[News] TILDA SWINTON, LEE GRANT E MICHAEL CIMINO BRILHAM NAS ESTREIAS DE SETEMBRO DA FILMICCA! CONFIRA A LISTA COMPLETA
Setembro chega com uma programação de peso na FILMICCA, reunindo filmes inéditos no streaming e versões restauradas de obras fundamentais do cinema mundial.
Entre os destaques, estão “78 Dias”, produção sérvia exibida na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e “Crônicas de uma Santa Errante”, longa argentino que conquistou três indicações ao Independent Spirit Awards®. Ambos chegam com exclusividade à plataforma. Outro marco é a chegada da versão restaurada de “Perversões Femininas”, primeiro longa protagonizado por Tilda Swinton nos Estados Unidos, agora disponível pela primeira vez em streaming.
A programação de setembro também abre espaço para uma retrospectiva especial da atriz e cineasta Lee Grant, vencedora do Oscar®. Neste mês, a FILMICCA exibe duas de suas obras de ficção em cópias restauradas. O público ainda poderá revisitar três títulos de Michael Cimino, diretor do clássico “O Franco Atirador”, e conferir “Os Chefões”, um dos grandes marcos da carreira de Abel Ferrara.
O cinema brasileiro também ganha destaque, com seis obras contemporâneas assinadas por novos realizadores, reforçando o compromisso da FILMICCA em valorizar a produção nacional e seus olhares inovadores. Entre elas, chega à plataforma o curta “Ferro's Bar”, do Coletivo Cine Sapatão, exibido no festival É Tudo Verdade.
Confira abaixo a lista completa de estreias:
Perversões Femininas
| Female Perversions
| Susan Streitfeld
| EUA/Alemanha, 1996
| 115 minutos, 18 anos
| Versão restaurada
Eve Stephens, uma advogada ambiciosa e bem-sucedida, é cotada para ser nomeada juíza em Los Angeles. Ela esconde um outro lado seu, movido por visões e fantasias sexuais excêntricas. Ao mesmo tempo em que precisa lidar com sua irmã cleptomaníaca, Eve navega por relações com homens e mulheres, incluindo um geólogo e uma psiquiatra, e descobre que a fantasia e a realidade convergem, a levando para um clímax tenso que decidirá seu destino pessoal e profissional.
Exibido no Festival de Sundance em 1996, “Perversões Femininas” é o filme de estreia da diretora Susan Streitfeld e o primeiro longa estadunidense protagonizado pela atriz Tilda Swinton. Baseado no texto de psicologia de 1991 "Perversões Femininas: As Tentações de Emma Bovary", de Louise J. Kaplan, o filme é uma mistura de drama erótico e suspense psicológico que se passa no implacável cenário do sistema judiciário de Los Angeles.
Os Chefões
| The Funeral
| Abel Ferrara
| EUA, 1996
| 99 minutos, 18 anos
| Versão restaurada
Após o funeral de um dos seus membros, uma família criminosa decide embarcar em uma jornada perturbadora na tentativa de conseguir uma vingança sangrenta.
Ambientado durante a Grande Depressão nos anos 30, “O Funeral” é considerada uma das grandes obras do diretor Abel Ferrara, que explora a fé, redenção, códigos de honra e vingança neste filme que apresenta um novo olhar sobre filmes da máfia.
Eu, Empresa
| Leon Sampaio e Marcus Curvelo
| Brasil, 2021
| 82 minutos, 12 anos
Um trabalhador informal enfrenta problemas financeiros e emocionais. Sem oportunidades decentes de trabalho, ele cria um canal no Youtube para tentar monetizar suas pequenas histórias de fracasso, enquanto presta serviços precarizados para empresas estrangeiras.
Uma crítica social cômica sobre o trabalho contemporâneo, “Eu, Empresa” é o primeiro longa da dupla Leon Sampaio e Marcus Curvelo, e estreou na Mostra de Cinema de Tiradentes.
Maquina Infernal
| Francis Vogner dos Reis
| Brasil, 2021
| 30 minutos, 12 anos
Sara é contratada para fazer a manutenção de máquinas que quebram misteriosamente em uma velha fábrica metalúrgica em processo de falência no Grande ABC. Entre extensas jornadas de trabalho e incertezas quanto ao futuro, um estranho e monstruoso som toma os espaços. As máquinas gritam como se fossem corpos e os corpos humanos quebram como se fossem máquinas. Um filme de horror e amor.
Ferro’s Bar
| Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra e Rita Quadros
| Brasil, 2023
| 25 minutos, 12 anos
Sara é contratada para fazer a manutenção de máquinas que quebram misteriosamente em uma velha fábrica metalúrgica em processo de falência no Grande ABC. Entre extensas jornadas de trabalho e incertezas quanto ao futuro, um estranho e monstruoso som toma os espaços. As máquinas gritam como se fossem corpos e os corpos humanos quebram como se fossem máquinas. Um filme de horror e amor.
O Ano do Dragão
| Year of the Dragon
| Michael Cimino
| EUA, 1985
| 134 minutos, 18 anos
| Versão restaurada
Em Nova York, o racista Capitão Stanley White fica obcecado em destruir uma rede de drogas sino-americana comandada por Joey Tai, um jovem gângster em ascensão tão ambicioso quanto implacável. Ao realizar uma investigação não autorizada, White se mostra cada vez mais disposto a violar o protocolo policial, recorrendo a medidas progressivamente violentas, mesmo quando sua esposa e seus superiores imploram para que ele considere as consequências de suas ações.
Pão e Gente
| Renan Rovida
| Brasil, 2020
| 60 minutos, 12 anos
Em um beco sem saída, pessoas trabalhadoras narram uma história inspirada na peça teatral A Padaria, de Brecht. À medida que narram, a história é representada. Na história, o desemprego assola, a fome também. Ana é despedida e despejada pelo padeiro Massinha, que precisa reduzir os gastos. Ela precisa viver na rua com seus 7 filhos. Eugênia consegue um emprego. Ao fim, a mulher despejada se torna empreendedora. Mas a ilusão dura pouco, pois negociam e tomam seu patrimônio, a lenha para abastecer os fornos. Eugênia e os desempregados se revoltam e ameaçam a padaria. Massinha, seus funcionários e sublocatários defendem a propriedade. Um ensaio de despossuídos sobre o pão de cada dia.
Os Sonâmbulos
| Tiago Mata Machado
| Brasil, 2018
| 128 minutos, 16 anos
Era um pequeno grupo de demolidores de mundo. Perdidos na multidão, mas ligados uns aos outros, viviam na solidão da clandestinidade, às voltas com suas contradições: amavam a vida humana, mas desprezavam a própria vida. Estavam prontos ao sacrifício. Niilismo, melancolia, traição, desespero: consciências trágicas em uma longa viagem ao fim da noite. Um conto de amor e de morte em um mundo em que o estado-de-exceção veio a se tornar regra e os últimos dias da humanidade não terminam nunca.
A Mais Forte
| The Stronger
| Lee Grant
| EUA, 1976
| 26 minutos, 12 anos
| Versão restaurada
Adaptado da peça de August Strindberg, o filme acompanha uma esposa que descobre que sua amiga de longa data é amante do seu marido.
Crônicas de uma Santa Errante
| Crónicas de Una Santa Errante
| Tomás Gómez Bustillo
| Argentina/EUA, 2023
| 84 minutos, 14 anos
| Versão restaurada
Em uma pequena vila rural na Argentina, Rita Lopez, uma mulher piedosa, mas insaciavelmente competitiva, descobre que encenar um milagre pode ser sua passagem para a santidade.
Horas de Desespero
| Desperate Hours
| Michael Cimino
| EUA, 1990
| 105 minutos, 18 anos
| Versão restaurada
Um criminoso fugindo da lei muda-se para o lar de um casal e assume o controle da vida deles.
Entre Nós Talvez Estejam Multidões
| Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito
| Brasil, 2020
| 92 minutos, 12 anos
Uma jornada imersiva junto aos sujeitos e agentes da ocupação Eliana Silva, em Belo Horizonte, durante o período eleitoral que conduz ao poder o projeto fascista capitaneado por Jair Bolsonaro. A obra é conduzida por meio dos sonhos, contradições e lembranças dos sujeitos que nela vivem, formulando assim o imaginário dessa comunidade num filme que articula-se como uma pintura mural.
78 Dias
| 78 дана/78 days
| Emilija Gašić
| Sérvia, 2024
| 82 minutos, 14 anos
Após o pai ser recrutado durante o bombardeio da Sérvia pela OTAN em 1999, três irmãs iniciam um diário em vídeo no Hi8 em sua casa no campo. Elas se filmam se maquiando, colhendo cerejas, jogando jogos de festa, brigando e ajudando a mãe a cozinhar. Esse mundo frágil e íntimo talvez seja seu único abrigo da realidade dos bombardeios, das sirenes e da guerra.
Conte-me Um Enigma
| Tell Me a Riddle
| Lee Grant
| EUA, 1990
| 93 minutos, 14 anos
| Versão restaurada
Juntos há décadas, um casal embarca em uma última viagem pelo país, após receberem a notícia de que um deles está está morrendo. Juntos, eles tentam se reconectar com a filha, de quem se separaram, antes que seja tarde demais.
O Último Golpe
| Thunderbolt and Lightfoot
| Michael Cimino
| EUA, 1974
| 115 minutos, 18 anos
| Versão restaurada
Com a ajuda de um jovem e irreverente ajudante, um assaltante de banco reúne sua antiga gangue para organizar um novo e ousado assalto.
Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita Não é um Urso que Dança
| Thiago B. Mendonça
| Brasil, 2016
| 127 minutos, 18 anos
“Pra começar de novo é preciso destruir.” Um grupo de artistas vive na fronteira entre arte e vida. Com teatro, música e performances em espaços públicos, eles tentam construir uma consciência revolucionária. Mas os horizontes rebaixados de uma sociedade cada vez mais autoritária os faz buscar um último grande ato estético. Feito com orçamento mínimo, o filme é uma metáfora da juventude contemporânea brasileira e seus horizontes políticos inspirado em ensaio de Pier Paolo Pasolini e pela poesia do revolucionário Aimé Cesaire.
ONDE ASSISTIR À FILMICCA
No site: www.filmicca.com.br
Nos apps para Smart TVs Samsung, LG ou com Android/Google TV (Philco, Sony, TCL, AOC, Phillips, entre outras), Apple TV e Amazon Fire TV. Disponível também em tablets e smartphones com sistema Android e iOS. Apps compatíveis com Chromecast.
SERVIÇO
Planos de Assinatura: R$ 24,90 no Plano Mensal e R$ 199,80 no Plano Anual (equivalente a R$ 16,65/mês).
Passe Pix (Acesso com pagamento via Pix): R$ 14,90 (7 Dias de acesso), R$ 68,70 (3 Meses de Acesso), R$ 119,40 (6 Meses de Acesso) e R$ 199,80 (12 Meses de Acesso)
SOBRE A FILMICCA
Fundada e criada por Gracielly Pinto, a FILMICCA é um streaming nacional e independente de cinema autoral e cult, do clássico ao contemporâneo, com lançamentos semanais, incluindo obras inéditas, exclusivas e de grandes festivais.
Com uma curadoria que valoriza filmes realizados por mulheres, histórias LGBTQIAPN+, narrativas negras, obras de novos cineastas e de grandes diretores do cinema mundial, a FILMICCA possui um vasto acervo com cerca de 500 títulos disponíveis, incluindo obras de importantes realizadores como Chantal Akerman, Kiyoshi Kurosawa, André Novais Oliveira, David Cronenberg, Mia Hansen-Løve, Miloš Forman, Víctor Erice, Djibril Diop Mambéty, entre outros.



Nenhum comentário