[News] Bienal do Livro Rio 2025 apresenta a "Praça Além da Página", novo espaço ao ar livre e interativo, com curadoria de Heloiza Daou
Imagine um lugar onde os livros ganham vida, as histórias se encontram e os leitores se tornam personagem principal. Esse é o espírito da "Praça Além da Página", uma das grandes novidades da Bienal do Livro Rio 2025. Patrocinada pela Shell Brasil, mais do que um espaço ao ar livre para apreciar livros, a praça será um ponto de encontro para leitores compartilharem histórias, viverem desafios literários e explorarem o impacto que a literatura tem em suas vidas de forma imersiva e interativa: uma espécie de Ágora da Grécia antiga, com encontros de fãs, entrevistas, dinâmicas, saraus, celebrações e música – um convite para viver a literatura além das páginas.
“A jornada de leitura não precisa ser solitária. Esse novo espaço será construído coletivamente a partir das comunidades leitoras. É um convite para eles se conectarem uns com os outros e, principalmente, com as histórias que moldam quem eles são. Queremos que eles vivam o livro além da página”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, organizadora da Bienal em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
Para comandar essa novidade, a Bienal conta com a curadoria de Heloiza Daou, publicitária com mais de 18 anos de experiência no mercado editorial e que traz sua expertise em unir literatura, cultura e entretenimento após 13 anos à frente de campanhas de diversos best-sellers na Editora Intrínseca. Atualmente, ela lidera os projetos de marketing da plataforma de streaming Aquarius e da Downtown Filmes, líder em distribuição de filmes nacionais no Brasil.
Shows, apresentações, gincanas, festas e até trends de redes sociais integram o repertório do novo espaço. Inspirada na ideia de que livros podem mudar vidas, a proposta é destacar o que um enredo ou um personagem podem fazer pelo leitor, criando um ambiente único, localizado na área externa central do Riocentro.
A Bienal do Livro Rio 2025 – patrocinada pela Shell Brasil na cota ‘Apresenta’ – será realizada entre os dias 13 e 22 de junho no Riocentro, reunindo leitores, autores e editoras para celebrar o universo dos livros de forma transformadora, com histórias embaladas pelo novo conceito de Book Park, extrapolando o diálogo entre as diferentes narrativas e trazendo as histórias embaladas por um formato inovador que consolida o festival como um canal de experiências imersivas para um público amplo e diverso, o transformando em um verdadeiro parque de diversões literário.
O maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país contará com uma curadoria de peso, formada por grandes nomes como Thalita Rebouças, Clara Alves, Lázaro Ramos, Flávia Oliveira, Luiz Antônio Simas, Pedro Pacífico (Bookster), Bianca Ramoneda, Ana Paula Costa, Sidney Gusman, e a dupla Rosane Svartman e Clélia Bessa.
Sobre a GL events Exhibitions
A GL events Exhibitions é uma empresa da multinacional francesa GL events - um dos principais players do mercado de eventos no mundo, presente em 27 países. Importante catalisadora de negócios com a organização e promoção de eventos B2B e B2C, é responsável pela realização de congressos, festivais e feiras representativas em diversos segmentos da economia: Bienal do Livro Rio e Bienal do Livro Bahia, no Mercado Editorial; Mondial de la Bière e Brasil Brau, no universo Cervejeiro; Congresso e Feira Estetika, o evento mais importante de Estética, Saúde, Beleza e Bem-estar da América Latina; e ExpoPostos & Conveniência, maior evento do setor de combustíveis e conveniência da América Latina. Atenta às necessidades dos seus públicos, desenvolve produtos que estimulam o contato dos visitantes com as principais tendências e novidades, incentivando discussões de conteúdo relevantes, interação e networking, além da geração de negócios.
Sobre a Shell Brasil
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Nenhum comentário