções Artísticas
Apresentação: Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura
Instagram: @riodeviolas
Assessoria de imprensa
Mais e Melhores
Nenhum comentário