[News] Kely Nascimento participa de sessão especial do curta Ave Rara
A atriz e produtora Kely Nascimento, que há 15 anos está à frente do Instituto Renascimento, cujo objetivo é conscientizar a população sobre temas urgentes associados à saúde através da arte, participa de sessão única e gratuita do curta-metragem Ave Rara, dirigido por Pedro Henrique Moutinho e produzido pelo Instituto em parceria com a 157 Elefante Movies. A exibição será realizada no Cinesystem Botafogo (Praia de Botafogo, 316), no dia 29 de junho, às 10h30, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Raquitismo XLH, tema central da trama. Após a sessão, Kely mediará uma roda de conversa entre pacientes, profissionais da saúde e plateia. Já disponível no canal do Instituto no YouTube, o filme, produzido em 2021, foi selecionado para o Festival CertamenRaras, de Madrid, em 2022, e conta com acessibilidade em Libras e legendas. A produção é patrocinada pela Ultragenyx Pharmaceutical e conta com o apoio das instituições Mundo XLH, Vidas Raras, Instituto Amor e Carinho e Febraras.
Viúva do ator Northon Nascimento, cofundador do Instituto, que foi submetido a um transplante de coração após sofrer um aneurisma da aorta, em 2003, e morreu em decorrência de hepatite C, em 2007, Kely dedica sua vida a incentivar a doação de órgãos. Sem fins lucrativos, a organização realiza peças teatrais, filmes de curta e média-metragens e oficinas de teatro em penitenciárias e ONGs, e promove exibições gratuitas ou com a venda de ingressos destinada para instituições de apoio às causas abordadas nas produções.
“Falar sobre temas urgentes à saúde, como doação de órgãos, doenças raras, saúde mental, através da arte, reforça a importância da cultura em tudo o que a gente faz. Não só para o entretenimento, para a gente se enriquecer das muitas culturas que existem, mas também como um facilitador a todas as pessoas sobre questões que a gente não quer falar, questões que a gente enxerga com preconceito, questões que a gente nem imagina que existem”, ressalta.
O incentivo de Kely à doação de órgãos vai além. Ela é doadora de órgãos, tendo, inclusive, doado um de seus rins no ano passado, para uma pessoa que não conhecia.
“Eu sempre tive o sonho de ser doadora ainda em vida. Eu tinha muito esse desejo de ser a boa notícia que chega na casa de alguém, assim como um dia eu recebi a notícia de que o coração do Northon tinha chegado. Entramos com o pedido para realizar o transplante no início de 2024, já que eu não tinha nenhum grau de parentesco com o paciente, e em abril foi feito o transplante. Foi uma das coisas mais especiais que eu pude fazer, foi um dos presentes mais lindos que eu pude dar. Eu doei um rim e ganhei um irmão, uma família toda.”
Apesar de sua carreira estar bastante voltada à causa da saúde, Kely não descarta a participação em outros tipos de produção: “Claro que tenho muita vontade de receber convites para fazer papéis de vilã, algo bem fora das coisas que eu produzo, e ter os desafios da caminhada de todo mundo que trabalha com arte”, brinca.
Ainda este ano, a atriz lança o curta-metragem Quando Seus Olhos Encontram Os Meus, dirigido por Bruno Kott, que estreia em setembro.
KELY NASCIMENTO
Atriz, dramaturga e produtora, Kely Nascimento estudou Propaganda e Marketing na Universidade Braz Cubas e Artes Cênicas no Teatro Macunaíma. É viúva do ator Northon Nascimento, com quem fundou o Instituto Renascimento, organização com 15 anos de existência que utiliza a arte – entre peças teatrais, filmes e oficinas de teatro em penitenciárias e ONGs – como instrumento para a conscientização da população sobre temas urgentes associados à saúde e incentivo à doação de órgãos.
No teatro, atuou nas peças Sobre Viver (2021), dirigida por Rafael Bicudo, Doces Lembranças (2018), do diretor John Robert, e Diário De Um Amor (2012), dirigida por Christiane Tricerri. Desde 2011, apresenta o espetáculo Algo Extraordinário - Vida, projeto que contempla a comédia Começar Outra Vez, que contou com a direção de Bruno Kott, em 2021, e de Robson Vellado, entre 2017 e 2019, e o monólogo Um Coração Que Também Era Meu, codirigido por Kely e Thatiana Moraes.
No audiovisual, participou das novelas Cúmplices De Um Resgate (2015) e Maria Esperança (2007) e da série Aruanas (2019). Codirigiu o curta-metragem Esperando Meu Amor (2019), ao lado de Thatiana Moraes. Estrelou o média-metragem Atrás Dos Meus Olhos (2023) e os curtas Por Um Novo Olhar (2023), Cenas Da Vida (2021), A História De Cada Um - Um Filme Sobre O Amor (2021) e Ave Rara (2021), todos de Pedro Henrique Moutinho, Sobre Viver (2020), da diretora Thatiana Moraes, e da microssérie Eu Escolhi Amar (2023), também de Thatiana Moraes.
Em setembro, estreia o curta-metragem Quando Seus Olhos Encontram Os Meus, do diretor Bruno Kott.
INSTITUTO RENASCIMENTO
Em dezembro de 2003, o ator Northon Nascimento recebeu um transplante de coração. E, junto com o coração, a possibilidade de começar outra vez. Assim nasceu o trabalho do casal de artistas Northon e Kely Nascimento, que decidiu usar a arte como instrumento de informação para falar sobre doação de órgãos, prevenção e tratamento de doenças e da importância da família como cuidadora. Mesmo após a morte do marido, em dezembro de 2007, decorrente de hepatite C, Kely segue com o trabalho no Instituto.
Considerando a doação como o principal pilar de valor de trabalho, a doação de órgãos se estende também a medula e tecidos. O Instituto Renascimento é referência na utilização da arte como instrumento de total importância para a conscientização e informação de temas urgentes associados a saúde, qualidade de vida e um novo olhar para a realidade através das muitas possibilidades que a cultura oferece. Com 15 anos de trabalho contínuo de incentivo a doação de órgãos, já foram desenvolvidos temas como hepatite C, cistite intersticial, transplante de medula óssea para crianças e doenças raras.
Além de peças teatrais e filmes de curta e média-metragens, o Instituto realiza oficinas de teatro em penitenciárias e ONGs.



Nenhum comentário