[News] Neusa Borges roda filme infantojuvenil “Os Quatro dos Passos”, em Florianópolis, sua cidade natal

Crédito: @trindadead

 

Neusa Borges estrela “Os Quatro dos Passos”, novo filme infantojuvenil dirigido por Beatriz Silva e Yasser Socarrás, e produzido pela Filmes de Apartamento. O longa marca o retorno da atriz para as telonas e para sua terra natal, Florianópolis, onde está sendo rodado, e traz Neusa na pele da carismática e misteriosa Dona Chica. A personagem é bisavó dos protagonistas, que vão embarcar em uma aventura descrita pelos diretores como um encontro entre “Os Goonies” e “A Bruxa de Blair” ambientado na cidade de Florianópolis e com a cultura brasileira em destaque. 

“Os Quatro dos Passos” traz uma trama que mistura gêneros – aventura, comédia, romance e suspense – e linguagem – animação, live-action e found footage –  e acompanha as aventuras de Francisca, Jacinto, Lúcio e Camila, quatro amigos, que se unem para tentar escapar da recuperação, na escola. Para isso, eles buscam a ajuda de Dona Chica, bisavó de dois deles, que os ajudará a desvendar os mistérios em torno da imagem do Senhor dos Passos, santo da igreja católica que movimenta milhares de fiéis com a Procissão do Senhor dos Passos, reconhecida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural do Brasil. 

A diretora Beatriz Silva conta que entendeu a importância do longa assim que recebeu o roteiro de Glauco Broering. “Desde o início, enxergamos muito potencial no roteiro, não só pela força da referência cultural, mas pela forma como ela é apresentada: a partir do olhar de adolescentes.” Além de apostar na conexão com o público jovem, Beatriz Silva ressalta ainda que o filme dialoga com clássicos do cinema infantojuvenil dos anos 80 e 90, evocando a nostalgia para os adultos. 

Outro ponto importante ressaltado pelo diretor Yasser Socarrás é a representatividade do longa. “Termos quatro adolescentes negros protagonizando uma aventura é algo que distingue nosso filme.  Como é sabido, são poucos os longas que têm este perfil de protagonistas, sobretudo quando se contam histórias como a nossa, onde a curiosidade, aventura e diversão são os propulsores da narrativa.” 

“Os Quatro dos Passos” será distribuído nos cinemas pela Descoloniza Filmes. 

FICHA TÉCNICA 

Produção: Filmes de Apartamento 

Distribuição: Descoloniza Filmes 

Francisca: Maria Maia 

Jacinto: Bernardo Lerner 

Lúcio: Andres Espanemberg  

Camila: Raissa Variani 

Amanda: Jessica Santos 

Dona Chica: Neusa Borges 

Direção: Beatriz Silva e Yasser Socarrás 

Roteiro: Glauco Broering e Yasser Socorrás 

Produção Executiva: Sergio Anansi 

Direção de Produção: Júnior Alves 

Direção de Fotografia: Silvano 

Direção de Arte: Cleo Rosa 

Som Direto: Daniel Becker 

Figurino: THUANNY 

Caracterização: Isadora Souza e THUANNY 

Montagem: Nara Hailer 

 

Elenco 

Francisca: Maria Maia 

Jacinto: Bernardo Lerner 

Lúcio: Andres Espanemberg  

Camila: Raissa Variani 

SINOPSE 

“Os Quatro dos Passos” acompanha quatro amigos adolescentes – Francisca, Jacinto, Lúcio e Camila – que, para evitar a recuperação escolar, se dedicam a um trabalho sobre a história de Florianópolis e se propõem a desvendar o mistério em torno da imagem do Senhor dos Passos. O projeto os leva a explorar segredos de família e a enfrentar uma acirrada rivalidade com colegas de escola enquanto desenvolvem um documentário audacioso. O plano de filmar escondidos na capela onde a imagem está guardada aumenta os riscos, e, conforme avançam na investigação, rivalidades e dilemas colocam à prova a amizade deles e seu futuro escolar. 

 

Sobre Beatriz Silva | Diretora 

Beatriz Silva é sócia-administradora da produtora Filmes de Apartamento, graduada em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina, com sete anos de experiência no audiovisual. Atua como diretora, produtora executiva, diretora de arte e montadora. É co-roteirista e diretora do premiado curta Mar que nos rodeia, selecionado para diversos festivais. De 2020 a 2024, trabalhou na produtora Filmes que Voam, na pós-produção da série Yora- Gente Verdadeira e do longa As Aventuras de Makunaima, além de desenvolver acessibilidade para projetos audiovisuais. Atualmente, está em pré-produção do longa Os Quatro dos Passos (co-direção com Yasser Socarrás) e desenvolve os curtas A Fábrica e Salva na Nuvem, além do longa-metragem de ficção Espectros dos Desejos (como produtora executiva), ambos os três projetos são contemplados no Prêmio Catarinense de Cinema 

 

Sobre Yasser Socarrás | Diretor 

Yasser Socarrás é roteirista, produtor e diretor na Filmes de Apartamento, onde é sócio fundador. Escreveu, produziu e dirigiu audiovisuais em Cuba, Bolívia e Brasil. Recebeu o Prêmio de Melhor curta pelo Júri Popular na Mostra Infantojuvenil do FAM, em 2024 com o curta O Último é Mulher do Padre. Também recebeu o Prêmio Diáspora como roteirista do projeto “Memórias do Olvido” em 2021 e o Prêmio Catarinense de Cinema, com o longa-metragem “Os quatro dos passos” , em 2023, na categoria de produção de longa BO com estreia prevista para 2026. 

 

 

Sobre a Filmes de Apartamento | Produtora 

Filmes de Apartamento é uma produtora vocacionada radicada em Florianópolis que promove a diversidade por meio de conteúdos audiovisuais criativos, com foco em cineastas estreantes. É gerenciada pelos produtores Yasser Socarrás, Beatriz Silva, Júnior Alves e Sergio Anansi. Premiada em festivais, atualmente desenvolve diversos projetos, incluindo os longas-metragens “Ilsinha também gosta de Mozart” e “Indigente” e a série “Falta Técnica” e lançou curtas também premiados: “O último é mulher do Padre” e “Abraços”. Em 2023, foi contemplada pelo Prêmio Catarinense de Cinema com o longa-metragem “Os Quatro dos Passos” com estreia prevista para 2026. 

 

Sobre a Descoloniza | Distribuidora 

A Descoloniza Filmes é uma distribuidora e produtora paulistana fundada por Ibirá Machado em 2017, com foco em cinema independente e de impacto social. Estreou comercialmente com o premiado filme argentino “Minha Amiga do Parque”, de Ana Katz. Desde então, levou aos cinemas 30 filmes, incluindo obras reconhecidas internacionalmente, como “Rei”, de Niles Atallah (Rotterdam), “Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos”, sucesso de público, e “Carta Para Além dos Muros”, destaque na Netflix. Em seu catálogo recente destacam-se filmes como “Aleluia, o canto infinito do Tincoã”, “Cavalo, “Máquina do Desejo”, “Gyuri”, “Para’í”, “Luz nos Trópicos”, “Para Onde Voam as Feiticeiras”, “Incompatível Com a Vida” e “Empate”. Em 2025, levará às salas filmes aguardados como “Ouvidor”, “Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil”, “Neirud” e “Diamantes”.  






Nenhum comentário