[News] Filme MÁQUINA DO TEMPO levanta questões sobre o apagamento de mulheres na ciência
Em Máquina do Tempo, acompanhamos as irmãs Thomasina e Martha, cientistas autodidatas que constroem um dispositivo capaz de interceptar transmissões de rádio e TV do futuro. O que começa como uma descoberta cultural, logo se transforma em uma ferramenta estratégica para a Segunda Guerra Mundial. Com acesso a informações vitais, as protagonistas passam a influenciar diretamente o conflito, salvando milhares de vidas. Porém, no longa, a dupla nunca recebe o devido reconhecimento pelo governo britânico, trazendo à tona uma reflexão sobre o papel das mulheres na história e a falta de reconhecimento de suas contribuições científicas.
Com uma narrativa que mistura ficção científica e drama histórico, o longa convida o público a refletir sobre quantas outras histórias de mulheres inovadoras podem ter sido esquecidas. As irmãs de Máquina do Tempo ecoam figuras reais que foram ignoradas ou cujos feitos foram apropriados por colegas homens ao longo dos séculos.
Estrelado por Stefanie Martini e Emma Appleton, Máquina do Tempo levanta essa discussão ao mesmo tempo em que apresenta uma estética autêntica, filmada com equipamentos originais da década de 1930 e captada em preto e branco. A escolha pelo formato found-footage dá ao filme um ar documental, como se fosse um registro perdido da história dessas mulheres.
O filme estreia nos cinemas brasileiros em 13 de março, com distribuição da Pandora Filmes.
Sinopse
Inglaterra, 1941. As irmãs Thomasina e Martha criaram uma máquina que pode interceptar transmissões do futuro. Esse aparelho encantador permite que elas explorem seu punk interior uma geração antes de o movimento começar a existir. Mas, com a escalada da Segunda Guerra Mundial, as irmãs decidem usar a máquina como uma arma de inteligência, com consequências que alteram o mundo.
Ficha Técnica
Título Original: Lola
País de Origem: Irlanda, Reino Unido
Gênero: Ficção Científica, Guerra
Duração: 79 minutos
Direção: Andrew Legge
Roteiro: Andrew Legge, Angeli Macfarlane
Distribuição no Brasil: Pandora Filmes
Data de estreia no Brasil: 13 de março de 2025
Elenco Principal
Emma Appleton
Stefanie Martini
Theodora Brabazon Legge
Sobre a Pandora Filmes
A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano “O Homem que Vendeu Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, e “A Felicidade das Pequenas Coisas”, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; “Apocalypse Now: Final Cut”, a obra-prima de Francis Ford Coppola; “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; mais os brasileiros “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, e “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.



Nenhum comentário