[Filmes] MYMETASTORIES 2025: PRODUÇÕES DO FESTIVAL CHEGAM A FILMICCA EM 10 DE OUTUBRO
![]() |
| Eureka! (2024), de Kris Borghs |
A programação de outubro da FILMICCA acaba de ficar ainda mais especial! A partir da próxima sexta-feira (10), os assinantes poderão conferir 17 longas e curtas-metragens exibidos no MyMetaStories 2025 que acontece até o dia 2 de novembro.
Organizado pela Unifrance, o festival online de cinema europeu contemporâneo chega à sua terceira edição reunindo produções de diversos países do continente. A seleção vai da anfitriã França à Escandinávia, com títulos da Suécia e da Noruega, passando ainda pelos Balcãs, com obras croatas, e pelos países eslavos, como Eslováquia e República Tcheca.
Entre os destaques dos longas-metragens que ficam no catálogo da FILMICCA até 2 de novembro estão produções que exploram temas universais com criatividade e frescor. “A Vida, em Resumo”, animação em stop-motion da República Tcheca, França e Eslováquia, trata com sensibilidade a aceitação do corpo na adolescência. Já “Silver Star”, dos franceses Ruben Amar e Lola Bessis, é um road movie vibrante e cheio de humor, que mistura ação e afeto em uma improvável amizade feminina pelas estradas americanas. Outro destaque é o thriller “Little Jaffna”, que mergulha no submundo criminal de Paris para discutir identidade, lealdade e pertencimento dentro da juventude tâmil.
A seleção de curtas-metragens também impressiona pela diversidade e reconhecimento internacional. Entre eles, “Eca!”, indicado ao Oscar® de 2025, é uma comédia sensível que traduz com leveza o despertar das emoções na infância. Já “Sierra”, da Estônia, igualmente indicado à premiação, combina surrealismo e humor em uma fábula sobre a relação entre pais e filhos. Títulos como “Os Que Se Recusam” e “Sem Espaço” exploram, por meio da animação, a poesia do cotidiano e a convivência urbana, enquanto obras como “Favores” e “Desculpe o atraso (mas eu trouxe um coral)” exibem o vigor do cinema escandinavo contemporâneo. Um conjunto que reafirma a força criativa e a pluralidade do cinema europeu atual, do lirismo à experimentação.
Confira abaixo a lista completa de produções do MyMetaStories 2025 que chegam na FILMICCA:
Longas-Metragens
A Vida, em Resumo (2024)
Living Large
Kristina Dufková (República Tcheca, Eslováquia e França)
80 minutos – 10 anos
Ben, 12 anos, adora cozinhar e comer. Esse ano, após o início das aulas, ele percebeu que os meninos ficaram mais altos, enquanto ele continuou gordo. Pior ainda, as meninas ficaram bonitas, especialmente Claire, que agora está realmente... linda. Como fazer para agradá-la quando as outras crianças zombam dele? Apesar de seu amor pela comida, Ben começa a fazer regime.
Repleto de humor, momentos musicais estimulantes e uma boa dose de sensibilidade, este primeiro longa-metragem em stop-motion aborda a questão da aceitação do corpo na adolescência. Um relato poético de iniciação, uma ode enérgica à autoconfiança.
Silver Star (2024)
Ruben Amar e Lola Bessis (França)
101 minutos – 14 anos
Ao sair da prisão, Billie, de 20 anos, tenta salvar seus pais assaltando um banco. A operação fracassa e ela toma como refém Franny, uma adolescente grávida e imprevisível. Juntas, elas fogem pelos Estados Unidos em busca de um futuro melhor.
Um road movie elétrico e cheio de humor, protagonizado por uma dupla de atrizes irresistíveis e brilhantes. O filme é uma evocação contemporânea dos Estados Unidos, realizada por uma dupla de cineastas franceses, entre homenagem e renovação do cinema independente americano.
Little Jaffna (2024)
Lawrence Vallin (França)
100 minutos – 14 anos
Em Paris, no bairro tâmil de Little Jaffna, Michael, um jovem policial, infiltra-se em uma rede criminosa envolvida em extorsão e lavagem de dinheiro em benefício de rebeldes do Sri Lanka. Mas quanto mais ele se aprofunda na organização, mais sua lealdade vacila diante de uma das gangues mais poderosas da capital.
Com a vibração dos melhores thrillers, misturando cenas de ação e questionamentos profundos sobre identidade, o diretor nos leva a toda velocidade para um retrato tumultuado da juventude tamil na França.
Amar ou Perder (2024)
Aimer Perdre
Lenny Guit e Harpo Guit (Bélgica, França)
86 minutos – 16 anos
Desempregada e endividada até os ossos, Armande Pigeon, 26 anos, luta para sobreviver em Bruxelas. Além disso, ela tem uma grande propensão para o jogo e não hesita em correr riscos, pois, para Armande, todas as apostas são válidas. Todos, exceto um, talvez o mais louco, pelo qual ela ainda tem medo de se arriscar: a aposta do amor.
Com seu humor característico, absurdo e mordaz, os irmãos Guit traçam o retrato libertador de uma anti-heroína engenhosa e indescritível, que encarna com brio a precariedade urbana e o jogo como uma questão vital.
Breaking the Ice (2022)
Clara Stern (Áustria)
102 minutos – 14 anos
Mira, uma jovem de vinte e poucos anos, foge da pressão de administrar a vinícola da família jogando hóquei no gelo. A chegada de Theresa, uma nova recruta, abala sua visão rígida do mundo — dando origem a noites agitadas nas ruas de Viena.
Com sua abordagem sensível e cheia de nuances, Clara Stern oferece em seu primeiro filme um retrato sóbrio e forte do esporte feminino, misturando habilmente hóquei no gelo e a busca pela identidade queer.
Curtas-Metragens
Life Simulator (2024)
Antoine Delclaud, Antoine Fermier, Paul Praden, Zakaria Jilali, Raphael Knight, Théo Martin (França)
5 minutos – 10 anos
Sarah e Michaël, sem muita convicção, conseguem uma cópia de "Life Simulator". Assim que o jogo começa, Michaël rapidamente percebe que não deveria ter incluído sua irmãzinha em uma partida deste jogo ultraimersivo. Ele tenta salvá-la do perigo em uma perseguição frenética.
Com impressionante maestria técnica, o filme revisita a cultuada cena de perseguição em alta velocidade, retratando uma relação entre irmãos baseada em um jogo que acaba distorcendo a realidade.
Favores (2024)
Favours
Agnes Skonare Karlsson (Suécia)
11 minutos – 14 anos
Em uma movimentada estação de trem, Sonja luta para conseguir ajuda para cuidar de um bebê que ela alega ter sido abandonado. Mas será que existe outra mãe ou este é o bebê de Sonja?
Um intenso drama psicológico com realismo social e uma atuação incrível de Garance Mariller.
Silviana Deluxe 250 (2022)
Frida E Elmström (Suécia)
14 minutos – 10 anos
Todas as manhãs, Silviana tosta o pão com perfeição. Ela é uma torradeira, apaixonada por sua dona. Sua vida é calma, mas brilhante, até o dia em que uma mulher aparece na cozinha.
Este filme híbrido que combina live action com animação stop-motion pinta um retrato terno de um breve romance entre uma torradeira e sua dona. Uma delicada sátira do amor moderno.
Desculpe o Atraso (Mas Eu Trouxe um Coral) (2023)
Dette er ikke en fest (Det er en vinkveld)
Håkon Anton Olavsen (Noruega)
10 minutos – 12 anos
A noite ainda é uma criança enquanto um coral bêbado aguarda em um corredor, ansioso por uma resposta: Nina os deixará entrar em sua festa ou não? E será mesmo uma festa?
Em algum lugar entre a comédia absurda e o documentário, este filme captura a energia e a simplicidade de um momento improvisado suspenso no tempo.
Eca! (2024)
Beurk!
Loïc Espuche (França)
13 minutos – 12 anos
Eca! Adultos se beijam na boca, e crianças acham nojento! Além disso, dá para ver de longe: quando alguém quer beijar, seus lábios brilham com um tom rosa neon. O pequeno Léo faz piadas sobre isso, assim como as outras crianças no acampamento de verão. Mas o que ele não conta para nenhum dos amigos é que, na verdade, ele quer muito tentar beijar! E às vezes, sua boca também começa a brilhar!
Este filme, indicado ao Oscar® de 2025, é uma comédia sensível com apelo universal, que captura a complexidade das emoções das crianças com uma ternura cativante.
Os Que Se Recusam (2024)
The Refusers
Wiep Teeuwisse (Países Baixos)
2 minutos – 10 anos
Em uma esquina da cidade, um monte de lixo é jogado ao redor de duas lixeiras. Então, um jornal é levantado pelo vento e parece dançar sob a luz de um poste. Inspirados, os objetos descartados começam a se enxergar positivamente. Seu entusiasmo evolui para um espetáculo de música e dança.
Neste curta holandês de animação, objetos em desuso e descartados formam uma comunidade marcada pela gentileza. Ao cuidar uns dos outros, os personagens se sentem mais fortes e recuperam a sensação de que são importantes. Um musical encantador.
Para Sempre (2024)
Forever
Théo Djekou, Pierre Ferrari, Cyrine Jouini, Pauline Philippart, Anissa Terrier (França)
7 minutos – 10 anos
Enquanto os golfistas jogam do outro lado da cerca viva, pacíficos gnomos de jardim são atacados por bolas de golfe perdidas.
Esta joia animada é um trabalho estudantil que transpõe de forma lúdica as normas dos filmes de ação para a dura realidade de gnomos de jardim sob ataque de golfistas. Técnica e artisticamente encantadora!
Eureka! (2024)
Kris Borghs (Bélgica)
10 minutos – 12 anos
Tom e Ed, dois seres inteligentes em forma de lâmpada, atravessam o universo para compartilhar insights tecnológicos. Em qualquer planeta onde detectam frustrações, eles iluminam insights na forma de pequenas lâmpadas Eureka sobre os moradores desavisados, levando-os a encontrar soluções para seus problemas. No entanto, em um planeta peculiar, as coisas não saem como planejado.
Uma comédia delicada e poética com duas criaturas que compartilham seus conhecimentos e provocam momentos emocionantes de revelação em um planeta cheio de surpresas.
Muscle Man em: Caos Metalizado (2023)
Muscle masque dans: feraille pagaille
Nicolas Gemoets (Bélgica)
9 minutos – 12 anos
Muscle Man, o super-herói mais limpo do mundo, embarca em uma batalha emocionante contra um robô gigante determinado a reduzir a cidade a escombros, mas sua obsessão pela ordem pode levá-lo à ruína.
Este filme de animação sem diálogos combina humor absurdo e ação frenética, e presta uma homenagem vibrante aos quadrinhos e graphic novels belgas. Com uma direção inventiva e um ritmo frenético, ele transborda a energia de um desenho animado contemporâneo.
Tudo o que Perdemos (2024)
Všetko, čo sme nestihli
Marta Prokopová (República Tcheca, Eslováquia)
12 minutos – 12 anos
Um filme comovente que conta a história de Eva Marty e seu cachorro, Kubko, que se reencontram graças a uma catástrofe inesperada. Eles têm a oportunidade de compartilhar uma experiência incrível, literalmente cósmica.
Uma homenagem à animação tcheca, com técnicas inspiradas em marionetes. O diretor nos traz uma comovente história de amizade entre um cachorro e sua dona, uma ode visual ao vínculo único entre animais e humanos.
Sem Espaço (2024)
No Room
Jelena Oroz (Croácia)
7 minutos – 12 anos
Caminhar é estressante porque não há espaço para um passeio despreocupado.
Neste filme, os carros têm pernas. Talvez seja por isso que eles se sentem livres para usar a calçada como bem entenderem. Não há espaço, mas talvez pudéssemos ser um pouco mais atenciosos?
Buscando vingança contra os carros que invadiram seu cotidiano, a diretora combina desenhos e animação em stop-motion para transformar o barulho infernal da cidade em um mundo lúdico de visão e som. Um deleite para os sentidos, repleto de som, cor e imagens para criar um pequeno refúgio de paz em meio ao caos.
Sierra (2022)
Sander Joon (Estônia)
16 minutos – 14 anos
Os pais costumam pressionar os filhos a seguirem seus passos. Neste caso, a obsessão do pai pelo rali transforma o filho em um pneu de carro. Inspirado livremente na infância do diretor, Sierra nos leva para as corridas de carro surreais.
Com visuais brilhantes e humor original, este filme sobre a relação entre pais e filhos e a busca pela independência é o primeiro curta-metragem de um diretor estoniano a ser indicado ao Oscar®.
ONDE ASSISTIR À FILMICCA
No site: www.filmicca.com.br
Nos apps para Smart TVs Samsung, LG ou com Android/Google TV (Philco, Sony, TCL, AOC, Phillips, entre outras), Apple TV e Amazon Fire TV. Disponível também em tablets e smartphones com sistema Android e iOS. Apps compatíveis com Chromecast.
SERVIÇO
Planos de Assinatura: R$ 24,90 no Plano Mensal e R$ 199,80 no Plano Anual (equivalente a R$ 16,65/mês).
Passe Pix (Acesso com pagamento via Pix): R$ 14,90 (7 Dias de acesso), R$ 68,70 (3 Meses de Acesso), R$ 119,40 (6 Meses de Acesso) e R$ 199,80 (12 Meses de Acesso)
SOBRE A FILMICCA
Fundada por Gracielly Pinto, a FILMICCA é um streaming nacional e independente de cinema autoral e cult, do clássico ao contemporâneo, com lançamentos semanais, incluindo obras inéditas, exclusivas e de grandes festivais. Com uma curadoria que valoriza filmes realizados por mulheres, histórias LGBTQIAPN+, narrativas negras, obras de novos cineastas e de grandes diretores do cinema mundial, a FILMICCA possui um vasto acervo com cerca de 500 títulos disponíveis, incluindo obras de importantes realizadores como Chantal Akerman, Kiyoshi Kurosawa, André Novais Oliveira, David Cronenberg, Mia Hansen-Løve, Miloš Forman, Víctor Erice, Djibril Diop Mambéty, entre outros.



Nenhum comentário