[News]Ancestralidades lança primeira edição em português de Estudos Africanos de Gênero, com presença da autora Oyèrónké Oyewùmí

 Logotipo

Descrição gerada automaticamente       Ícone

Descrição gerada automaticamente     image.png

 

 

Ancestralidades lança primeira edição em português de Estudos Africanos de Gênero, com presença da autora Oyèrónké Oyewùmí

 

Plataforma Ancestralidades, projeto do Itaú Cultural e da Fundação Tide Setubal, lança a obra com a presença da escritora Ana Maria Gonçalves, nova imortal da Academia Brasileira de Letras, da filósofa Sueli Carneiro e do músico Tiganá Santana.

A mediação é da jornalista e escritora Bianca Santana. Presencial, o encontro

também tem transmissão pelo site do IC. As pessoas presentes receberão

 um exemplar do livro editado pela WMF Martins Fontes

 

 

 

No dia 22 de julho (terça-feira), às 19h, o Itaú Cultural sedia o encontro de lançamento da primeira tradução em português do livro Estudos Africanos de Gênero (WMF Martins Fontes), organizado pela socióloga nigeriana de origem iorubá Oyèrónké Oyewùmí. A ação - que leva o selo do Ancestralidades (ancestralidades.org.br), plataforma realizada pelo Itaú Cultural em parceria com a Fundação Tide Setubal - tem como proposta difundir o pensamento e olhares de autores e pesquisadores africanos, trazendo outras perspectivas para os referenciais eurocentristas na maioria das referências bibliográficas.

 

Além da autora, o lançamento tem a participação da escritora Ana Maria Gonçalves, da filósofa Sueli Carneiro e do músico Tiganá Santana, que integram o conselho do Ancestralidades, e mediação da escritora e jornalista Bianca Santana. O público presente no evento receberá um exemplar da publicação. A programação conta, ainda, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural em duas modalidades: uma com tradução simultânea para o português e outra com o áudio original, em inglês.

 

Como todas as atividades do Itaú Cultural, os ingressos podem ser reservados pela plataforma INTI, com acesso pelo site www.itaucultural.org.br. Quem não conseguir fazer a reserva, pode comparecer no dia do evento e tentar adquirir um possível tíquete remanescente. Uma hora antes do início é formada uma fila de espera por ordem de chegada, para distribuir os ingressos que tiveram desistência.

 

Base continental

O livro Estudos Africanos de Gênero é uma coletânea na qual Oyèrónké Oyewùmí reúne textos sobre a temática de gênero, assinados por autores e autoras africanos, vindos de diferentes etnias, nacionalidades, perspectivas teóricas e idiomas.

 

Esse panorama mostra diversas reflexões sobre o tema, que vêm sendo feitas no continente africano. As temáticas estão divididas por capítulos, cujas abordagens vão de questões de gênero sob aspectos como corpo e espiritualidade até decolonialidade, pós-colonialidade, epistemologias, matriarcado, cosmologias, identidades, casamento, preconceitos, liderança, sexualidade, cultura impressa, desenvolvimento, teoria, produção acadêmica e as definições de mulher.

 

O livro teve tradução para o inglês em 2005 e agora ganha a primeira versão em português dentro da coleção Plataforma Ancestralidades. Um dos estímulos para esta iniciativa foi a recorrente citação à versão da obra em inglês nas referências bibliográficas dos projetos selecionados na primeira edição do edital Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa, de 2022.

 

Sobre a autora

Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí é cientista social, teórica e feminista. De importante linhagem iorubá, nasceu em 1957, na cidade de Ògbọ́mọ̀sọ́, no Estado de Oyó, na Nigéria. É também professora de Sociologia na Faculdade de Artes e Ciências na Stony Brook University, na Califórnia, nos Estados Unidos.

 

Na academia, fez o curso superior de Ciência Política na University of Ibadan, na Nigéria. Concluiu o doutorado em Sociologia em 1993, na University of California, em Berkeley, defendendo a tese Mothers Not Women: Making an african sense of western gender discourses (Mães e Não Mulheres: Criando um sentido africano para os discursos de gênero ocidentais, em tradução livre do inglês), publicada como The invention of women: making an african sense of western gender discourses (A Invenção das Mulheres: Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero).

 

Sobre a Ancestralidades

A plataforma Ancestralidades foi criada em 2021 pelo Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal, com a proposta de difundir, gerar intercâmbios e potencializar diversos conteúdos sobre a temática que dá nome ao projeto. Ela é composta pelos eixos temáticos Arte e Cultura, Democracia e Direitos Humanos, Religiosidade e Espiritualidade e Ciência e Tecnologia, disponibilizando, ainda, verbetes sobre as raízes afro-brasileiras em um acervo que será atualizado ao longo do tempo.

 

Com o objetivo de formar e criar repertórios sobre o assunto, a plataforma apresenta biografias e trajetórias de personalidades negras e suas histórias. Também disponibiliza listagem de marcos históricos desde o início do século XVI e conceitos sobre o tema, como raça, gênero, quilombo e afrofuturismo, entre outros.

 

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro Estudos Africanos de Gênero (WMF Martins Fontes)

Com participação da autora Oyèrónké Oyewùmí, e da escritora Ana Maria Gonçalves, a filósofa Sueli Carneiro e o músico Tiganá Santana. Mediação: Bianca Santana

Sala Itaú Cultural (piso térreo)

Classificação indicativa: Livre

Transmissão ao vivo pelo YouTube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural

Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir do dia 15 de julho (terça-feira), a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br 

Todos os presentes receberão gratuitamente um exemplar do livro.

Ícone

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

  

 PROTOCOLOS / Sala Itaú Cultural:

- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.

 

- Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.

 

- O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.

 

- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

 

Devolução de ingresso:

Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da INTI, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção “Minhas compras” no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.

 

Programação sujeita a cancelamento:

O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

 

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô

De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.

Domingos e feriados 11h às 19h

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

www.itaucultural.org.br

www.instagram.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.x.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA:  

Pelo Itaú Cultural: Conteúdo Comunicação 

Larissa Corrêa: (11) 9 8139 9786

larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Júlia Rodrigues: (17) 98121-6411

julia.rodrigues@conteudonet.com

Cristina R. Durán: (11) 9 8860 9188 

cristina.duran@conteudonet.com

Roberta Montanari: (11) 9 9967 3292  

roberta.montanari@conteudonet.com


 

Pela Fundação Tide Setubal: 

Luanda Nera: (11) 99320-3726 

luanda@lneracomunica.com.br 

Danielle Lobato: (11) 96291-1985 ou (11) 982269118 

danielle@lneracomunica.com.br 

 

Pela Editora WF Martins Fontes:

Carol Sganzerla: (11) 99131-9774

carol@wmfmartinsfontes.com.br

Carol Cunha: (11) 99132-0212

carolina.cunha@wmfmartinsfontes.com.br

Nenhum comentário