[News] 28 anos de Música no Museu: piano em destaque no Rio e muitas atrações especiais

 

Em setembro, a série Música no Museu dá continuidade às comemorações de seus 28 anos, com concertos dedicados a “Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais” — um programa que percorre repertórios brasileiros e internacionais, destacando recitais de piano e grandes compositores, sempre incluindo uma ou mais atrações estrangeiras.

Entre os destaques da programação estão: o recital do pianista Silas Barbosa (17/9), no Centro Cultural Banco do Brasil; o Grupo Vocal Agora Vaz, sob a direção de Célia Vaz (18/9), no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF); o recital do pianista Kenzo Kimoto com a participação especial de Miriam Grosman (27/9), no Palácio São Clemente-Consulado de Portugal e a Banda Sinfônica Nacional (29/9), no Centro Cultural Arte Sesc Flamengo.

O mês também presta homenagem a dois compositores franceses de destaque: Erik Satie, precursor do minimalismo e do Teatro do Absurdo, e Georges Bizet, autor da célebre ópera Carmen.

“Música no Museu não para e, neste mês de setembro, dá continuidade às celebrações de seus 28 anos, já tendo alcançado um público superior a 1,25 milhão de pessoas e garantindo visibilidade aos músicos clássicos brasileiros no país e no exterior. A programação, rica e diversificada, valoriza e divulga tanto a música clássica quanto a MPB, alcançando diferentes camadas sociais e vários estados do Brasil. Esperamos por vocês!”, afirma Sérgio da Costa e Silva, idealizador do Música no Museu.


 

Confira a programação!


 


Dia 17 de setembro (quarta-feira) – 12h30 - CCBB RJ - Silas Barbosa (piano)


 


                                                                                                                                            Silas Barbosa.jpg

Silas Barbosa (piano)


Natural de Visconde do Rio Branco (MG), o pianista Silas Barbosa estudou com mestres como André Pires, Luiz Senise, Daniel Burlet e Myrian Dauelsberg. Vencedor do 1º lugar no XII Concurso Nacional Arnaldo Estrella, já se apresentou no Brasil e em países como Espanha, França, Itália, Sérvia, Suíça e Portugal.


Atualmente doutorando em musicologia na Escola de Música da UFRJ, sob orientação da professora Andrea Adour, desenvolve pesquisa no Projeto Africanias, voltado ao estudo do conteúdo emocional no repertório brasileiro para canto e piano.


No recital do CCBB, interpretará obras de J. S. Bach, F. Chopin, F. Schubert e outros grandes mestres internacionais.


 


Dia 18 de setembro (quinta-feira) - 18h - Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) – Grupo Vocal Agora Vaz - Direção Celinha Vaz


 


                                                                                                                          FOTO- CORAL AGORA VAZ.jpg

Grupo Vocal Agora Vaz


O Grupo Vocal Agora Vaz, regido por Célia Vaz — arranjadora, diretora musical, cantora, compositora e violonista com carreira nacional e internacional consolidada — apresenta um programa dedicado aos clássicos brasileiros.


Formado por 32 mulheres de diferentes atividades profissionais, o grupo tem em comum a paixão pelo canto e já participou de diversos projetos e apresentações de destaque.


 


Dia 24 de setembro – (quarta-feira) – 12h30 - CCBB RJ - Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequei Peres, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade


 


                                                                                                                         Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequei Peres, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade.jpg

Foto: Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequei Peres, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade


 


Em homenagem aos compositores franceses Erik Satie, precursor do minimalismo e do Teatro do Absurdo, e Georges Bizet, autor da célebre ópera Carmen, os pianistas Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequiel Peres, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade apresentam um recital especial no CCBB Rio.


A direção artística é da renomada pianista Maria Helena de Andrade.


 


Dia 27 de setembro (sábado) - 18h - Palácio São Clemente - Consulado de Portugal – Kenzo Kimoto com a participação especial de Miriam Grosman


                         


                                                                                          Kenzo Kimoto e Miriam Grosman.jpg

O pianista Kenzo Kimoto apresenta um programa que percorre obras eruditas nacionais e internacionais, trazendo ao público a delicadeza e intensidade de compositores como Francisco Mignone, Serguei Prokofiev, Haydn e Brahms.


 


Ao longo de sua trajetória, Kenzo tem se destacado em concursos e recitais que contribuíram para seu desenvolvimento artístico e pessoal. Em 2025, conquistou o 1º lugar no Concurso de Piano Souza Lima (IV turno), em São Paulo, e realizou recital solo no CCBB Rio de Janeiro, dentro do Projeto Música no Museu. Em 2023, recebeu menção honrosa no mesmo concurso e apresentou-se no Quintal Cultural, em Niterói. Em 2019, participou do Festival Internacional de Piano (FIPS) no Theatro Municipal de Niterói e obteve o 10º lugar no Concurso de Piano Henle Verlag, na Alemanha.


 


Nesta ocasião, o pianista convida sua professora e orientadora, Miriam Grosman, para participação especial no recital. Professora Titular da Escola de Música da UFRJ, Grosman é Doctor of Musical Arts pela Catholic University of America (Washington, DC) e Mestre em Música pela UFRJ. Sua carreira reúne importantes atividades como solista, camerista, docente e palestrante, com apresentações no Brasil e em países como Portugal, Espanha, Áustria, Itália, Grécia e Estados Unidos.


 


“É uma alegria imensa dividir o palco com um jovem talento tão dedicado e promissor como o Kenzo”, afirma Miriam Grosman.


 


Dia 29 /9 (segunda-feira) – 18h – Espaço Cultural Arte Sesc Flamengo recebe a Banda Sinfônica Nacional



                                                                                                                              foto - Banda Sinfônica Nacional.jpg

Apresentação com imagens de todas as regiões do Brasil e o concerto da Banda Sinfônica Nacional, sob a regência do maestro Geraldo Magela. No programa, uma seleção das músicas brasileiras de todas as regiões.


 


Dia 30 de setembro (terça-feira) - 18h - Museu do Exército - Forte de Copacabana - Duo Madri de Violões- Adriana Ballesté e Mara Lúcia



                                                                                                                   Adriana-4_b.jpg

Duo Madri de Violões- Adriana Ballesté e Mara Lúcia


O Duo Madri, formado pelas violonistas Adriana Ballesté e Mara Lúcia Ribeiro, apresenta-se no Museu do Exército – Forte de Copacabana.


As artistas estudaram juntas na Escola Nacional de Música da UFRJ e participaram da Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, sob a direção de Turíbio Santos, formando então o Duo Madri e se apresentando em diversos locais. Atualmente, continuam tocando juntas na Orquestra de Violões da AV-RIO.


 


Sobre Sérgio da Costa e Silva


 Advogado e Administrador de Empresa, ocupou destacadas funções em órgãos públicos e empresas privadas. Em 1997 criou e dirige até hoje o projeto "Música no Museu", série de música clássica do Brasil que também permeia a música popular e no seu âmbito em 2005 o "RioHarpFestival" colocando o Brasil no circuito mundial da harpa ao lado de importantes cidades de quatro continentes e, o “RioWindsFestival” em 2009. Também criou e dirige o "Concurso Jovens Músicos - Música no Museu" com o apoio da James Madison University. Atuou como Vice-presidente Cultural do Clube Monte Líbano e Diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro por 16 anos. Atual Benemérito e Presidente do seu Conselho de Cultura, membro do Conselho de Cultura da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Vice-Presidente Cultural da Federação das Câmaras de Comércio Exterior.


 


MÚSICA NO MUSEU - Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro. Iniciado em 1997, tornou-se a única série de música clássica do Brasil reconhecida pelo RankBrasil, versão brasileira do Guinness Book. Seus números são expressivos chegando a fazer mais de 500 concertos por ano, de norte a sul do Brasil, ocupando cerca de 2.500 músicos / ano, além de uma vertente internacional. Desde 2006, são organizados eventos em cidades da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, República Tcheca, (Europa), Argentina, Canadá, Chile, EUA (inclusive no Carnegie Hall em Nova Iorque), (Américas), Marrocos (África), Índia, Vietnã (Ásia), Austrália, (Oceania) e Líbano (Oriente Médio), levando os músicos e a música brasileira para o exterior.


 


SERVIÇO:


Música no Museu - Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro


Concertos – “Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais” - setembro de 2025 -  www.musicanomuseu.com.br


 


Dia 3 de setembro (quarta-feira)


Horário: 12h30


CCBB RJ


Rua Primeiro de Março Nº 66- 4º. Andar.


Músico: Fernanda Cruz, piano.


Programa: Francisco Mignone, Villa-Lobos, Erik Satie, Tchaikovsky e Chopin


 


Dia 4 de setembro (quinta-feira)  


Horário: 12h30


Museu da Justiça


Rua Dom Manuel Nº 29- Centro


Músicos: Cecília Guimarães e Ezequiel Peres


Programa: Bach, Mozart, Schubert, Schumann, Satie, Villa-Lobos e Cecília Guimarães


 


Dia 10 de setembro (quarta-feira)


Horário: 12h30


CCBB RJ


Rua Primeiro de Março Nº 66- 4º. Andar.


Músico: Duo Andre Figueiredo, Tenor e Dilia Tosta, piano


Programa: O Amor e a voz.


 


Dia 17 de setembro (quarta-feira)


Horário: 12h30


CCBB RJ


Rua Primeiro de Março Nº 66- 4º. Andar.


Músico: Silas Barbosa, piano


Programa: J. Bach; F. Chopin; F. Schubert


 


Dia 18 de setembro (quinta-feira)


Horário: 18h


Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) - Sala de Sessões.


Av. Rio Branco Nº 241


Músico: Coral Agora Vaz. Direção Celinha Vaz.


Programa: Clássicos brasileiros.


 


Dia 24 de setembro – (quarta-feira)


Horário: 12h30


CCBB RJ


Rua Primeiro de Março Nº 66- 4º. Andar.


Músicos: Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequei Peres, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade, piano. Direção Artística: Maria Helena de Andrade.


Programa: Homenagem aos 100 anos de falecimento de Erik SATIE e 150 anos de falecimento de George BIZET.


 


Dia 27 de setembro (sábado)


Horário: 18h


Músicos: Kenzo Kimoto com a participação especial de Miriam Grosman


Palácio São Clemente - Consulado de Portugal


Rua São Clemente Nº,424- Botafogo


Programa: Clássicos Internacionais e Nacionais


 


Dia 29 de setembro (segunda-feira)


Horário: 18h


Espaço Cultural Arte Sesc Flamengo


Rua Marquês de Abrantes 99


Músico: Banda Sinfônica Nacional. Regência Maestro Geraldo Magela.


Programa: Clássicos brasileiros.


 

Dia 30 de setembro (terça-feira)


Horário: 18h


Museu do Exército - Forte de Copacabana


Rua Coronel Eugênio Franco 1, Posto 6- Copacabana.


Músico: Duo Madri de Violões- Adriana Ballesté e Mara Lúcia.


Programa: Clássicos Internacionais.


 




Nenhum comentário