[News] A MELHOR MÃE DO MUNDO NA CORRIDA PARA REPRESENTAR O BRASIL NO OSCAR

 



São Paulo, 14 de agosto de 2025 - A MELHOR MÃE DO MUNDO, novo longa de Anna Muylaert, figura na lista divulgada hoje pela Academia Brasileira de Cinema, como um dos 16 filmes brasileiros habilitados para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional, coroando uma jornada de destaque em festivais nacionais e internacionais, que começou com sua estreia mundial na prestigiada Berlinale no início deste ano.



O filme chegou aos cinemas brasileiros no último dia 7 de agosto, com distribuição da +Galeria, e se consolida como uma das produções brasileiras mais relevantes do ano, reafirmando o olhar sensível e contundente de Anna Muylaert sobre a maternidade. 


 


Com protagonismo de Shirley Cruz, A MELHOR MÃE DO MUNDO conta a história de Gal, uma mãe que atua como catadora de materiais recicláveis. Decidida a abandonar um relacionamento abusivo com seu marido Leandro, vivido por Seu Jorge, ela parte em busca de uma nova vida ao lado de seus dois filhos pequenos, vividos por Rihanna Barbosa e Benin Ayo. Pelas ruas de São Paulo, essa jornada se transforma em uma poderosa história de força, superação e amor materno. 


 


Além da impactante interpretação de Shirley Cruz, A MELHOR MÃE DO MUNDO destaca a atuação de Seu Jorge no papel de Leandro, o companheiro abusivo de Gal. Conhecido por seu carisma, o ator surpreende ao assumir um personagem denso e sombrio, diferente de seus trabalhos anteriores. O filme também marca a estreia da cantora Luedji Luna como atriz, no papel de Val, prima de Gal. Os filhos da protagonista são interpretados por Benin Ayo e Rihanna Barbosa. Com um elenco robusto, a produção ainda conta com atuações de Rubens Santos, Rejane Faria, Lourenço Mutarelli, Kauezinho Rodrigues, João Fellipe Felix, Katiuscia Canoro, Ayomi Domenica e o rapper Dexter. 


 


A MELHOR MÃE DO MUNDO iniciou sua trajetória em festivais no início de 2025, com estreia em um dos mais renomados eventos do cinema internacional: a Berlinale. Após sua apresentação no Festival de Berlim, o filme foi exibido em diversos festivais de destaque ao redor do mundo, incluindo o CinéLatino Toulouse e Festival de Cinema de Nice, na França; o San Francisco International Film Festival, nos Estados Unidos; e o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México. No cenário nacional, também teve destaque em eventos como o Cine PE, o Festival Goiamum Audiovisual e o Bonito Cinesur.


 

Sinopse 

Para escapar de um relacionamento abusivo, Gal coloca seus dois filhos pequenos no carrinho de reciclagem que usa para coletar lixo nas ruas da cidade e foge. Sozinha e enfrentando os perigos da falta de moradia, ela os convence de que estão em uma aventura. 


Ficha técnica 

Título original: A Melhor Mãe do Mundo 

País de Origem: Brasil 

Gênero: Drama 

Duração: 106’ 

Ano de Produção: 2025 

Áudio: 2.0 e 5.1 

Formato: 4K 2D FLAT 

Versões: Original (Português) 

Direção: Anna Muylaert 

País do Diretor: Brasil 

Elenco: Shirley Cruz, Seu Jorge, Rihanna Barbosa, Benin Ayo, Luedji  Luna, Rubens Santos, Rejane Farias, Lourenço Mutarelli 

Participação Especial: Katiuscia Canoro, Ayomi Domenica e Dexter 

Roteirista: Anna Muylaert 

Produtores: Ricardo Costianovsky, Tomás Darcyl, Gabriel Gurman, Clara Ramos,  Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho e Anna Muylaert 

Produtor Executivo: Deborah Nikaido, Leonardo Mecchi e Anatalia Lyrio 

Colaboração de Roteiro: Mariana Jaspe  

Direção de Arte: Maíra Mesquita e Juliana Ribeiro 

Direção de Fotografia: Lílis Soares  

Figurino: Nina Maria e Yuri Kobayashi 

Maquiagem: Simone Souza 

Coordenação de Pós-Produção: Beto Bassi 

Montagem: Fernando Stutz 

Som Direto: Ruben Valdes 

Música Original: André Abujamra e George Nahssen 

Supervisão de Edição de Som: Miriam Biderman, ABC e Ricardo Reis, ABC 

Supervisão Musical: Anna Muylaert e Fernando Stutz  

Desenho de Som e Mixagem: Ricardo Reis, ABC 

Direção de Produção: Henrique Lapa 

Direção de Elenco: Gabriel Domingues 

Distribuidora: Galeria Distribuidora 


Elenco 

Shirley Cruz - Gal 

Seu Jorge - Leandro 

Rihanna Barbosa - Rihanna 

Benin Ayo - Benin 

Luedji Luna - Valdete 

Rubens Santos - Anivaldo 

Rejane Faria - Munda 

Lourenço Mutarelli - Reginaldo 

Kauezinho Rodrigues - Valdo 

João Fellipe Felix - Neto 

Participações especiais de:  

Katiuscia Canoro - Delegada 

Ayomi Domenica - Adjane 

Dexter - Babu 


Sobre a +Galeria 

A +Galeria é um estúdio que desenvolve, produz e distribui conteúdo audiovisual brasileiro de alta qualidade, com forte apelo comercial e conexão com o público. Atuando de ponta a ponta, da curadoria e desenvolvimento à produção, lançamento e distribuição, a empresa tem a missão de transformar boas ideias em grandes histórias que emocionam, engajam e valorizam a diversidade e a cultura brasileira. 


Fundada em 2018, a +Galeria se destaca pela combinação entre curadoria refinada, acompanhamento minucioso e parcerias estratégicas com talentos criativos e produtoras de referência no país. 


A empresa vem construindo uma trajetória sólida no audiovisual brasileiro, com produções que unem inovação, excelência técnica e diálogo com o grande público. Um marco dessa história é a trilogia baseada no caso Richthofen: “A Menina Que Matou Os Pais”, “O Menino Que Matou Meus Pais” e “A Menina Que Matou Os Pais – A Confissão” — realizada em parceria com a Santa Rita Filmes. 


Entre os próximos lançamentos estão “A Melhor Mãe do Mundo” (dir. Anna Muylaert), com Shirley Cruz e Seu Jorge, com produção da Biônica Filmes, que teve estreia internacional no 75º Festival de Berlim; “Mãe Fora da Caixa” (dir. Manuh Fontes), estrelado por Miá Mello, com produção de Morena Filmes; “Um Pai em Apuros” (dir. Carolina Durão), com Dani Calabresa e Rafael Infante, coprodução com Glaz e Disney; além de “Assalto à Brasileira” (dir. José Eduardo Belmonte) e “Pecadora” (dir. Dainara Toffoli), com produção da própria +Galeria, que têm  Murilo Benício, Christian Malheiros, Rayssa Bratillieri e José Loreto nos papéis principais. 


Também em desenvolvimento estão projetos como “Nico” (dir. Mariana Youssef), com Murilo Benício e Kevin Vechiatto, coproduzido com a LB Entertainment, além de futuras produções baseadas na obra da Palavra Cantada. 


No catálogo recente, a +Galeria conta com produções próprias como “Fé Para o Impossível”, além de coproduções com produtoras renomadas, incluindo “Papai é Pop”, com Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, em parceria com a Pródigo; “Fazendo Meu Filme”, com Bela Fernandes, produzido pela Panorâmica; “Meninas Não Choram”, com Letícia Braga e Duda Matte, e produçãoo da Morena Filmes; “Vovó Ninja”, estrelado por Gloria Pires, em colaboração com a LC Barreto; “Doce Família”, coproduzido junto à Glaz; “Detetive Madeinusa”, com Tirullipa, coprodução com a Formata; “Partiu América”, com Matheus Ceará, coproduzido com a All Screens; além da trilogia Richthofen, com a Santa Rita Filmes. 


Sobre a Biônica Filmes 

Fundada em 2012 por Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho, a Biônica Filmes já produziu 4 séries e 18 filmes, que já levaram mais de 7 milhões de pessoas aos cinemas. O lançamento mais recente foi “Chico Bento e A Goiabeira Maraviosa”, adaptação do personagem criado por Mauricio de Sousa, que faturou mais de R$ 17 milhões nas bilheterias. Do universo do mestre das HQs, a produtora assinou também os longas “Turma da Mônica - Laços” (2019), “Turma da Mônica - Lições” (2021) e as séries “Turma da Mônica - A Série” (2022) e “Turma da Mônica: Origens” (2024). Os filmes da Biônica marcaram presença em mais de 100 festivais internacionais, como os de Toronto, San Sebastián, Roma, Estocolmo e o SXSW, ganhando mais de 70 prêmios. “Pedágio” (2023), de Carolina Markowicz, foi um dos mais laureados. Foram 28 prêmios fora do país, além dos troféus Grande Otelo nas categorias de melhor filme, direção e roteiro.





Nenhum comentário