[News]Primeira edição do Festival Conexões.Arte tem entrada gratuita

 Ministério da Cultura e Teatro TotalEnergies apresentam:

Primeira edição do Festival Conexões.Arte reúne projetos sociais e culturais em programação gratuita no recém-inaugurado Teatro TotalEnergies

Projeto inédito idealizado pelo Instituto Evoé terá espetáculos de dança e música, mesas redondas, workshops e rodadas de negócios, de 9 a 12 de abril


fotos em alta e links de vídeo

 

O Rio de Janeiro abriga importantes projetos sociais voltados à cultura que, ao longo dos anos, têm mudado a realidade de milhares de crianças e jovens das periferias. Grupos musicais – incluindo orquestras e coros – e cias de balé são algumas das iniciativas que vêm revelando talentos e formando artistas e professores, que já levaram sua arte para apresentações em outras cidades e mesmo fora do país. Para reunir e celebrar em um mesmo evento alguns dos principais projetos da cidade e pensar em novos caminhos e soluções, o Instituto Evoé lança este ano o Festival Conexões.Arte, que terá como padrinho nesta primeira edição o ator e comediante Fábio Porchat. De 9 a 12 de abril o evento ocupa diversos espaços do Teatro TotalEnergies – que apresenta a iniciativa –, com uma ampla grade de programação gratuita e com produção assinada pela Aventura, de Aniela Jordan Luiz Calainho.

 

Inspirado nas primeiras experiências do Festival de Teatro do Rio de Janeiro e no projeto Palco Solidário, o Festival Conexões.Arte ganhou força com a entrada da TotalEnergies no tradicional teatro da Glória. O objetivo é criar um espaço de encontro, visibilidade e valorização para artistas, coletivos e projetos que atuam, em sua maioria, de forma independente ou em iniciativas sociais. Ao reunir diferentes linguagens e trajetórias, o festival fortalece redes de colaboração, estimula trocas e amplia o acesso do público a produções culturais diversas. Mais do que celebrar a arte, o evento reafirma a cultura como ferramenta de transformação social e contribui para democratizar o acesso e reconhecer a potência criativa dos territórios.

 

Com atividades ao longo de todo o dia, das 10h às 21h, o Festival Conexões.Arte terá uma programação variada, que inclui mesas redondas para discutir a Transformação social através da música, com representantes do AfroReggae e do Estude o Funk!; o artista visual e cenógrafo Gringo Cardia (Spectaculu), a coreógrafa Dalal Achcar e a bailiarina Ana Botafogo para falar sobre Formação técnica e inclusão social; e ainda rodadas de negócios com apresentação de projetos para investidores, com o Instituto Ambikira.

 

No palco do teatro, o público terá a chance de ver gratuitamente espetáculos com a Orquestra Chiquinha Gonzaga, a Orquestra Guanabara – Agência do Bem, a Orquestra Maré do Amanhã, o Ballet Manguinhos, com o espetáculo Para sempre Elza, em homenagem à Elza Soares, além do Coro LGBTQIAPN+ da Rocinha, a Cia de Ballet Dalal Achcar e o Passinho Carioca. A programação completa e todas as informações sobre o festival estão no site festivalconexoes.com.br

 

Aberto ao público em geral, o festival também pretende aproximar o público consumidor de teatro dessas produções, para que prestigie e reconheça a qualidade artística produzida por essas instituições.

 

Os planos para a próxima edição do Festival Conexões.Arte, que será anual, incluem a participação de artistas, coletivos e projetos de diferentes regiões da cidade e também de outras partes do país, ampliando os intercâmbios e permitindo novas conexões. Desta forma, a ideia é transformar o Teatro TotalEnergies em um epicentro de valorização da criação artístico-social do Rio de Janeiro, projetando a potência dessas iniciativas e consolidando o festival como uma referência capaz de dialogar e inspirar projetos semelhantes em outros estados.

 

Sobre o Instituto Evoé

 

Criado em 2019, o Instituto Evoé tem como propósito ampliar o acesso à cultura no Brasil, por meio de uma curadoria qualificada e da gestão de espaços culturais que conectam o público ao melhor da produção artística nacional. Com nome inspirado na expressão da Grécia Antiga, que simboliza evolução e sucesso nas artes, o Instituto atua para promover experiências culturais relevantes e transformadoras.

 

Atualmente, é responsável pela gestão de importantes equipamentos culturais no país, como o Teatro Riachuelo Rio e o Teatro TotalEnergies, no Rio de Janeiro, e a Arena B3 e o BTG Pactual Hall, em São Paulo, consolidando sua atuação na valorização da arte e no fortalecimento da economia criativa.

 

Além da gestão de espaços culturais de grande relevância, o Instituto também desenvolve projetos voltados à formação e à inclusão social, com iniciativas que estimulam a capacitação profissional e a educação artística, contribuindo para a democratização do acesso à cultura.

 

Em 2025, realizou mais de 900 apresentações e 240 espetáculos, alcançando mais de 550 mil pessoas. Programas como Palco SolidárioCadeira Solidária — que destinou mais de 60 mil ingressos — e Ingresso Popular — que ampliou o acesso para mais de 100 mil pessoas —, aliados a ações de formação profissional e a recursos de acessibilidade utilizados por mais de 2,7 mil pessoas, reforçam seu compromisso com a inclusão e a democratização do acesso à cultura.

 

Sobre a Aventura 

 

Fundada em 2008, e liderada por Aniela Jordan (Sócia Diretora Artística e Produção Geral), Luiz Calainho (Sócio Diretor de Marketing e Negócios) e por Giulia Jordan (Sócia Diretora Geral de Venues), a Aventura é referência na produção de espetáculos de altíssima qualidade, que tornou o mercado de teatro musical um dos principais segmentos da economia criativa no Brasil. Hoje, a empresa se estabeleceu como uma plataforma cultural completa, aliada à multiplicidade artística, entregando espetáculos, produção de festivais e gestão de equipamentos. Cada projeto nasce da fusão entre criação sensível e gestão precisa, unindo talento artístico e visão estratégica. São mais de 50 produções, entre espetáculos inéditos e versões da Broadway como “Elis, a musical”, “A Noviça Rebelde”, “Mamma Mia!”, “O Mágico de Oz”, “Ayrton Senna - O Musical”, “Chacrinha, o musical”, “Romeu & Julieta, ao som de Marisa Monte”, “Hair” e o infantil “Zaquim”. Em 2022, a produtora inovou com o primeiro musical em formato de série do país, o “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, além de estrear uma parceria com a Disney - Pixar com o espetáculo “Pixar in Concert”. Ela é também a responsável pela produção da Cia de Ballet Dalal Achcar. Os números refletem essa trajetória: são mais de 5 mil apresentações, 5 milhões de espectadores e cerca de 16 mil empregos diretos e indiretos gerados em todo o país. Nos últimos anos, a Aventura se consolidou como a maior gestora de naming rights em equipamentos culturais no Brasil, com parcerias que incluem marcas como BTG Pactual, YouTube, Nubank, Ri Happy, TotalEnergies, entre outras. Tudo isso reafirma seu compromisso com a excelência, a inovação e o desenvolvimento social, econômico e cultural brasileiro.

 

SERVIÇO

Festival Conexões.Arte - festivalconexoes.com.br

De 9 a 12 de abril

Local: Teatro TotalEnergies

Endereço: Edifício Manchete - Rua do Russel, 804 - Glória

Ingressos: gratuito

Retirada dos ingressosingresso.com

Produção: Aventura e ICOM

Realização: Instituto Evoé

Classificação etária indicativa: livre

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

CIA DE BALLET DALAL ACHCAR

Repertório: CardinalShogun, A Valsa do Varal, Sem Você

Data: 09 de abril, às 20h

 

ORQUESTRA CHIQUINHA GONZAGA

Data: 10 de abril, às 10h

 

CONJUNTO DE CÂMARA EMR LAB

Data: 10 de abril, às 18h

 

ORQUESTRA JOVEM DA GUANABARA

Agência do Bem

Data: 11 de abril, às 10h

 

BALLET MANGUINHOS

Para Sempre Elza

Data: 11 de abril, às 14h30

 

CORO LGBTQIAPN+ DA ROCINHA

Data: 11 de abril, às 18h

 

ORQUESTRA MARÉ DO AMANHÃ

Data: 12 de abril, às 10h

 

PASSINHO CARIOCA

Data: 12 de abril, às 14h30

 

Nenhum comentário