[News] FÓRUM NORONHA2B APOSTA NA SUSTENTABILIDADE
Ecologia e sustentabilidade foi um dos temas principais do N2B - crédito: Isidoro B. Guggiana |
O Noronha2B, fórum direcionado para a qualificação e governança das film commissions brasileiras e internacionais, aconteceu de 19 a 23 de agosto de 2024 no arquipélago pernambucano. Uma de suas principais pautas foi a sustentabilidade dentro e fora da produção audiovisual. Foram apresentadas uma série de paineis sobre o tema como “Filmando em Áreas de Conservação”, ministrado por Ricardo Peng, coordenador de comunicação do ICMBio, entidade parceira do N2B, e “ESG’s (Ambiental, Social e Governança) na Produção Audiovisual: Guia Verde e Green Consultant”, com Ana Marques, da Portugal Film Commission. Foram lançadas ao público questões vitais para a indústria do audiovisual e do turismo em tempos de aquecimento global.
"Para o Instituto Chico Mendes é um prazer e uma honra poder contribuir com um evento tão importante como o N2B. As temáticas turismo e sustentabilidade são prioritárias para o Instituto e são fundamentais para a conservação da biodiversidade”, aponta Peng, que atua no Ministério do Meio Ambiente. "Esperamos que com essa parceria possamos ampliar e fortalecer as produções audiovisuais nas unidades de conservação federais e assim melhorar a divulgação sobre as áreas protegidas, nossa fauna e flora, comunidades tradicionais, usos sustentáveis da biodiversidade e os trabalhos realizados pelo Instituto”, acrescenta.
Já Ana Marques trouxe das terras lusitanas o Guia Verde para os realizadores brasileiros. "O documento tem como objetivo sensibilizar e informar o setor audiovisual para a adoção de práticas ambientais sustentáveis, promovendo o seu papel como agenda de mudança para estes modelos de produção mais verdes”, resume. “São identificadas formas de gestão e utilização eficiente dos recursos, práticas, que permitem reduzir o impacto ambiental das várias atividades das equipes envolvidas ao longo de todo o processo de produção”, conclui Ana. O texto cobre da pré-produção à finalização de obras audiovisuais.
“As film commissions tem um papel fundamental na atração de produções estrangeiras, mas também na promoção de destinos turísticos brasileiros através do audiovisual. Turismo e audiovisual devem caminhar juntos de maneira sustentável”, indica Zeca Brito, diretor artístico do N2B. A programação do evento também contou com um espaço para rodadas interinstitucionais, em que representantes de film commissions, players, universidades, entidades e realizadores se reuniram para tratar de estratégias de governança, sustentabilidade e internacionalização do audiovisual brasileiro.
O Noronha2B - Film Commission Forum (N2B) tem patrocínio do Banco do Nordeste, através da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal. O evento conta com patrocínio da CAIXA, EcoNoronha, Porto Alegre Film Commission, Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e Ancine - Agência Nacional do Cinema.
O evento tem apoio da Administração de Fernando de Noronha, Secretaria de Meio Ambiente, Empetur - Empresa de Turismo de Pernambuco, Fundarpe - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e Lazer, TV Pernambuco e Governo de Pernambuco. O N2B conta com a parceria do Forte Nossa Senhora dos Remédios, Projeto Tamar e Ministério do Meio Ambiente, através do ICMBio.
A primeira edição tem curadoria de Alessandro Engroff, Carla Esmeralda, Paulo Senise e Zeca Brito. A produção fica a cargo da Anti Filmes.
Noronha2B - Film Commission Forum
Site: noronha2b.com
Instagram: @noronha2b
Facebook: /noronha2b
Nenhum comentário