[News] Prêmio Oceanos anuncia os finalistas da edição 2026
Prêmio Oceanos anuncia os finalistas da edição 2026
Obras de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal estão entre as concorrentes à premiação. Os títulos, autores e editoras serão divulgados nesta quarta-feira, durante evento no Teatro YouTube – antigo Teatro Eva Herz, localizado na Galeria Magalu, no Conjunto Nacional
No dia 28 de outubro, às 19 horas, serão anunciados os 12 finalistas que concorrem ao Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, no Teatro YouTube. O evento, em parceria com a Estante Virtual, terá a participação das escritoras Julia Codo e Micheliny Verunschk, que participarão de uma mesa com mediação do escritor e tradutor Felipe Franco Munhoz; e performance da historiadora, editora, poeta, professora e tradutora Nina Rizzi e da poeta, performer e pesquisadora brasileira Natasha Félix.
Para definir os finalistas, a premiação contou com dois júris intermediários, cada um formado por seis especialistas. Na prosa, participaram os brasileiros Carola Saavedra e Felipe Franco Munhoz; os portugueses José Mário Silva e Sara Figueiredo Costa; o moçambicano Álvaro Taruma e o angolano João Fernando André. O júri de poesia foi composto pela angolana Leopoldina Fekayamãle; pelo moçambicano Francisco Guita Jr.; pelos brasileiros Fernando Paixão e Natasha Félix e pelas portuguesas Maria Antónia Oliveira e Maria João Cantinho.
Os júris selecionaram, respectivamente, seis livros de prosa e seis de poesia para a final da edição 2026. As obras foram escolhidas entre os semifinalistas (26 de prosa e 20 de poesia) selecionados na etapa anterior. Neste ano, o Prêmio Oceanos recebeu 3.086 inscrições de autores de 13 nacionalidades: 1.808 em prosa e 1.278 em poesia.
Na prosa, a lista de finalistas reúne obras de Angola, Brasil e Portugal e inclui autores consagrados no panorama literário internacional. Na poesia, a seleção traz representantes de três continentes, com obras do Brasil, de Moçambique e de Portugal.
Os vencedores do Oceanos 2026, um em cada categoria, serão anunciados no dia 11 de dezembro, durante cerimônia no teatro do Itaú Cultural. Entre outubro e novembro, os livros finalistas passarão por uma nova avaliação para a escolha dos vencedores. Na prosa, a seleção estará a cargo dos brasileiros Nara Vidal e Silvana Tavano, da angolana Ana Paula Tavares e dos portugueses José Riço Direitinho e Marta Lança. Na poesia, o júri será formado pelo angolano Ondjaki, pelas brasileiras Ana Maria Vasconcelos, Juliana Krapp e Maria Esther Maciel e pela portuguesa Rita Taborda Duarte. Ambos os júris foram eleitos pelo júri inicial, responsável pela seleção dos semifinalistas entre os livros inscritos.
Mais informações podem ser conferidas no site da Associação Oceanos:
https://associacaooceanos.org/ e no perfil do Instagram @oceanospremio
SERVIÇO:
OCEANOS – PRÊMIO DE LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
ANÚNCIO FINALISTAS
28 de outubro, 19h
Teatro YouTube
Galeria Magalu
Conjunto Nacional / Av. Paulista, 2073, Bela Vista
Entrada gratuita
Por ordem de chegada e sujeito a lotação
Capacidade: 160 lugares
ASSESSORIAS DE IMPRENSA:
Pela curadoria Oceanos:
Rodrigo Caetano
Pelo Itaú Cultural: ConteúdoInk
Nenhum comentário