[Eventos] Livros do Prêmio Sesc de Literatura 2025 são lançados no Rio

 

Abaz (vencedor Conto); Marcus Groza (vencedor Romance) e Leonardo Piana (vencedor Poesia) - foto de Alexandre Brum


O Sesc realizou, nesta segunda-feira (15/12), no Rio de Janeiro, o lançamento dos livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2025: o romance “Goiás”, do paulista Marcus Groza; a coletânea de contos “Massaranduba”, de Abáz (BA); e o livro de poesias “Escalar cansa”, de Leonardo Piana (MG). Os três autores reforçaram a importância do prêmio, um dos mais importantes reconhecimentos voltados a escritores inéditos no Brasil. As inscrições para a próxima edição do projeto serão realizadas de 2 de fevereiro a 2 de março de 2026.

Abáz, vencedor na categoria Conto, comemorou a oportunidade que o Sesc dá aos autores de se encontrar com os leitores pelo país: “Eu estou muito feliz, o evento foi lindo. Eu agradeço muito ao Sesc por esse início de trajetória como escritor. Agora que tenho um livro nas mãos, estou muito ansioso para trocar experiências e conversar com os leitores”, contou.

Vencedor em Romance, Marcus Groza refletiu sobre o fazer literário e a importância de a mensagem chegar aos leitores: “Minha expectativa agora é que essa escrita chegue à outras pessoas. Quando a gente escreve, é muito solitário. Mas se uma pessoa ressoar algo das emoções que tentei transmitir no livro, será muito gratificante”.

Selecionado na categoria Poesia, Leonardo Piana vive a expectativa pelo retorno dos leitores sobre sua obra: “Estou muito ansioso para que os livros cheguem ao público e também muito animado para rodar o Brasil junto com o Sesc e me encontrar com novos leitores. Esse contato é muito especial para mim”.

Durante o lançamento dos livros, o público pode conferir trechos das obras, interpretados por estudantes da Escola Sesc de Artes Dramáticas. O evento contou ainda com uma roda de conversa mediada pela escritora Eliana Alves Cruz, que integrou a comissão de jurados do projeto nessa edição, e com uma sessão de autógrafos. Os livros vencedores já estão disponíveis em livrarias online e físicas por todo país e serão distribuídos na rede de bibliotecas e escolas do Sesc.


Edição 2025:

As obras foram escolhidas entre 2.451 inscritas, sendo 1.168 livros de poesia, 599 de contos e 684 romances. Os livros foram publicados pela Editora Senac Rio e os autores vencedores receberam uma premiação em dinheiro no valor de R$30 mil cada. O Prêmio também concedeu menções honrosas aos escritores Lúcio Cordeiro, Lucas Alves e Eduardo Marques, que foram finalistas nas categorias

Durante o evento, também foi realizada a premiação por Menção Honrosa concedida a trabalhadores/as do comércio de bens, serviços e turismo que estiverem entre os finalistas. Foram premiados os escritores Lúcio Cordeiro; Lucas Alves e Eduardo Marques.


A Premiação

Criado em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura já recebeu cerca de 24 mil originais e revelou ao mercado editorial 43 novos autores. Os trabalhos inscritos são analisados por comissões julgadoras de diferentes regiões do país, compostas por renomados escritores, jornalistas e críticos literários. O processo de avaliação tem como base o anonimato tanto dos autores quanto do júri, garantindo a lisura do projeto e a liberdade de análise das comissões julgadoras, que fazem a seleção pelo mérito literário, com soberania sobre a decisão final. Os autores devem ser inéditos nas categorias pelas quais concorrem, ou seja, sem obras publicadas na categoria escolhida.





Nenhum comentário