Para seu primeiro longa solo, a franco-georgiana Marie Amachoukeli-Barsacq se voltou às experiências de sua infância para escrever e dirigir o delicado drama MEU VERÃO COM GLORIA, que estreia no CINE MATILHA nessa quinta (13/03).
Ganhadora do Camera D’or por Party Girl, dirigido ao lado de Claire Burger e Samuel Theis, Marie cria uma história de afetos e descobertas em seu filme. Cleo (Louise Mauroy-Panzani) é uma menina de 6 anos que vive em Paris com seu pai, o viúvo Arnaud (Arnaud Rebotini), e sua babá, a cabo-verdiana Gloria (Ilça Moreno Zego), quando esta precisa voltar para seu país, a menina fica triste, mas a promessa de passar as férias verão em Cabo Verde a anima.
Depois de viajar sozinha, ela é recebida por Gloria no aeroporto com muito amor e carinho, e se hospeda na casa da ex-babá, cuja filha, Fernanda (Abnara Gomes Varela) está prestes a ganhar bebê. O filho pré-adolescente de Gloria, César (Fredy Gomes Tavares), no entanto, se ressente da presença da menina e sente ciúmes, especialmente por todos os anos que a mãe viveu cuidando de Cleo, longe dele.
Nesse ambiente, a pequena protagonista passar por um processo de amadurecimento, descoberta do mundo e das alegrias e dores, além de, finalmente, conseguir lidar com a perda precoce de sua mãe.
Em entrevista, Marie conta que se inspirou em sua babá, com quem mantém contato até hoje, e a que lhe chama de filha. Mas também fez uma profunda pesquisa sobre relações entre babás e as crianças, e daí percebeu a complexidade desses laços.
“Conheci muitas babás do Marrocos, Chile e Tailândia, e todas tinham a mesma história: tiveram que deixar seus filhos para vir para outros países, e criar os filhos de pessoas com mais dinheiro. E então conheci Ilça, e era a história dela também. Reescrevi o filme com sua história de fundo, sua aldeia e sua língua, crioulo – tive aulas de crioulo por um ano e meio,” conta.
Exibido em sessões especiais no Festival de Cannes, MEU VERÃO COM GLORIA, foi premiado no Festival de Jerusalém e no Festival Internacional de Tessalônica.
Sinopse
Cleo é uma garotinha francesa criada por Gloria desde que perdeu sua mãe. Mas Gloria precisa voltar repentinamente para Cabo Verde, seu país natal. Com muita saudade, Cleo viaja para passar o verão com ela.
Nenhum comentário