[News] Flip 2025: Natália Marques realiza debates sobre inteligência artificial, autoficção e sessão de autógrafos de seu novo romance
Depois de lançar “Sete Centímetros” (Editora Flyve, 149 págs.) na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, a escritora e roteirista Natália Marques leva sua obra à 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) com uma programação intensa, que inclui dois debates e uma sessão de autógrafos. Finalista do Prêmio Carolina Maria de Jesus, o romance mistura autoficção e realismo mágico para narrar, com lirismo e empatia, a experiência de uma mulher diante do câncer.
A autora participa de duas mesas que dialogam com os principais eixos de sua escrita, como memória, criação e tecnologia. No dia 31 de julho (quinta-feira), às 16h, ela integra a roda de conversa “A Inteligência Artificial na Escrita Contemporânea”, ao lado de Mabelly Venson (TAUP) e Lucas de Lucca (Flyve). O encontro propõe discutir como ferramentas digitais vêm impactando o processo criativo de escritores e editoras, levantando questões éticas, práticas e estéticas no uso de IA na literatura.
No dia seguinte, 1º de agosto (sexta-feira), às 20h, Natália participa da mesa “Quem escreve quem? O jogo entre memória, arte e ficção”, ao lado de nomes como Paulo Betti, Tieko Iri, Roberta Barbosa, Wener Maria e Amin Zaluth. A conversa parte da intersecção entre biografia e invenção para pensar como experiências pessoais se transformam em narrativa.
Encerrando sua agenda na Flip, Natália realiza a sessão de autógrafos de “Sete Centímetros” no sábado, 2 de agosto, às 17h. O romance acompanha a trajetória de Marcia, uma professora que descobre dois tumores no fígado e, diante da finitude, encontra novas formas de olhar para a vida e para si. O livro é dividido em duas partes: “A morte”, centrada na descoberta da doença, e “A vida”, que mostra como a personagem desenvolve uma nova relação com a proximidade do fim. “A morte é natural”, reflete a autora.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela FAAP e pós-graduada em Teoria Literária e Literatura Comparada, Natália Marques também é autora de “Os Ares de Luisa” (2022) e “Matérias do Coração” (2024). Com uma escrita marcada pela sensibilidade, pelo olhar poético e pela profundidade emocional, ela vem consolidando seu espaço na literatura contemporânea como uma voz que articula empatia, imaginação e técnica narrativa.
SERVIÇO – Natália Marques na Flip 2025
Roda de conversa – “A Inteligência Artificial na Escrita Contemporânea”
Data: Quinta-feira, 31 de julho
Horário: 16h
Local: Sala Antônio Candido, Casa Gueto
Participantes: Natália Marques, Mabelly Venson (TAUP) e Lucas de Lucca (Flyve)
Bate-papo – “Quem escreve quem? O jogo entre memória, arte e ficção”
Data: Sexta-feira, 1º de agosto
Horário: 20h
Local: Espaço Rubens Jardim, Casa Gueto
Participantes: Natália Marques, Paulo Betti, Tieko Iri (Patuá), Roberta Barbosa (Patuá), Wener Maria (TAUP) e Amin Zaluth (TAUP)
Sessão de autógrafos – Sete Centímetros
Data: Sábado, 2 de agosto
Horário: 17h
Local: Casa Gueto



Nenhum comentário