[News] APÓS 50 ANOS, IRACEMA – UMA TRANSA AMAZÔNICA VOLTA AOS CINEMAS DE 13 ESTADOS DO BRASIL NESTA QUINTA-FEIRA (24)

 

Com distribuição do Gullane+, cinemas de 13 estados do Brasil se preparam para receber, nesta quinta-feira (24), a versão restaurada em 4K de IRACEMA - UMA TRANSA AMAZÔNICA, clássico de 1976 do cinema brasileiro censurado pela Ditadura Militar dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna e protagonizado por Edna de Cássia.


Confira a lista de cinemas em que IRACEMA - UMA TRANSA AMAZÔNICA entrará em cartaz:


Norte:

Belém (PA)

• Cine Líbero Luxardo - Nazaré


Manaus (AM)

• Cine Casarão - Centro


Nordeste:


Recife (PE)

• Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)


Salvador (BA)

• Cine Glauber Rocha - Centro


Maceió (AL)

• Centro Cultural Arte Pajuçara


Aracaju (SE)

• Cine Walmir Almeida - Centro


Fortaleza (CE)

• Cine Dragão do Mar


Sudeste:

São Paulo (SP)


• Espaço Petrobras de Cinema - Rua Augusta


• CineSala - Pinheiros

• Reserva Cultural - Bela Vista

• Instituto Moreira Salles - Av. Paulista

• Cinesystem Belas Artes - Frei Caneca


Rio de Janeiro (RJ)

• Estação NET Rio - Botafogo


Belo Horizonte (MG)

• Una Cine Belas Artes - Lourdes

• Minas Tênis Clube


Poços de Caldas (MG)

• Instituto Moreira Salles


Sul:

Porto Alegre (RS)

• Cinemateca Paulo Amorim


Curitiba (PR)

• Cine Ritz / Cine Passeio 


Centro-Oeste:

Brasília (DF)

• Cine Cultura Liberty Mall


Mesclando documentário e ficção, IRACEMA - UMA TRANSA AMAZÔNICA retrata o encontro de uma jovem indígena e um caminhoneiro, encantado pelo suposto progresso da Transamazônica. Aos poucos, conforme os dois personagens se aproximam, as imagens captadas em 16 mm revelam o que há por trás do chamado “milagre econômico”: um registro em tempo real do desmatamento da floresta, da grilagem, da exploração sexual e de uma série de violações normalizadas em nome do desenvolvimento. Deste modo, a restauração resgata não só o impacto estético do filme, como também seu valor enquanto documento histórico.


Considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o filme coleciona prêmios neste meio século de história, a exemplo dos quatro troféus que ganhou em 1980, no Festival de Brasília. Agora, pouco antes de voltar às salas de cinemas de todo o país, o filme foi destaque nas últimas edições do Festival do Rio e do Festival de Berlim.


Classificação indicativa de IRACEMA - UMA TRANSA AMAZÔNICA: 16 anos.


Sinopse

Um caminhoneiro que trafega pela Transamazônica, a grande rodovia do Brasil que atravessa a floresta amazônica, conhece uma prostituta e aos poucos percebe os problemas daquela região.


Ficha técnica

Iracema - Uma Transa Amazônica

1974 - Brasil, Alemanha Ocidental, França - 91 minutos

Direção: Jorge Bodanzky, Orlando Senna

Roteiro: Jorge Bodanzky, Hermanno Penna, Orlando Senna

Produção: Orlando Senna, Malu Alencar, Wolf Gauer, Achim Tappen

Direção de Fotografia: Jorge Bodanzky

Edição: Jorge Bodanzky, Eva Grundman

Trilha Sonora: Jorge Bodanzky, Achim Tappen

Direção de Arte: Orlando Senna

Elenco: Paulo César Peréio, Edna de Cássia, Lúcio Dos Santos, Elma Martins, Natal, Fernando Neves, Wilmar Nunes, Sidney Piñon, Rose Rodrigues, Conceição Senna

Companhias de Produção: Stop Film, Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF)

Restauração: Coordenação técnica de Alice de Andrade e apoio do CTAV, Mnemosine, IMS, PUC Rio, Instituto Guimarães Rosa e Cinemateca Brasileira.


 

Sobre a Gullane+ 

"Gullane+ é uma distribuidora de obras audiovisuais independentes, que faz parte do grupo Gullane e é liderada por Debora Ivanov. 

Os filmes distribuídos pela Gullane+ primam pela qualidade, pelo impacto social e cultural, e representam o melhor do cinema nacional.

A empresa tem um objetivo bem claro e inédito no mercado: promover o nosso cinema no Brasil e no mundo, apostando em inovação nos processos e experiências de lançamento e comercialização. 

Seu catálogo tem mais de 40 títulos, incluindo filmes lançados em salas de cinema, conteúdos exibidos em canais de TV e plataformas de streaming, em mais de 70 países. 

Dentre as obras em destaque estão filmes como “Que horas ela volta" de Anna Muylaert, “O Bicho de Sete cabeças" de Laís Bodanzky, “O Rio do Desejo" de Sérgio Machado, “A última Floresta" de Luiz Bolognesi, “Motel Destino" de Karin Ainoüz e o recente sucesso “Milton Bituca Nascimento" de Flávia Moraes.

Os próximos lançamentos são os filmes, “3 Obás de Xangô" de Sérgio Machado, “A Queda do Céu" de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha e “Tarsila no Espelho", de Paschoal Samora.

Paralelamente vem investindo na distribuição e restauro de obras clássicas do cinema nacional, como “Iracema: uma transa amazônica” de Jorge Bodanzky, “Um céu de estrelas” de Tata Amaral e “Castelo Rá-tim-bum” de Cao Hamburger.





Nenhum comentário