[Livro X Filme] Wicked Partes 1 e 2 e o livro original de Gregory Maguire

 

Como alguém que já leu o livro do Gregory Maguire e assistiu o musical americano(embora não na Broadway, uma versão no Kennedy Center, em Washington D.C) e agora tendo visto os filmes, posso dizer que gostei de todas as adaptações-só falta conferir o musical brasileiro.




ALERTA DE SPOILER:

-

-

-


Eu fiquei deslumbrada com o capricho que foi posto no visual das paisagens de Oz-ainda mais belo do que na primeira parte.

Cynthia e Ariana cantam maravilhosamente bem, cada uma à sua própria maneira, seja mais delicada ou com mais potência.

Agora, vou falar das diferenças entre o final e a obra originalmente publicada em 1995 e do musical que começou em 2003 na Broadway.

A maior diferença é que no livro Elphaba realmente morre. Nada de forjar a própria morte e fugir com Fiyero já transformado em espantalho.

Dorothy a mata-ainda que sem intenção pois o fez apenas para apagar o fogo que tinha pego na saia dela-e ela derrete. E é esse o final da Bruxa Má do Oeste.

Outras diferenças: a origem da bolha de Glinda, o fato de que Madame Morrible foi levada pelos macacos voadores-no livro de Maguire, ela é morta- o fato de que Fiyero sobrevive e não é torturado até a morte pela polícia secreta, sendo a gota que faz o copo de Elphaba transbordar e virar realmente má- a existência de Liir, filho de Fiyero e de Glinda, que é o protagonista do segundo livro da quadrilogia e de que Fiyero era casado com outra mulher, Sarima, que lhe deu 3 filhos:Irji, Manek e a Nor, e o marido de Glinda, Sir Chuffrey.

Outro personagem que não apareceu nos filmes foi a babá de Glinda, Ama Clutch, embora seu nome tenha aparecido como um Easter Egg na lista do dormitório.

Também tem o roommate de Boq, Avaric Tenmeadows, que é um nobre que se beneficia da corrupção em Oz.

Se fizerem um terceiro filme-como a Ariana já insinuou que talvez façam-seria interessante apresentá-los.

E ainda tem a questão da paternidade de Elphaba; no filme, é mostrado que o Mágico só descobre que era o pai de Elphaba após descobrir a poção, enquanto no livro quem revela isso é o Relógio do Dragão do Tempo.


Ainda assim, amei!





Nenhum comentário