[Cinema] VERSÃO RESTAURADA DO CLÁSSICO ‘ANGEL’S EGG’ ESTREIA NESTA QUINTA NOS CINEMAS
Quase quarenta anos após seu lançamento original, ANGEL’S EGG, obra cult de Mamoru Oshii com conceitos visuais de Yoshitaka Amano, chega pela primeira vez aos cinemas brasileiros em uma restauração em 4K HDR. O filme estreia no Brasil nesta quinta-feira, 20 de novembro, com distribuição da SATO COMPANY. A versão restaurada teve sua pré-estreia mundial em 2025 na seção Cinéma de la Plage do Festival de Cannes, apresentada como parte da seleção de clássicos do festival.
Em São Paulo haverá uma sessão especial de pré-estreia no dia 19 de novembro, às 19h30, no Cinesystem Belas Artes Frei Caneca, mediada pela jornalista e influenciadora de cultura pop asiática Miriam Castro (Mikannn).
Em sua primeira estreia, ANGEL’S EGG provocou estranhamento à época por sua estrutura contemplativa, quase sem diálogos, repleta de símbolos religiosos e imagens enigmáticas. O público foi pequeno, e a recepção inicial dividida, mas a abordagem radical de Oshii acabou transformando o filme em um clássico cult, estudado ao longo das décadas por sua estética incomum, pela densidade simbólica e pela parceria entre Oshii e Amano, que mais tarde influenciaria gerações de animadores e cineastas.
Ao longo desses anos, o longa se tornou referência para pesquisadores e fãs por sua construção visual única. Em sua trama, ANGEL’S EGG acompanha uma menina protegendo um misterioso ovo em meio a ruínas desoladas, enquanto um viajante a observa.
A nova restauração, supervisionada pelo diretor diretamente dos negativos originais em 35mm, traz mais precisão para as sombras, a textura das luzes e a delicadeza dos traços de Amano. No Brasil, o lançamento marca uma oportunidade de ver o longa como foi concebido: na tela grande e em alta definição.
Fundada em 1985, a SATO COMPANY é pioneira no Brasil na distribuição de conteúdos audiovisuais asiáticos, especialmente filmes japoneses de animação e séries tokusatsu. A chegada de ANGEL’S EGG ao circuito nacional integra essa trajetória de levar ao público brasileiro obras de cinema asiático com forte apelo autoral e cultural.
Com visuais criados pelo artista Yoshitaka Amano, ANGEL’S EGG se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde uma menina vive solitária dedicando-se a proteger um misterioso ovo gigante. Porém, ao encontrar um homem enigmático que porta uma cruz, o mundo que a jovem conhece muda para sempre.
Quarenta anos após sua estreia, ANGEL’S EGG retorna aos cinemas em 20 de novembro, remasterizado em 4K. A primeira exibição deste clássico renovado aconteceu na mostra Cinéma de la Plage do Festival de Cannes 2025, sessão dedicada a filmes clássicos. A distribuição no Brasil é da SATO Company.
Apesar de ser um filme japonês, as influências estéticas e narrativas do filme são internacionais. O surrealismo europeu, o cinema de Andrei Tarkovsky e simbolismos cristãos permeiam a obra e a deixam com uma aparência onírica. Yoshitaka Amano trouxe para o filme seu estilo inconfundível, com traços fluídos, paleta etérea e personagens de aparência quase angelical.
CIDADES ONDE O FILME SERÁ EXIBIDO:
Distrito Federal (DF)
Brasília
Minas Gerais (MG)
Belo Horizonte
Paraná (PR)
Londrina
Rio de Janeiro (RJ)
Petrópolis
Santa Catarina (SC)
Florianópolis
São Paulo (SP)
Campinas
São Paulo
SINOPSE
Em um mundo desolado e misterioso, uma jovem guarda com devoção um ovo de origem desconhecida. Em sua jornada, encontra um garoto que carrega uma cruz e que começa a questionar a natureza de sua fé e de sua missão.
FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Mamoru Oshii
Produtor: Tomohiko Ishii
Design de Personagem e Direção de arte: Yoshitaka Amano
Edição: Han Eon-jae
Trilha sonora: Yoshihiro Kanno
Distribuição: SATO COMPANY
Gênero: Fantasia, Experimental
Duração: 71 minutos
Idioma: Japonês (Legendado)
País: Japão, 1985 (Remasterização, 2025)
SOBRE A SATO COMPANY
Fundada em 1985, a Sato Company é pioneira na distribuição e referência em animes e tokusatsu, com um portfólio que inclui títulos de sucesso de público e crítica como Akira, Ghost in the Shell, National Kid, Ultraman, Jaspion e Jiraiya. Sua atuação inovadora abrange produção e distribuição para cinema, televisão e plataformas digitais (SVOD/TVOD/AVOD), além de agregação de conteúdo e licenciamento de produtos.
A empresa foi responsável por trazer ao Brasil os filmes vencedores do Oscar Godzilla Minus One e O Menino e a Garça, e em 2025 organizou o Ghibli Fest, celebrando os 40 anos tanto da distribuidora quanto do Studio Ghibli.



Nenhum comentário