[Mostra] MOSTRA MESTRAS DO MACABRO TRAZ HORROR PARA O CCBB BRASÍLIA
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| O Massacre (1982), slasher americano dirigido por Amy Jone. /Foto: Divulgação |
Brasília, outubro de 2025 – O CCBB de Brasília apresenta, entre os dias 14 de outubro a 02 de novembro, a mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo, uma retrospectiva inédita que destaca 28 longas-metragens de horror dirigidos por mulheres de diversas nacionalidades. A mostra, que já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, traz uma perspectiva com filmes que vão das pioneiras do cinema de exploração aos sucessos contemporâneos. A classificação indicativa varia conforme o filme (ver programação abaixo). Todas as sessões têm entrada franca, mediante retirada antecipada de ingressos pelo site oficial do Centro Cultural Banco do Brasil e na bilheteria do CCBB Brasília.
Mestras do Macabro celebra as mulheres no universo do horror, um gênero historicamente dominado por homens, mas que tem sido cada vez mais enriquecido pela perspectiva feminina. A curadoria da mostra é feita pela pesquisadora e especialista Beatriz Saldanha, que reuniu obras representativas de diferentes épocas, países, e contextos sociais. A seleção oferece ao público um panorama histórico do gênero, destacando realizadoras de diferentes gerações e diversas nacionalidades.
Além da exibição dos longas, o evento conta com mesas de debates, cursos e bate-papos, promovendo discussões sobre o papel da mulher no cinema de horror e a importância do gênero como meio de reflexão sobre temas sociais. Em um momento em que diretoras contemporâneas ganham cada vez mais destaque, a mostra oferece não somente a oportunidade de assistir às obras, mas também a possibilidade de repensar a tão engessada história do gênero.
A mostra é composta por 28 longas-metragens, realizados entre 1971 e 2023, representando a produção cinematográfica de horror em diversas partes do mundo, sendo cinco destes longas dirigidos por mulheres brasileiras. Além das exibições, a mostra também promove diversas atividades presenciais. A primeira será o debate As Diretoras e o Imaginário das Vampiras nos Filmes de Horror, mediado pela curadora, Beatriz Saldanha, com participação das críticas de cinema Cecília Barroso e Julia Maas (haverá interpretação em Libras). Nos dias 18 e 19 de outubro, às 14h, Beatriz Saldanha ministra o curso As Cineastas do Horror. E, no dia 25 de outubro, haverá uma sessão comentada do filme “Terminal Praia Grande”, às 19h, seguido de bate-papo com a cineasta Mavi Simão e a crítica de cinema Carol Lucena. A atividade também contará com interpretação em Libras.
São 32 sessões exibindo 28 longas selecionados, entre os filmes a serem reprisados estão títulos que serão programados com recursos de acessibilidade de audiodescrição, interpretação em Libras e legenda descritiva. Todas as sessões serão gratuitas, assim como as atividades paralelas. Além disso, o catálogo da mostra conta com textos de 35 autoras entre críticas brasileiras e pesquisadoras estrangeiras convidadas, tornando-se o primeiro livro exclusivo sobre o tema publicado no Brasil
FILMOGRAFIA:
- O Doce Vampiro (The Velvet Vampire). EUA, 1971. Direção: Stephanie Rothman. Duração: 80 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Um jovem casal recém-casado aceita o convite de uma mulher bela e misteriosa para irem visitá-la em sua mansão isolada no deserto.
- Zumbis do Mal (Messiah of Evil). EUA, 1974. Direção: Willard Huyck e Gloria Katz. Duração: 90 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Uma moça procura pelo pai que desapareceu misteriosamente e vai parar em uma cidadezinha litorânea tomada por zumbis.
- A Jaula de Mafu (The Mafu Cage). EUA, 1978. Direção: Karen Arthur. Duração: 101 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Uma astrônoma de sucesso e sua irmã obcecada por primatas vivem uma relação sombria na casa que herdaram do pai antropólogo.
- Estranhos Poderes (The Godsend). Reino Unido, 1980. Direção: Gabrielle Beaumont. Duração: 86 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Uma moça que foi forçada a criar o bebê de uma desconhecida entra em desespero quando seus próprios filhos começam a ser mortos.
- O Massacre (The Slumber Party Massacre). EUA, 1982. Direção: Amy Jones. Duração: 76 min. Classificação indicativa: 16 anos.
A festa do pijama de um grupo de jovens amigas se torna uma noite sangrenta quando um psicopata assassino as atormenta.
- Vingança Macabra (The Oracle). EUA, 1985. Direção: Roberta Findlay. Duração: 93 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Um casal se muda para um apartamento e a esposa encontra o artefato que uma médium usava para se comunicar com os mortos.
- O Chalé do Lobo (Vlčí Bouda). Tchecoslováquia, 1987. Direção: Vera Chytlová. Duração: 91 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Um grupo de adolescentes é convidado para aulas de esqui numa estação nas montanhas e descobre que há um intruso entre eles.
- Um Jantar Sangrento (Blood Diner). EUA, 1987. Direção: Jackie Kong. Duração: 88 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Dois irmãos são encarregados pelo tio excêntrico para preparar um jantar ritualístico canibal do antigo culto da deusa Sheetar.
- Quando Chega a Escuridão (Near Dark). EUA, 1987. Direção: Kathryn Bigelow. Duração: 94 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Um jovem filho de fazendeiro relutantemente se junta a um grupo de vampiros nômades e rebeldes que atravessam o deserto.
- O Cemitério Maldito (Pet Sematary). EUA, 1989. Direção: Mary Lambert. Duração: 102 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Depois que seu filhinho morre atropelado por um caminhão, um pai em desespero descobre um cemitério que ressuscita os mortos.
- A Fria Luz do Dia (Cold Light of Day). Reino Unido, 1989. Direção: Fhiona Louise. Duração: 79 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Um homem solitário atrai rapazes para sua casa e os mata brutalmente. Baseado nos crimes do assassino em série Dennis Nilsen.
- O Pesadelo de Celia (Celia). Austrália, 1989. Direção: Ann Turner. Duração: 103 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Uma garotinha imaginativa e um tanto perturbada fantasia com criaturas malignas para fugir da insegurança de viver no campo.
- Organ: Sem Limites para o Horror (Organ). Japão, 1996. Direção: Kei Fujiwara. Duração: 104 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Dois policiais se infiltram em uma quadrilha de traficantes de órgãos humanos no mercado clandestino, mas seu plano dá errado.
- Amores Divididos (Eve’s Bayou). EUA, 1997. Direção: Kasi Lemmons. Duração: 108 min. Classificação indicativa: 16 anos.
A filha de 10 anos de um respeitado médico adentra um mundo de segredos, mentiras e forças místicas ao flagrá-lo com uma amante.
- Mortos de Fome (Ravenous). Reino Unido, República Tcheca, México, EUA, 1999. Direção: Antonia Bird. Duração: 101 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Durante a guerra entre México e Estados Unidos, em 1847, um regimento militar em missão de resgate se depara com um canibal na selva.
- Psicopata Americano (American Psycho). EUA, 2000. Direção: Mary Harron. Duração: 102 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Um rico, bonito e vaidoso investidor de Wall Street mantém uma vida secreta de psicopata, eliminando brutalmente seus desafetos.
- Desejo e Obsessão (Trouble Every Day). França, 2001. Direção: Claire Denis. Duração: 97 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Um jovem casal de norte-americanos chega a Paris e vivencia um amor tão intenso e obsessivo que literalmente ameaça os devorar.
- Segredos Evidentes (Youling Renjian). Hong Kong, 2001. Direção: Ann Hui. Duração: 103 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Um rapaz desempregado conhece uma mulher misteriosa e passa a enfrentar coisas estranhas causadas por espíritos ao seu redor.
- Garota Infernal (Jennifer’s Body). EUA, 2009. Direção: Karyn Kusama. Duração: 107 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Uma líder de torcida adolescente se torna uma assassina sedenta por sangue e passa a matar de maneira brutal os colegas de classe.
- O Babadook (The Babadook). Austrália / Canadá, 2014. Direção: Jennifer Kent. Duração: 90 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Uma mãe viúva precisa enfrentar o medo de seu filho pequeno quando descobre que uma criatura sobrenatural está em sua casa.
- Grave (Grave). França, 2016. Direção: Julia Ducournau. Duração: 98 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Depois de um trote em que é obrigada a comer fígado, uma estudante de veterinária desenvolve um apetite por carne humana.
- Sinfonia da Necrópole. Brasil, 2016. Direção: Juliana Rojas. Duração: 86 min. Classificação indicativa: 12 anos.
Um aprendiz de coveiro se torna ajudante de uma colega e sua primeira tarefa é localizar sepulturas abandonadas em um cemitério.
- A Sombra do Pai. Brasil, 2019. Direção: Gabriela Amaral Almeida. Duração: 91 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Uma garotinha solitária tenta ressuscitar a mãe morta para tentar se comunicar com o pai, um operário de comportamento retraído.
- Terminal Praia Grande. Brasil, 2019. Direção: Mavi Simão. Duração: 73 min. Classificação indicativa: 14 anos.
Uma moça decide dar uma festa de despedida de casa e reencontra no supermercado um rapaz com quem teve uma relação no passado.
- Santa Maud (Saint Maud). Reino Unido, 2020. Direção: Rose Glass. Duração: 84 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Uma jovem enfermeira recém-convertida ao catolicismo fica obcecada em salvar a alma pecaminosa de uma paciente terminal.
- Sem Seu Sangue, 2020. Direção: Alice Furtado. Duração: 100 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Uma adolescente desestimulada em sua rotina diária encontra um motivo para viver ao conhecer um jovem recém-chegado em sua turma.
- A Lenda de Candyman (Candyman). EUA, 2021. Direção: Nia DaCosta. Duração: 91 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Um pintor em crise criativa é assombrado pela criatura sobrenatural Candyman, um assassino cruel invocado ao ser chamado diante do espelho.
- Medusa. Brasil, 2023. Direção: Anita Rocha da Silveira. Duração: 123 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Um grupo de moças religiosas persegue e agride violentamente nas ruas mulheres que elas consideram que levam uma vida pecaminosa.
SERVIÇO
Serviço – MESTRAS DO MACABRO – As cineastas do horror ao redor do mundo no Centro Cultural Banco do Brasil
Quando: de 14 de outubro a 02 de novembro de 2025
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília (SCES, Trecho 2)
Ingressos: sessões gratuitas
Onde retirar ingressos: https://ccbb.com.br/brasilia
Mais informações: (61) 3108 7600 e ccbbdf@bb.com.br
MESTRAS DO MACABRO - PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Semana 1
14 de outubro – Terça-Feira
19h00 – O Cemitério Maldito – 16 anos – Legenda Descritiva
15 de outubro – Quarta-Feira
16h00 – O Doce Vampiro – 16 anos
18h00 – Quando Chega a escuridão – 16 anos
20h00 - Debate As Diretoras e o Imaginário das Vampiras nos Filmes de Horror com a curadora Beatriz Saldanha e as críticas Cecília Barroso e Julia Maas – 16 anos. Haverá interpretação em Libras.
16 de outubro – Quinta-Feira
19h00 – Sinfonia da Necrópole – 12 anos - Audiodescrição
17 de outubro – Sexta-Feira
19h00 – Medusa – 16 anos - Audiodescrição
18 de outubro – Sábado
14h00 – Curso As Cineastas do Horror com a curadora Beatriz Saldanha - Aula 1 – 16 anos
17h30 – Zumbis do Mal – 16 anos
19h30 – Vingança Macabra – 16 anos
19 de outubro – Domingo
14h00 – Curso As Cineastas do Horror com a curadora Beatriz Saldanha - Aula 2 – 16 anos
17h30 – Grave – 16 anos
19h00 – A Lenda de Candyman – 16 anos
Semana 2
21 de outubro – Terça-Feira
19h00 – Estranhos Poderes – 16 anos
22 de outubro – Quarta-Feira
19h00 – Santa Maud – 16 anos
23 de outubro – Quinta-Feira
17h15 – O Pesadelo de Célia – 16 anos
19h30 – Amores Divididos – 16 anos
24 de outubro – Sexta-Feira
17h00 – Sem Seu Sangue – 16 anos – Legenda Descritiva e interpretação em Libras
19h15 – Desejo e Obsessão – 18 anos
25 de outubro – Sábado
16h30 – Segredos Evidentes – 16 anos
19h00 – Sessão comentada: Terminal Praia Grande – 14 anos
20h30 – Após a exibição bate-papo com a cineasta Mavi Simão e a crítica Carol Lucena – 14 anos. Haverá interpretação em Libras
26 de outubro – Domingo
16h00 – A Fria Luz do Dia – 16 anos
17h45 – Sem Seu Sangue – 16 anos
19h50 – O Babadook – 16 anos
Semana 3
28 de outubro – Terça-Feira
19h00 – A Jaula de Mafu – 16 anos
29 de outubro – Quarta-Feira
19h00 – O Chalé do Lobo – 16 anos
30 de outubro – Quinta-Feira
17h30 – O Massacre – 16 anos
19h15 – Medusa – 16 anos
31 de outubro – Sexta-Feira
15h00 – Organ: Sem Limites para o Horror – 18 anos
17h15 – Mortos de Fome – 18 anos
19h30 – Garota Infernal – 16 anos
01 de novembro – Sábado
16h30 – A Sombra do Pai – 16 anos
18h30 – O Cemitério Maldito – 16 anos
02 de novembro – Domingo
15h00 – Sinfonia da Necrópole – 12 anos
17h00 – Um Jantar Sangrento – 18 anos
19h00 – Psicopata Americano – 18 anos
SOBRE BEATRIZ SALDANHA – IDEALIZAÇÃO, CURADORIA, MEDIAÇÃO, DEBATES E MINISTRANTE DE CURSO
Pesquisadora, curadora e crítica de cinema cearense radicada em São Paulo, é doutoranda em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi com período sanduíche na Sorbonne Université (Paris), com uma tese sobre Rosângela Maldonado, a primeira brasileira a dirigir um longa-metragem de horror. Integrou de 2022 a 2023 o Doing's Women Global Horror Film History, projeto de mentoria coordenado pela pesquisadora Alison Peirse, da Universidade de Leeds, com o objetivo de escrever a história das cineastas do horror ao redor do mundo. Integrou a curadoria de diversas mostras e festivais pelo país e, em 2021, realizou a mostra online Les Diaboliques: Diretoras de horror 1980-1999. Publicou em 2019 um capítulo sobre as diretoras brasileiras de horror no livro Mulheres atrás das câmeras: As cineastas brasileiras de 1930 a 2018, finalista do Prêmio Jabuti. Contribui frequentemente para catálogos de mostras, capítulos de livros e encartes de mídia física. Desde 2017, escreve sobre o cinema de horror em seu site Les Diaboliques, com atenção especial aos filmes dirigidos por mulheres.
SOBRE BRENO LIRA GOMES - COORDENAÇÃO GERAL
Jornalista e produtor cultural, com passagens pelo curso de cinema da Universidade Estácio de Sá, pela Pipa Produções, pelo Ponto Cine e pela Mostra Geração do Festival do Rio. Em 2012 fundou a produtora BLG Entretenimento. É curador do Festival Maranhão na Tela desde 2007, e já assinou a mesma função no Festival Curta Cabo Frio por 9 anos. Assinou a curadoria e coordenação geral das mostras El Deseo - O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar; Cacá Diegues - Cineasta do Brasil; A luz (imagem) de Walter Carvalho, Simplesmente Nelson, O maior ator do Brasil - 100 anos de Grande Othelo, Pérola Negra: Ruth de Souza; Monstros no Cinema, Fábrica de Sonhos - Mostra de Animação, Stephen King: O medo é seu melhor companheiro, Mostra de filmes A beleza sombria dos monstros: 10 anos de A arte de Tim Burton, macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo, e O cinema de Tim Burton. Assinou a produção executiva da mostra Os Melhores Filmes do Ano, organizada pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janerio (ACCRJ), de 2010 a 2017, e em 2018 assinou a Coordenação Geral. Foi produtor executivo das mostras Irmãos Coen – Duas mentes brilhantes; Filmes à mesa; Dario Argento e seu mundo de horror; James Dean - Eternamente jovem; Claudio Pazienza, o encontro que nos move; Neville D’Almeida - Cronista da beleza e do caos; Cine Doc Fr - Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo; Carlos Reichenbach – O cinema de autor brasileiro; George A. Romero - A crônica social dos mortos vivos; O cinema de Murilo Salles – O Brasil em cada plano; Luís Buñuel - Vida e obra; Cine Uruguai; Rock Terror; O cinema político de Ken Loach, Herzog – Além das margens e do curso Questão de Crítica. Coordenou a produção do Curso de Crítica Cinematográfica com Mario Abbade e das mostras John Waters – O papa do trash; Jornada nas Estrelas: Brasil – A fronteira final; David Lynch – O lado sombrio da alma, Steve McQueen – The king of cool, Terry Gillian – O onírico anarquista, A magia dos pixels – Espelhos animados da realidade e da 1ª Mostra Cine Literário. Fez a direção de produção do 18º Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Trabalhou na produção dos espetáculos Chopin & Sand: Romance Sem Palavras, O Gato de Botas O Musical, Vertigem Digital e foi produtor executivo do espetáculo Agnaldo Rayol - A Alma do Brasil. É pesquisador do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro, realizado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema, desde 2012.
CARLOS PRIMATI – EDITOR E PRODUTOR CATÁLOGO
Crítico de cinema, membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), curador e pesquisador especializado em cinema fantástico e de horror mundial.Colaborou com artigos para os livros sobre animação brasileira, curtas-metragens e cinema fantástico brasileiro organizados pela Abraccine.É curador da mostra Trash/Crash, de Goiânia (GO), do Rio Fantastik Festival (RJ) e do festival Sinistro (CE), tendo participado ainda de eventos como Fantaspoa, Riofan eCinefantasy, entre outros. Foi cocriador e cocurador, com Breno Lira Gomes, da mostra MacaBRo, do CCBB.Também escreveu ensaios para catálogos das mostras de George A. Romero, Rock Terror, Monstros no Cinema, Stephen King, Terry Gilliam, Tim Burton, da atriz Ruth de Souza, sobre Kirk Douglas, Montgomery Clift e Clint Eastwood. Gravou depoimentos para diversos documentários sobre produção fantástica no Brasil, incluindo a série Nas Sombras do Medo: O Cinema de Terror no Brasil (2016), do Canal Brasil, e o documentário Curiosidade Mórbida (2019), do Omelete, e foi consultor e desenvolvedor de conteúdo para a série Cine Terror (2022), exibida no Prime Box Brasil.
SOBRE A PRODUTORA
A BLG Entretenimento é uma produtora voltada para a realização e promoção de mostras e festivais de cinema, além de espetáculos teatrais. Fundada em 2012, pelo jornalista Breno Lira Gomes, produziu e/ou coproduziu os seguintes projetos de mostras: El Deseo – O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar;Cacá Diegues – Cineasta do Brasil; Simplesmente Nelson; A luz (imagem) de Walter Carvalho; Irmãos Coen – Duas mentes brilhantes; Claudio Pazienza, o encontro que nos move; John Waters – O papa do trash; Cine DocFr – Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo; David Lynch – O lado sombrio da alma; O maior ator do Brasil – 100 anos de Grande Othelo; Pérola Negra: Ruth de Souza; Tim Burton e suas histórias peculiares; Monstros no Cinema; Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação; mostra de filmes A beleza sombria dos monstros: 10 anos de A arte de Tim Burton; Stephen King – O medo é seu melhor companheiro; macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo; Steve McQueen – The king of cool, Terry Gilliam: O onírico anarquista, O cinema de Tim Burton e A magia dos pixels – Espelhos animado da realidade. Em 2019, 2020 e 2024 assinou a produção da mostra Os Melhores Filmes do Ano, organizada pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Realizou a produção local no Rio de Janeiro das mostras Retrospectiva Carlos Hugo Christensen, Jean-Luc Cinema Godard e Anime – O fantástico mundo das animações japonesas. Fez a produção de cópias das mostras África, Cinema e Cine Design, edição Rio de Janeiro e Florianópolis, e do 10º Festival Cine Música em Conservatória. No teatro atuou na produção dos espetáculos Chopin & Sand – Romance sem palavras; O Gato de Botas – O Musical; Vertigem Digital e Agnaldo Rayol – A alma do Brasil. Foi responsável pela produção local no Rio de Janeiro da exposição imersiva Monet à beira d’água. No momento produz o documentário Cacá Diegues – Cineasta do Brasil, com direção de Léo Barros.
SOBRE O CCBB BRASÍLIA
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, por meio de visitas mediadas agendadas.
Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
ACESSIBILIDADE
A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes.
A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.
Horários da van *De quinta a domingo:
Biblioteca Nacional | CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h
CCBB | Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30



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