[News] Turnê Orquestra Sinfônica Jovem Maciuccia Iacovino
Formada em 1995, a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes (RJ), fará uma turnê entre setembro e outubro por quatro cidades fluminenses e também na capital. Com direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, coordenação artística de Hodyllon Martins, regência do maestro Brian Fleming e realização do Instituto Dell’Arte, os músicos, na faixa etária de 10 a 19 anos, são provenientes de áreas de risco social.
O Concerto de Abertura da turnê Orquestrando a Vida 2024 acontece em Rio das Ostras no domingo, 8 de setembro, às 17h, na Concha Acústica da Praça São Pedro e tem participação especial do cantor Sandro Balli.
A próxima apresentação será perto de casa, com um programa de música sacra na Igreja Batista Central, em Cardoso Moreira, na quinta-feira, 12 de setembro, às 20h. Os dois concertos terão entrada gratuita. A turnê continua em outubro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 4 de outubro, às 20h, a preços populares e com participação especial do pianista Aleysson Scopel.
A cidade sede da orquestra, Campos de Goytacazes, vai comemorar a inauguração de seu novo espaço cultural, com uma apresentação especial na Arena David Machado no dia 10 de outubro, às 20h, com entrada franca. O encerramento da Turnê Orquestrando a Vida 2024 será no Theatro Municipal de Niterói, no dia 16 de outubro, às 19h, com participação especial do pianista Aleysson Scopel e ingressos populares
O repertório eclético inclui composições de Leonard Bernstein, Strauss, George Gershwin, Baden Powell, Fafá de Belém, Sivuca, Roberto Carlos, Pixinguinha, Gonzaguinha, Tom Jobim, Maroon 5, ABBA
A turnê Orquestrando a Vida 2024 é apresentada pela Enel, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção da Dellarte, apoio da Athena Capital e Orquestrando a Vida e realização do Instituto Dell'Arte.
Orquestrando a Vida
Fundado pelo maestro Jony William, o projeto social Orquestrando a Vida “El Sistema Brasileiro” foi implantado em Campos dos Goytacazes há 28 anos nos moldes do “El Sistema” venezuelano. O objetivo do projeto é promover o aprendizado musical e a prática artística, trazendo aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida com a inclusão social, o desenvolvimento artístico-musical e a formação do caráter, com ações que visam ocupar o tempo, encorajando, motivando-os ao estudo e promovendo-os para o mercado de trabalho. O projeto contribui para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como a erradicação da pobreza (ODS 1), educação de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8). Hoje, o projeto atende 350 crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 a 17 anos, matriculados no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino, com renda familiar de até 1/½ salário-mínimo e em situação de vulnerabilidade social, do município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro.
Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino
Em 2011, sob a regência do maestro Gustavo Dudamel, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino abriu as comemorações dos 102 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realizando um concerto em homenagem ao maestro José Antonio Abreu, fundador do “El Sistema” e da Orquestra Simón Bolívar. Neste mesmo ano, os músicos de Campos dos Goytacazes participaram de uma turnê pelos Estados Unidos, encerrada com uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Em 2013 se apresentaram para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, na Praia de Copacabana, com um público estimado de mais de três milhões de pessoas. Também participaram em três edições da campanha Criança Esperança, promovida pela TV Globo em parceria com a UNESCO. A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da OSCIP Orquestrando a Vida, já realizou diversas turnês internacionais.
Nenhum comentário