[News]ArtRio 2025 termina com balanço positivo de vendas e eventos em todas as regiões da cidade

 

 
ArtRio 2025 termina com balanço positivo de vendas e eventos em todas as regiões da cidade

 

ArtRio 2025  cred Bruno Ryfer


ArtRio 2025  cred Bruno Ryfer


ArtRio 2025  cred Bruno Ryfer

 


ArtRio 2025  cred Bruno Ryfer


OSGEMEOS no Conversas ArtRio  cred Bruno Ryfer

Jardim das Esculturas  cred Bruno Ryfer


A ArtRio fechou sua edição de 15 anos reforçando sua missão de valorização da arte brasileira e seu foco em acessibilidade e formação de público. Cerca de 55 mil pessoas visitaram a feira de arte, descrita por muitos como uma das mais bonitas e bem organizadas ao logo de sua trajetória. Em 2025, o evento teve uma rica agenda paralela, chegando a todas as regiões da cidade.
 

Esse ano, o programa da ArtRio de convidar colecionadores e profissionais do mercado de arte trouxe 100 pessoas influentes para visitar o evento e também ter uma grande imersão na arte brasileira. O grupo, com 80% de estrangeiros, foi composto de colecionadores, curadores e membros de conselhos de grandes museus e instituições, entre eles representantes de Fundação Gugghenheim (EUA), Tate Modern (Londres), Moca LA (Los Angeles), Museu Tamayo (Cidade do México) e Lise Willhelmsen Art Award (Noruega). O grupo adquiriu mais de 200 obras de artistas brasileiros apresentadas na feira de arte. 
 

Nossa intenção com essa edição da ArtRio era exatamente refletir a importância do evento na cena cultural do país e como, ao longo desses 15 anos, a feira reforçou o Rio de Janeiro e o Brasil no mercado internacional de arte. Encontrar obras dos grandes mestres e artistas em ascensão, lado a lado, reflete a capacidade da arte de chegar a todos os públicos. Focamos muito em oferecer uma experiência excepcional de visitação, surpreendendo galeristas e visitantes. A ArtRio é uma feira comercial, reconhecida pelos excelentes resultados alcançados, e ao mesmo tempo é uma grande porta de entrada para formação de novo público para a arte”, fala Duda Magalhães, presidente da Dream Factory, que realiza a ArtRio.
 

Esse ano, por meio de seu Programa de Aquisição, a ArtRio fez a doação de uma obra de artista brasileiro para a Pinacoteca do Estado de São Paulo. As curadoras Ana Maria Maia Antunes e Clarissa Teixeira Ximenes selecionaram a obra “Sem Título”, do artista Miguel Afa, da Galeria Gentil Carioca. Miguel começou na arte com graffiti em 2001, nas ruas do Complexo do Alemão, e depois estudou na Escola de Belas Artes – UFRJ. Suas obras alternam entre a sensibilidade poética e mensagens políticas diretas.
 

Uma parceria entre a ArtRio e Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou a primeira Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, parte do calendário oficial da cidade. Foram mais de 150 eventos em todas as regiões do Rio, incluindo todos os equipamentos culturais municipais cariocas.
 

As galerias e obras presentes no evento estavam em quatro programas:

PANORAMA - galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea, teve sua seleção feita por um Comitê formado pelos galeristas Alexandre Roesler, Antonia Bergamin, Filipe Masini e Eduardo Masini, Gustavo Rebello, Juliana Cintra e Marcio Botner.
 

SOLO / DUO - galerias apresentando projetos inéditos e exclusivos para a feira, com a participação de um ou dois artistas e curadoria de Ademar Britto.
 

BRASIL CONTEMPORÂNEO - 10 galerias brasileiras trazendo um retrato da riqueza e beleza da criação artística de diferentes regiões do país. A curadora Paula Borghi teve como base para essa seleção o tradicional “fazer com as mãos” – artistas que trabalham desde a concepção, criação e produção de suas obras de forma totalmente manual.
 

JARDIM DAS ESCULTURAS – A curadora Christiane Laclau selecionou 15 obras de artistas brasileiros que “dialogaram” com o cenário onde estão o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara, os jardins de Burle Marx no Parque do Flamengo.
 

Durante a feira aconteceu a entrega da 11ª edição do Prêmio FOCO ArtRio, apresentado pela Vale. Foram selecionados os artistas Abiniel Nascimento, Marcus Deusdedit e Noara Quintana. Com foco em estimular o aprendizado e o desenvolvimento da carreira, todos os vencedores recebem como prêmio residências artísticas, focando em aprimorar o processo de trabalho e criação, incluindo bolsas para dedicação exclusiva durante esse período. Obras dos artistas também foram expostas na 15ª edição da ArtRio.
 

Outra novidade este ano foi a presença de restaurantes badalados da cidade dentro da feira de arte. Na área Gourmet estavam o japonês Canoa e seus celebrados sushis, considerado um dos melhores omakases do Rio. Na parte externa estavam Heaven Cucina, com os clássicos da cozinha italiana com toques contemporâneos; o português Gruta do Fado; o Malta Beef Club com oferta de sanduíches; Izar e Maska juntos, ambas as casas indicadas no Guia Michelin; e o Empório Jardim.
 

Números da ArtRio 2025

  • Público de 54 mil pessoas
  • Geração de 4 mil empregos diretos e indiretos
  • 170 empresas atuando no evento
  • Cerca de 80 expositores, galerias e instituições brasileiras e internacionais
  • Mais de 100 colecionadores, curadores e membros de conselhos de museus e instituições convidados, sendo 80 estrangeiros, entre eles representantes de Fundação Gugghenheim (EUA), Tate Modern (Londres), Moca LA (Los Angeles), Museu Tamayo (Cidade do México) e Lise Willhelmsen Art Award (Noruega)
  • 12 eventos no Conversas ArtRio, com debates e discussões com a participação de curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte. Participação de nomes como OSGEMEOS, secretário municipal de Cultura Lucas Padilha, deputada federal Soraya Santos, e o colecionador Álvaro Piquet, entre outros.
  • A programação da Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro somou mais de 150 eventos
  • Expectativa de impacto econômico na cidade na semana do evento na ordem de R$ 130 milhões

Seguindo os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a ArtRio realiza ações de responsabilidade socioambientais como ponto de partida da produção do evento, além de realizar ao longo do ano, e durante a feira, importantes atividades de inclusão:

- O material utilizado na estrutura geral da feira será entregue para reciclagem;

- Oferta de residuários orgânicos e recicláveis ao público, parte de um projeto maior de educação e conscientização;

- Durante a feira, foi realizado diariamente processo de triagem dos resíduos. A partir desta triagem, será definida a gravemetria do evento, que consiste na análise da pesagem dos resíduos conhecimento da geração total dos mesmos;

- Dentro do ArtRio Social, visitas guiadas na feira e em museus ao longo do ano com crianças e jovens de escolas públicas e instituições;

- Dentro do ArtRio Educação, são realizados projetos de exposição interativa de arte em escolas públicas e em áreas onde há pouca presença de museus e/ou instituições culturais. Atualmente, a exposição sobre Mulheres Brasileiras na Arte está em exposição no MAC-Niterói

 

Fotos da ArtRio 2025 estão disponíveis para download em Link

 

A ArtRio 2025 tem patrocínio máster da Vale, com patrocínio da PRIO, cerveja Stella Artois, e VIVO através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. BTG Pactual patrocina o programa VIP Collectors.
 

A feira de arte tem o apoio de ALLOS, Bombay Sapphire e IBMEC | Instituto Yduqs, além de parceria com Rio Galeão e Granado. O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana é o hotel oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.
 

O evento tem parceria da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e do Ministério da Cultura.
 

A ArtRio é realizada pela Dream Factory.
 

Nenhum comentário