[News] SEGUNDA-FEIRA, 1/9, às 12h30, na Biblioteca Nacional - Ciclo de Palestras da Série "Sons do Brasil" destaca as riquezas musicais e culturais da Região Nordeste. Entrada gratuita!

 

O Instituto Cultural Música no Museu dá continuidade à série Sons do Brasil com o Ciclo de Palestras da pesquisadora Áurea Domenech, que abordará a diversidade cultural e musical da Região Nordeste.


 


Após os seis espetáculos apresentados em agosto, que levaram o público a uma viagem histórico-musical pelas Regiões Geográficas do Brasil, as palestras mensais chegam para aprofundar a experiência.


 


Na edição do dia 1º de setembro, o foco será o Nordeste, cuja sonoridade abrange ritmos tradicionais como forró, baião, xote, frevo, maracatu e axé, além de movimentos contemporâneos, como o Manguebeat, um movimento de contracultura de Recife, Pernambuco surgido no início da década de 1990, e o piseiro, gênero derivado do forró, originado na Bahia e consolidado em toda a região Nordeste.


 


Entre os destaques da apresentação:


 


A primeira música gravada no Brasil, o lundu “Isto É Bom”, de Xisto Bahia, em 1902 — marco inicial da indústria fonográfica nacional.


 


A relevância de grandes nomes como Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”; os Doces Bárbaros (Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia), protagonistas da Tropicália; além de Tom Zé, Hermeto Pascoal, Sivuca, Djavan e Zé Ramalho.


 


Curiosidades sobre a trajetória desses artistas e a influência cultural da região para a música brasileira.


 


Ao final, a palestrante apresenta o cordel “O Triunfo Nordestino”, de sua autoria, em homenagem à força e criatividade da cultura do Nordeste.


 

Sobre Áurea Domenech

Áurea Domenech é carioca, pesquisadora e representante da verdadeira brasilidade. Sua ascendência é catalã espanhola, de Girona, pelo lado materno, e catalã francesa, de Vichy, pelo lado paterno, tendo também origem indígena — sua bisavó paterna pertencia à etnia Yanomami (Yanomae).


Em suas veias, correm três gotas do sangue do colonizador, herdadas pela paternidade.


Escritora, sobretudo poeta, e artista plástica premiada em diversos países, viveu no Chile, Uruguai, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Grécia, México e Singapura, onde atuou como vice-cônsul do Brasil, trabalhando nas embaixadas brasileiras como servidora concursada do Itamaraty.


Artista plástica, ex-designer e colaboradora do Unicef Cards — Fundo das Nações Unidas para a Infância — lançará em breve o livro “Eu Gosto é de Pinga”, que celebra as proezas do Brasil: sua gente, sua música, suas árvores e vegetações, seus pássaros, sua nordestinidade, suas araucárias do Sul e coqueiros do Norte-Nordeste, e a culinária do Norte, considerada a mais brasileira de todas, por suas raízes indígenas.


Áurea também escreve contos e ensaios e prepara seu primeiro romance, “As Borboletas Azuis da Amazônia”.


 


Instituto Cultural Música no Museu


O Instituto Cultural Música no Museu foi fundado em 5 de janeiro de 2009 e, a partir desta data, vem desenvolvendo pesquisas e consultoria para a série Música no Museu, visando à sua continuidade.


Destaca-se pela sua atividade acadêmica e pelo levantamento de dados e informações para a adequação da estratégia do projeto. Tem trabalhado sempre como consultoria e, em alguns casos, como coprodução e execução direta.


Sua atuação vem sendo constante nos seguintes eventos: Música no Museu: Série de concertos em espaços do Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras. Música no Museu Internacional: Série de concertos realizada em países de vários continentes, levando a música e o músico brasileiro ao exterior.


RioHarpFestival: Em suas várias edições e compilando informações muito úteis para o seu prosseguimento.


RioWindsFestival: Na mesma linha do RioHarpFestival.


Concurso Jovens Músicos: Música no Museu – no acompanhamento das atividades do júri, desde a seleção até o seu resultado final. Música no Museu apresenta Brinquedos Cantados: levantamento das escolas e espaços para a realização do evento presencial e, posteriormente, na sua transformação em virtual devido à pandemia. Música no Museu apresenta Sons do Brasil: Assessoramento na produção


 


Para mais informações sobre a programação e os artistas, visite os sites www.rioharpfestival.com.br e www.musicanomuseu.com.br 


 


SERVIÇO:


Instituto Cultural Música no Museu


Ciclo de Palestras da Série Sons do Brasil - Região Nordeste


www.musicanomuseu.com.br


 

PROGRAMA – SONS DO BRASIL


Dia 1/9- segunda-feira


Horário: 12h30


Biblioteca Nacional 


Rua México s/no.


Capacidade: 90 lugares.


Palestra da pesquisadora Áurea Domenech


Tema: Sons do Brasil e a música da Região Nordeste do Brasil


 






Nenhum comentário